Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Síndica Mulher - Busca do Equilíbrio Econômico e Financeiro

É um dos objetivos de todo bom administrador e neste particular devemos reverenciar as Mulheres Gestoras – Síndicas – por seus instintos natos à busca constante do equilíbrio entre receitas e despesas, principalmente em economias apertadas como as dos condomínios.

Todos os condôminos pleiteiam pelo estabelecimento de cotas que sejam condizentes com gastos mínimos necessários para o funcionamento da máquina condominial, visando o seu bem estar, sem qualquer comprometimento da qualidade dos trabalhos voltados a essa manutenção.
 
É conveniente que a gestora o faça, sem comprometimento dos resultados.

Cortando as arestas, “apertando” de um lado e de outro, pós-término da elaboração do Orçamento Condominial quase que de Base Zero *1, as Gestoras Inteligentes começam a trabalhar sobre cada um dos itens antemencionados na 4ª e na 5ª matérias, já dispostos na Planilha *2 fornecida, identificando itens e subitens objetos de intervenções preventivas e corretivas, re-classificando prioridades dos pontos de atuações e documentando todos os seus passos objetos dos subprojetos cuja consolidação em um Projeto de Gestão registrarão a Linha de Base que delineará o sentido às suas atuações firmes e pontuais.

Pela interatividade da planilha de Projeções Orçamentárias (projeção para três anos), praticam uma Engenharia Reversa *3, buscando através de simulações constantes, positivar ou “zerar” saldos mensais e anuais do fluxo de caixa, deslocando receitas e despesas entre os meses em foco, antecipando haveres e adiando e redistribuindo gastos correntes e de investimentos, reorganizando suas prioridades em função das novas disponibilidades apresentadas pelos respectivos saldos mensais e anuais, buscando destarte o Equilíbrio Econômico e Financeiro das Contas do Condomínio.

De forma prática, observe na planilha preparada por sua equipe, se foram lançados valores para despesas futuras de investimentos.
 
Como exemplo, para uma dessas despesas ou mesmo uma despesa corrente contratada, amplie as parcelas de desembolsos mensais em mais duas ou três prestações, mantendo o montante contratado. 
 
Seus resultados mensais foram alterados significativamente!
 
Chame o fornecedor ou prestador de serviços e renegocie a ampliação dos pagamentos através de um termo aditivo ao contrato original.
 
Demonstre as necessidades de re-oxigenação de fluxo de caixa do condomínio.
 
Alegue suas necessidades em função direta da manutenção dos pagamentos em dia.  Ele terá atenção em atendê-lo, uma vez que têm interesses em assinar novos contratos futuros.

Reexamine todos os itens da planilha, item a item, passo a passo.
 
Ao promover todos os ajustes e formalizar as negociações, terá praticando o Equilíbrio Econômico e Financeiro de seu Fluxo de Caixa.
 
Documente tudo que possível.  Reúna subsíndico e conselheiros.
 
Faça uma explanação dos trabalhos a todos os diretamente envolvidos e comprove através das evidências objetivas – documentos –, todas as chances de sucesso no cumprimento da Projeção Orçamentária Condominial ora apresentada.

 
Fases de Planejamento dos Trabalhos.
 Documentando todos os seus passos objetos dos subprojetos que se consolidarão em um Projeto de Gestão;
 Aprovação do Projeto.
*1  Orçamento Base Zero – Orçamento elaborado através do levantamento e estimativa de receitas e despesas, sem se levar em consideração valores anteriormente praticados.
*2 Planilhas práticas e interativas para Projeções Orçamentárias (Arquivo:  Projeção Orçamentária Condominial v6.xls) foram disponibilizadas gratuitamente. 
*3 Engenharia Reversa – Raciocínio voltado à análise e quantificação de incógnitas, uma vez determinado o valor final esperado da equação que se está trabalhando.
 
 
 
Marco Antônio Gomes de Castro
É Profissional Liberal, Consultor, Professor e Autor do Livro “A Bíblia da Gestão Condominial Objetiva:  Inteligente, Responsável e Transparente ® – Abrindo a Caixa Preta da Administração do Condomínio e Virando a Mesa”.
Site: http://marcoagcastro.spaces.live.com   E–Mail:  marcoagcastro@gmail.com   Skype:  marcoagcastro
Tel.:  55  21  91770012 // 24983135 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Marco Antônio Gomes de Castro

Fonte:http://marcoagcastro.spaces.live.com