Em seu último livro, Small Giants – Companies that Choose To Be Great Instead of Big (Pequenas Gigantes – Empresas que escolheram ser excelentes em vez de grandes), o americano Bo Burghiman, editor da .Inc, uma das maiores revistas de negócio do mundo, aborda casos de empresas dos EUA bem sucedidas que optaram por tal caminho para o sucesso.
No geral, elas escolheram as coisas certas para as quais dizer “não” ao invés de dizer “sim” a uma proposta que parecesse ser a melhor coisa a ser feita. Isso pode parecer loucura, mas é uma alternativa capaz de levar uma empresa a excelência porque seus líderes sabem onde querem chegar.
Ao longo de um trabalho com o acúmulo de mais de 15 mil horas de manejo comportamental, empreendedorismo e negócios - tempo que permite identificar as predisposições em cada indivíduo na orientação para o resultado – posso dizer que concordo com a linha de pensamento de Burghiman e com as decisões das companhias. Na verdade, tenho focado minhas metodologias de ensino para embutir esse conhecimento na mente dos empresários brasileiros e em seus comportamentos.
Para isso, é necessário desenvolver e aplicar um novo “modelo mental” em seus líderes, com o objetivo de diagnosticar, analisar, interferir e direcionar soluções aliadas a padrões comportamentais que conduzem para o resultado. Tal modelo que proponho se apóia nos conhecimentos da psicologia, em estudos científicos na área de negócios e em processos de excelência administrativa, conclusão de um trabalho intenso que fiz para a ONU e para o SEBRAE e que hoje aplico em meus Grupos Dirigidos (GD) de Psicodinâmica em negócios, voltados para empresários que buscam potencializar resultados.
Fazendo uso de uma metodologia que emprega a técnica das “entrevistas focadas”, criada por Owen Flanagan (1991), elaborei perfis comportamentais extraídos de mais de 1.200 entrevistas. Destas, foram selecionados 188 perfis, cerca de 15% do universo mapeado, nos quais identifiquei grande número de personalidades que podemos definir como “homens de resultado”. Observei também que cerca de 93% dessa amostra tinha em comum sete características, que se apresentavam direta ou indiretamente com alguma clareza aos meus olhos.
São sete pontos-chaves para ser uma pessoa de resultado: visualização, pois só conseguimos atingir aquilo que somos capazes de ver e superação de desafios, já que o medo é a matéria-prima da atenção. Manutenção do foco, porque o preço de uma identidade fortalecida é saber dizer não. Criação de mapas de percurso, pois não há nada melhor que determinar como o futuro será e expectância (capacidade de manutenção de um propósito) e drive, ou seja, os outros são a garantia de que você fará o que realmente prometeu. Tolerância à ambigüidade e à incerteza, porque errar é a única solução para quem quer experimentar o sucesso; e por fim, auto-reforço para a auto-estima, afinal, se você chegou lá, faça justiça a si mesmo! O verdadeiro empreendedor, com o comportamento adequado e treinamento para ter visão pode ser “gente que faz” e permitir que sua empresa seja uma “pequena gigante”, ótima ao invés de grande.
Luiz Fernando Garcia –
é consultor especialista em manejo comportamental, empreendedorismo e negócios. É metodologista, empresário e palestrante. Desenvolveu mais de 50 metodologias de foco comportamental, acumulando cerca de 17 mil horas de aplicação nessa modalidade. Uma delas destinada à formação e capacitação de empresários e profissionais que trabalham com negócios, conhecida como GD – Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios.
É um dos quatro consultores certificados pelo ONU (Organização das Nações Unidas) para coordenar os seminários e capacitar os coordenadores, facilitadores e trainees do EMPRETEC/SEBRAE. Coordenou a equipe responsável pelo desenvolvimento do T.O.T (Training of Trainers) da metodologia EMPRETEC no Brasil, América Latina e África (ano 2002 / 2003).
É pioneiro no Brasil, na abordagem de Orientação para Resultados e equipes e empresas e pelo desenvolvimento da metodologia de Manejo Comportamental como no Projeto APL – Arranjos Produtivos Locais para a Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Autor dos livros “Pessoas de resultado” e “Gente que faz”, da Editora Gente.
Crédito:Patricia Casseano
Autor:Luiz Fernando Garcia
Fonte:Image Assessoria