Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2024

Marketing Pessoal

O marketing pessoal é uma ferramenta poderosa e indispensável para quem quer construir uma carreira sólida e eficiente em sua profissão, independentemente do nicho de atuação. 

Isto é, cada vez mais se percebe o quanto promover uma boa imagem é essencial para alcançar novos cargos, trilhar caminhos mais avançados, e se autopromover sem ter que falar ou escrever isso para os gerentes das empresas.

Portanto, diante dessa relevância e importância que o marketing pessoal tem, é fácil entender que da mesma forma que uma consultoria de segurança é essencial para as empresas, os profissionais precisam entender que a imagem pessoal contribui para novas possibilidades. 

Isso é algo positivo, afinal, as pessoas em geral estão sempre acostumadas com o que é mediano, então, se você investir um pouco mais, verá como novas portas se abriram facilmente, e sem concorrência. 

Portanto, mesmo que você tenha uma empresa que fornece pintura de fachadas ou qualquer outro tipo de negócio, se você quer reescrever sua história de vida profissional, é o momento de investir no seu marketing pessoal. Confira mais adiante no artigo!

Qual o momento de reescrever a vida profissional?

Primeiramente, vamos explicar qual o momento certo de reescrever a vida profissional, ou seja, o momento certo de começar de novo de uma forma nova. De forma bem resumida em geral, os momentos ideais para reescrever uma nova trajetória profissional são:

  • Quando está cansado do trabalho atual;

  • Quando não está mais gerando resultados;

  • Quando se quer alavancar a carreira;

  • Quando se quer uma transição de carreira.

É claro que, quando falamos de estar cansado do trabalho atual, não é qualquer tipo de cansaço, é a exaustão a ponto de prejudicar a saúde mental, que geralmente ocorre quando há sinais de Burnout, por exemplo. 

Isso é algo que pode ocorrer tanto com quem trabalha em uma empresa de cosméticos como quem trabalha em uma agência de tradução

Mas é preciso de fato avaliar cada caso antes de tomar uma decisão drástica de mudar de trabalho ou de profissão e fazer uma transição de carreira.

O que é Marketing Pessoal?

O marketing pessoal é uma estratégia utilizada para melhorar a imagem e a reputação de um profissional por meio da promoção pessoal. É uma ferramenta que transforma quem a utiliza em referência ou autoridade a ponto de influenciar estrategicamente outras pessoas.

Trata-se de trabalhar com diferentes conceitos e técnicas – como produção da imagem pessoal e divulgação de conteúdo – para criar uma imagem diferenciada, influente e autoritária.

Seja como fornecedor de flores ou como consultor de negócios, um profissional pode fazer um marketing pessoal e atrair muitos clientes para seu negócio. 

Como aplicar o marketing pessoal

Agora que você já sabe o que é marketing pessoal chegou o momento de saber como aplicar e se marketing para promover e reescrever sua nova trajetória profissional, independentemente do segmento escolhido. Confira as dicas: 

Invista em autoconhecimento

Somente quando realmente nos conhecemos é que podemos estabelecer uma marca pessoal. O autoconhecimento é uma longa jornada. Por ser extremamente “doloroso” emocionalmente falando, muitas pessoas o evitam. 

É doloroso porque admitir e revelar as próprias fragilidades, entender que você não é o que gostaria de ser, e que as pessoas não te veem como você gostaria, tudo isso pode ser muito difícil.

Mas de fato, o autoconhecimento é a base da autoestima e da autoconfiança, algo fundamental para reescrever uma história profissional, seja abrindo um negócio de venda talagarça para tapetes ou uma clínica de estética, por exemplo.

Promova sua autoconfiança

Quantas oportunidades você perdeu por falta de autoestima ou confiança? Além de se boicotar por achar que não é bom o suficiente, também pode acontecer o contrário, você se achar muito mais competente do que realmente é, e acaba aceitando desafios sem o preparo necessário.

Portanto, é preciso construir sua autoconfiança de forma sólida, de forma a não deixar que nenhum processo o derrube, pois você estará preparado e apto.  Então, aqui vão algumas dicas: 

  • Construa conhecimento sólido:

  • Seja especialista em algo;

  • Cuide da sua saúde;

  • Pare de se comparar;

  • Faça algo por você todos os dias;

  • Cuide de suas emoções

Cada pessoa tem seu próprio tempo, seus próprios valores, sua própria história. Comparar-se com os outros o deixará muito mais infeliz do que motivado. 

E cuidado para não se iludir com as fotos perfeitas das pessoas nas redes sociais, pois as fotos não significam que suas vidas sejam feitas apenas de momentos incríveis.

Faça algo bom para você mesmo

Faça algo de bom para você todos os dias, essa dica é basicamente para se mimar. Permita um mimo a você mesmo. Faça algo de bom para você. Dê a si mesmo um presente, um carinho, uma palavra de encorajamento.

E claro, cuide bem das suas emoções, e isso significa estar próximo delas, compreendê-las. 

A melhor maneira de entrar em contato com suas emoções é verbalizá-las. Fale sobre como você se sente, você pode escrever ou falar sozinho. O objetivo não é encontrar uma solução para o problema, mas trazê-lo à tona para que ele possa ser reconhecido.

É um trabalho diário que nunca acaba. As pessoas costumam dizer que a motivação não dura para sempre. Bem, o efeito do banho também não, por isso é recomendado diariamente.

Saia da sua zona de conforto

Seja para abrir uma empresa de reflorestamento, ou um negócio online de venda de infoprodutos, é fundamental sair da zona de conforto. 

Ou seja, sair da zona de conforto é um desafio para fazer coisas que você não acha que é capaz, mas que é e só não faz por medo ou comodismo. 

Mas para reescrever uma nova trajetória profissional, é preciso sair da zona de conforto. Portanto, faça isso, e faça isso conscientemente. 

Se tudo funcionar, ótimo! Você teve sucesso e agora tem mais uma habilidade da qual se orgulhar. Se não der certo, não se preocupe, aprenda com a experiência.

Aprender com o fracasso é uma forma de evoluir. Não é se cegar para o fracasso, mas usar esses erros como forma de ganhar terreno, de evoluir, de seguir em frente. 

Faça planejamento

Para começar a planejar, estabeleça metas de carreira claras. Não faça isso apenas na sua cabeça, escreva, registre detalhadamente os processos, e estabeleça prazos.

Você pode usar lápis e papel ou um documento em seu computador. Mapas mentais também são ótimos para organizar ideias. 

Depois de determinar seu objetivo, você precisa dividi-lo em partes menores. Crie metas para prazos mais curtos. Tudo o que você precisa para alcançar seu objetivo de longo prazo.

Foque no seu próximo objetivo e não pule etapas. Se precisar reorganizar metas, alterar alguns prazos, tudo bem. Acompanhe seu progresso.

Para manter esse processo e melhorar a cada passo, seja paciente e continue comemorando suas vitórias, mesmo que sejam muito pequenas.

Cuide de você

Cuidar da saúde física, mental e emocional é essencial para se manter produtivo e melhorar a imagem pessoal para alcançar novos cargos profissionais. Aqui vale o cuidado com a alimentação, fazer exercícios físicos e valorizar a noite de sono.

Outra dica importante de produtividade é evitar a multitarefa. Isso não existe. Você pode até pensar que é capaz de fazer multitarefas, mas infelizmente está enganado. Concentre-se em uma tarefa de cada vez.

Seguir essas precauções irá aliviá-lo do estresse. Tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo ou pular de uma tarefa para outra levará muito mais tempo para concluir cada uma. Isso o deixará cansado, improdutivo e infeliz.

Mantenha uma atitude que reforce sua marca

A aparência diz muito sobre a personalidade de cada um, é uma forma de contar ao mundo sobre você. Cada ambiente tem seus próprios códigos, alguns exigindo o uso de terno e gravata, outros o uso de roupas brancas.

Mas é muito importante encontrar um equilíbrio entre como você gosta de se vestir e o que os ambientes pedem.

Por exemplo, em uma reunião de uma empresa de engenharia para discutir sobre serviço de cobertura termoacústica preço promocional, o ideal são as roupas mais formais.

Elas passam credibilidade, principalmente se você quer se promover e alcançar um cargo mais elevado apresentando suas propostas nessa reunião.

Vivemos em sociedade, então existem certas regras que de fato precisam ser seguidas, mas você não precisa deixar seu estilo pessoal de lado.

Essa dica vale tanto para quem busca cargos melhores em empresas financeiras, ou em uma indústria de usinagem, ou ainda, para empreendedores que têm “sangue no olho” para promover e começar seu próprio negócio. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Kaufmann

Fonte:Guia de Investimento