Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

Orçamento enxuto

Em tempos de economia caminhando a passos de tartaruga, a palavra de ordem não é outra, se não, planejar e economizar!
 
Nenhuma novidade, não é?
 
Pois saiba que o Brasil está entre os 10 que mais desperdiçam alimentos!
 
Nos bares e restaurantes, de 15% a 50% do que é preparado para os clientes vai para o lixo, ou seja, sobra no prato. Nas residências, esse número não é ainda maior, fica por volta de 60%.
 
Então, está aberta a Temporada de compras de supermercado e cardápios saudáveis e planejados, cozinha e despensa bem administrada.
Sua Saúde e seu bolso, com certeza, irão agradecer!
 
 
Troque a Farmácia pela Cozinha Inteligente
 
Seguindo os sábios princípios de Hipócrates, pai da Medicina, que há 2400 anos atrás já dizia “faça do alimento o seu medicamento”, confira abaixo os benefícios de alguns alimentos e planeje seus cardápios.
 
Abacate:
Rico em gordura monoinsaturada que ajuda a baixar o “mau colesterol (LDL) e aumentar o “bom colesterol” (HDL). Contém ainda glutationa, antioxidante que reforça as defesas do organismo.
 
Abacaxi:
Rico em bromelina, enzima que auxilia a digestão. Contêm boas doses de manganês e boro que ajudam na prevenção e tratamento da osteoporose.
 
Alho:
Antibiótico natural, antioxidante e anticoagulante. Auxilia na prevenção e tratamento de gripes, hipertensão, doenças do coração e câncer.
 
Aveia:
Rica em fibras solúveis que ajudam no funcionamento dos intestinos e na manutenção do colesterol em níveis saudáveis.
 
Azeite de oliva extra-virgem:
Rico em gordura monoinsaturada que auxilia a diminuir o “colesterol ruim” (LDL) e aumentar o “colesterol bom” (HDL). Contém ainda, vitamina E, potente antioxidante protetor das células.
 
Chá de folhas verdes:
Rico em catequinas, substâncias bactericidas e antioxidantes. É também indicado para o emagrecimento.
 
Crucíferos (repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas, rabanete):
Contém indóis que ajudam na prevenção do câncer de mama e de útero.
 
Iogurte:
Tem digestão mais fácil que o leite. É indicado também para quem tem intolerância à lactose (açúcar do leite). É fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio e zinco. Previne a osteoporose, ajuda a manter a flora intestinal e vaginal saudáveis e protegidas contra as infecções. O cálcio também “varre” para fora do organismo o cádmio, substância tóxica proveniente da poluição e do cigarro.
 
Peixes (atum, arenque, salmão, sardinha):
São ricos em omega 3 que previnem e tratam a hipertensão, o entupimento das artérias, as doenças cardiovasculares e inflamatórias.
 
Soja e derivados:
Rica em proteína de alto valor biológico e cálcio. Indicada no tratamento e prevenção da osteoporose e alívio dos calores da menopausa. Previne contra o câncer de mama, de endométrio e de próstata, assim como as doenças cardiovasculares.
 
Tomate:
Rico em licopeno, bioflavonóide que protege contra o câncer de próstata.
 
Uva:
Rico em resveratrol, substância encontrada na casca da uva que além da ação antioxidante também ajuda a tratar o “colesterol ruim”.
 
Leite
fermentado com lactobacilos: restaura e protege a flora intestinal.
 
Damasco:
rico em fibras solúveis, betacaroteno, potássio, ferro e cobre. Ajuda a evitar doenças do coração, derrame, catarata e alguns tipos de câncer, além de contribuir para regular a pressão arterial.
 
Banana:
Contém fibras solúveis, potássio e magnésio. Auxilia na prevenção de úlceras no estômago, melhora o humor e evita câibras.
 
Batata doce:
Excelente fonte de betacaroteno (precursor da vitamina A), potente antioxidante que protege contra ação dos radicais livres.
 
Castanha do Pará:
Melhora o humor, é rica em selênio, mineral antioxidante que previne alguns tipos de câncer.
 
Cebola:
Rica em quercetina que tem ação antiinflamatória, antibacteriana, antifúngica e antiviral. A quercetina ajuda ainda na prevenção da formação de coágulos e protege contra a ação dos radicais livres.
 
Cenoura:
Excelente fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, nutriente essencial para a saúde dos cabelos, pele, olhos e mucosas. A vitamina A também ajuda a prevenir e tratar infecções no corpo e acne.
 
Pimenta vermelha:
Além de rica em vitaminas antioxidantes (A e C), contêm bioflavonóides que protegem contra o câncer e capsaicina, substância anticoagulante que previne problemas cardíacos e derrames cerebrais.
 
Morango: Rico em Vitamina C, fibras e licopeno. Combate os radicais livres e reforça o sistema imunológico. Fumantes precisam de quantidades maiores de vitamina C. Por ser ser uma vitamina hidrossolúvel, necessita de água para ser transportada e eliminada pelos rins. Excesso de vitamina C, sem uma ingestão adequada de água pode provocar cálculos renais.
 
 
Supermercado planejado
 
Antes de ir às compras, verifique a despensa e faça uma lista das suas reais necessidades. Consumidor no supermercado sem lista de compras acaba comprando por impulso e além da conta!
 
Vá com mais freqüência ao supermercado e tenha sempre produtos fresquinhos na sua despensa e geladeira. Compre o estritamente necessário. Evite as compras mensais que normalmente acumulam produtos com validade vencida.
 
Ao adquirir alimentos em promoção, procure consumi-los logo. Normalmente as promoções ocorrem com produtos que estão com a validade para vencer.
 
Nas compras de hortifruti, escolha os produtos da época ou os que tiveram uma boa safra, seus preços são mais baixos e sua qualidade melhor. Programe o consumo, primeiro os que estragam mais rápido, deixando para o decorrer da semana, os que têm durabilidade maior. 
 
 
Geladeira e Despensa organizadas
 
 
Adote medidas que aumentam o tempo de vida dos alimentos.
Arrume despensa, geladeira e armários, de forma que os alimentos mais antigos fiquem sempre à mão e na frente dos que acabaram de ser comprados.
 
Conserve frutas, verduras e legumes na geladeira sempre inteiros. Coloque na fruteira, somente os produtos que for consumir rápido.
 
Pães de forma integrais e bolos tem durabilidade maior, se forem guardados na geladeira.
 
Embalagens de biscoitos, torradas e alimentos crocantes, depois de abertas, devem ser mantidas na própria embalagem plástica e dentro de recipientes herméticos (para compota).
 
Guarde as sobras limpas dos alimentos cozidos em recipientes adequados, nunca na própria panela.
 
Nunca deixe, mesmo na geladeira, alimentos prontos ou cozidos próximos de alimentos in natura e crus. Essa medida previne a contaminação cruzada por bactérias e evita intoxicações alimentares.
 
Ao servir-se e preparar seu prato, seja na sua casa ou no restaurante, coloque o estritamente necessário e só o que for comer. É preferível repetir mais um pouquinho do que desperdiçar e jogar no lixo.
 
Boas compras econômicas e cardápios saudáveis para você!
 
 
 
 
* Marília Fernandes é Nutricionista.

Pós Graduada em Adm. Hoteleira, Especialista em Nutrição e Saúde Pública e Nutrição Esportiva.
Aperfeiçoamento em Gerontologia.
Têm 19 anos de experiência em Nutrição, Qualidade de Vida e Promoção da Saúde.
Atualmente é Consultora Nutricional Pessoal e Empresarial nas áreas de Tratamento e Prevenção de Patologias, Educação Alimentar, Estética, Esportes, Nutracêutica, Nutrição Biomolecular, Saúde Ocupacional, Qualidade de Vida e Bem estar.
fernandesmarilia@uol.com.br
 

Crédito:Marilia Fernandes

Autor:Marilia Fernandes

Fonte:Universo da Mulher