Se você já está preparada financeiramente para quando chegar o momento de aposentar-se, você é uma privilegiada.
De cada cem mulheres que se aproximam da idade de aposentar-se, apenas duas têm condições de viver sem o trabalho e de usufruir uma situação tranqüila e segura.
Planejamento de aposentadoria é um assunto que poucas pessoas pensam, principalmente as mulheres.
Estando você casada ou não, a aposentadoria é um tema que deve fazer parte do planejamento de vida de toda mulher, pois quando atinge a idade de deixar o trabalho e viver apenas de seus rendimentos, a situação pode apertar especialmente se você sonhava levar uma vida independente financeiramente.
Se você não tiver planejado sua aposentadoria seu futuro pode não ser aquele que você sempre sonhou.
- Mulheres são a minoria no mercado de trabalho e a maioria ganha menos do que os homens, portanto os recursos a serem poupados são mais escassos.
- A maioria das mulheres que está no mercado de trabalho exerce funções em empresas de pequeno porte que não apresentam nenhum tipo de planejamento ou benefícios de planos de pensão.
- A expectativa de vida da mulher brasileira está aumentando, mas a mulher não considera este fato, pois está esperando geralmente viver mais 20 anos depois de aposentar-se, o que é um grande equívoco.
- As mulheres vivem, em média, mais do que os homens o que significa que elas precisam investir e poupar mais recursos para proteger e manter seu patrimônio em sua aposentadoria.
- Muitas mulheres deixam de trabalhar para se dedicar a sua família (filhos, parentes idosos, doentes e outras causas) passando a ter menos tempo para contribuir para um plano de aposentadoria.
- Não conte com a Previdência Social para manter-se em sua aposentadoria, pois os benefícios que ela irá proporcionar serão insuficientes para suprir a manutenção do patrimônio que adquiriu.
Se você não pensa no futuro e muito menos em sua aposentadoria, você não é a minoria.
A maioria das mulheres pensa apenas no seu presente, preocupada no seu dia a dia, com as tarefas do lar, os deveres do trabalho, os cuidados com os filhos e os problemas do cotidiano, restando pouco tempo para planejar sua vida futura.
Seu planejamento de aposentadoria está relacionado a alguns fatores, do tipo:
- Sua idade atual
- Quantos anos faltam até a sua aposentadoria
- Os recursos de investimento que dispõe para aplicação
- Padrão de vida desejável de acordo com investimento
- Riscos de capital como qualquer negócio
- Outras fontes de renda.
Existem algumas dicas que ajudarão a enfrentar este grande desafio na vida das mulheres que é o de garantir a segurança financeira na aposentadoria.
Comece logo sua Previdência Privada.
Para escolher entre os diversos planos que existem no mercado, analise:
- As taxas que incidem sobre a contribuição mensal;
- As taxas de administração ou gestão financeira sobre o patrimônio;
- Valor mínimo de contribuição mensal;
- Imposto de renda sobre os ganhos;
- Flexibilidade do plano;
- Ler com muita atenção sobre o regulamento de cada plano de previdência privado. Se houver alguma dúvida, esclareça.
Crédito:Luiz Affonso
Autor:Luiz Affonso
Fonte:Universo da Mulher