Rio de Janeiro, 17 de Outubro de 2021

O verão tá aí com muito calor

O verão tá aí com muito calor
Gorduras  são "G O R D U R A S"!!
 
Quando o objetivo é emagrecer com saúde e manter a forma, mesmo as gorduras saudáveis (do abacate, das nozes, castanhas, sementes, óleo de canola, azeite de oliva extra-virgem e processado à frio, margarinas macias ou líquidas) devem ser muuuuito bem controladas.
 
Afinal  gorduras são gorduras, 1 grama = 9 kcal.
 
Fast food, salgadinhos fritos, empacotados, empanados, bolinhos, folhados e toda preparação em imersão no óleo, nem pensar, absorvem uma quantidade enorrrrrrme de gordura e isso significa muuuuitas muuuuitas calorias a mais e .... "pneuzinhos" na certa!!
 
 
Dica "Nutrição Inteligente"
 
Existem 4 tipos de gorduras nos alimentos:

1. Gorduras saturadas que estão presentes naturalmente nos alimentos de origem animal (carnes, leite integral, manteiga, creme de leite, iogurte integral, queijos amarelos, bacon), azeite de dendê, coco, óleo de coco e banha.
 
2. Gorduras "Trans" ou Hidrogenadas que são produzidas artificialmente e adicionadas à maioria dos produtos industrializados. (LEIA OS RÓTULOS E VOCÊ VERÁ!!).
 
3. Gorduras Poliinsaturadas que estão na maioria dos óleos vegetais e margarinas.
 
4. Gorduras Monoinsaturadas que encontram-se no azeite de oliva extra virgem e processado à frio, óleo de canola, abacate, nozes, castanhas e sementes (linhaça, girassol, abóbora, gergelim).
 
Quantas gorduras, não é mesmo?
Pois é...
 
Todas elas tem o mesmo valor calórico (9 kcal por grama). Entretanto, as 4 agem de formas diferentes em nosso corpo.
As gorduras saturadas e hidrogenadas são "bandidas", entopem artérias, elevam o colesterol e os triglicérides do sangue.
 
As gorduras poliinsaturas e as monoinsaturadas são "mocinhas".
 
A mais saudável de todas elas são as MONOINSATURADAS pois ajudam a proteger as artérias, aumentam o "bom" colesterol (HDL-Colesterol) e diminuem o colesterol "ruim" (LDL - Colesterol).
 
 
Segredinho: Não basta apenas cozinhar com azeite ou óleo de canola. O calor satura as ligações bioquímicas das mocinhas MONOINSATURADAS e elas viram bandidas também. :(((
 
O que fazer??
 
Cozinhar a vapor, assar, acrescentar o óleo e azeite no final da preparação e consumir frituras evennnnnntualmente. :)))

Importante: NÃO EXISTE NENHUM COLESTEROL EM NENHUM ALIMENTO DE ORIGEM VEGETAL!!!
 

O que acontece é que quando consumidas em excesso, as gorduras saturadas (de origem animal, azeite de dendê, coco, óleo de coco e banha) e as gorduras hidrogenadas (de produtos industrializados) elevam os níveis de colesterol no sangue.
 
Por isso, fique de olho na QUANTIDADE, na QUALIDADE e na FREQUÊNCIA das gorduras que você come!
 

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento dietoterápico."
 
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Marília Fernandes
Nutricionista - CRN3/1693

fernandesmarilia@uol.com.br
Consultora Nutricional Pessoal e Empresarial nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Envelhecimento saudável, Atividade Física, Marketing alimentício e  Saúde Ocupacional.
 
 

Crédito:Marília Fernandes

Autor:Marília Fernandes

Fonte:Universo da Mulher