Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Compre somente aquilo que está faltando em casa

 
Pode ser um pacote de leite para os miúdos ou um casaco para si, desde que tenha uma razão de ser e que tome uma decisão inteligente. Ponderar às vezes não é fácil, no meio de tanta oferta, mas nós aqui ajudamos.
 
Leve sempre uma Lista
 

Antes de começar a comprar, é aconselhável que faça um orçamento prévio. Pode ser uma tarefa desconfortável, mas isto ajuda a fazer uma lista mais adequada às suas necessidades e às suas economias. Assim vai evitar que gaste entre 30% e 40% mais do que previsto. 
 
Vá fazendo
 

Quando acabar alguma coisa em casa anote, de preferência num bloco de notas próximo da despensa ou colado ao frigorífico. Assim, sempre que for às compras, metade da lista já está pronta! Se tiver de sair de casa cada vez que se lembra que não tem ovos ou leite, os seus gastos em tempo e combustível vão aumentar muito. 
 
Compre em grandes quantidades
 
 
Se o papel higiénico, as pilhas, as lâmpadas e outros produtos que não têm prazo de validade estiverem em promoção, aproveite os preços baixos e faça um bom stock lá em casa. O mesmo serve para alimentos com prazos de validade longos, como os cereais, os enlatados ou produtos para congelar. 
 
Esteja atento às marcas brancas
 

As marcas brancas vieram trazer preços mais económicos face às outras. Renda-se à competição, mesmo que comece apenas por experimentar um ou outro produto. Vai surpreender-se com o resultado: menos dinheiro e a mesma qualidade. 
 
Tenha a sua horta na cozinha
 

Em vez de comprar frascos de condimentos e ervas aromáticas, poupe em material e dinheiro e experimente cultivar em sua casa, as suas próprias ervas aromáticas. Para manter salsa, coentros, hortelã, não é preciso muita dedicação. Basta arranjar uns pequenos recipientes e fazer uma mini horta na janela da cozinha, que até vai dar um ar mais vivo à sua casa. 
 
Compre com tempo
 

Quando for às compras, evite a hora das refeições. É quando há maior afluência e quando você ainda está de barriga vazia. Assim vai ter tendência para comprar mais comida do que aquela que realmente necessita, porque está com fome ou porque quer fugir da confusão. Por isso, vá às compras com tempo, para poder comparar preços e produtos e estar longe das longas filas. 
 
Leia mais
 

Experimente fazer uma visita às bibliotecas que tem perto do seu local de trabalho ou de sua casa. Pode levar livros consigo para ler, normalmente é só fazer a inscrição. Continue a ler, mas livros emprestados, em vez de ir comprá-los todos às livrarias. Poupa dinheiro e contacta com livros cheios de história. 
 
Convívio em casa
 

Receba os amigos em casa, em vez de os convidar a ir jantar fora. Pode descobrir novas receitas de petiscos e pratos que vão surpreender todos, ou pedir a cada um para trazer, por exemplo, as bebidas para o banquete. Ao mesmo tempo, cria um ambiente mais intimista e mais acolhedor, para um convívio diferente. 
 
Aproveite os saldos
 

Tem duas épocas por ano e vale a pena esperar por elas. Para além de nos permitirem comprar roupa que noutras alturas implicaria um sacrifício, vai refrescando o seu guarda-roupa com peças novas.
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Luiz Affonso

Fonte:Universo da Mulher