Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

Quando o sonho vira realidade

O sonho de ter o seu próprio negócio virou realidade para três jovens cariocas. Fernanda Oliva, Letícia Valadão e Gabriela Readi foram as vencedoras do Prêmio Shell/  Iniciativa Jovem, um programa que incentiva o empreendedorismo entre a população jovem.

Fernanda Oliva, que ganhou o primeiro lugar, tem 28 anos e apresentou o projeto de montar uma ONG de artes, onde oferece curso de teatro gratuito para a comunidade carente de Santa Teresa. Ela descobriu que queria atuar na área social quando deu aulas de teatro para cegos no Instituto Benjamin Constant. Depois dessa experiência, Fernanda, que é atriz, não parou mais, tanto que montou uma oficina de artes cênicas e planeja aulas de música e dança para jovens em desvantagem social. Os primeiros alunos são moradores da favela do Morro de Prazeres, no Rio de Janeiro.

O negócio de Letícia Valadão é um complexo de experimentação artística. Estudante de música na Uni-Rio, a jovem de 24 anos vai montar além do estúdio musical, uma galeria de arte e um bar para atender aos freqüentadores.

A terceira colocada no prêmio, Gabriela Readi, 25 anos, está preocupada com a beleza da mulher. As jóias fabricadas por ela já foram usadas pelas atrizes Beth Goulart e Mariana Lima, da novela Desejos de Mulher, e encantaram os diretores do Jardim Botânico, que convidaram a jovem, junto com outros artesãos, para criar uma coleção inspirada no parque.

Com a ajuda do programa Iniciativa Jovem, as empreendedoras tiveram acesso ao crédito fornecido por uma instituição parceira e poderão utilizar a incubadora do projeto, localizada em Santa Teresa para desenvolverem seus negócios. 

As vencedoras mostraram que capacidade de liderança, criatividade e vontade são determinantes para quem quer vencer na vida e características importantes dos empreendedores de sucesso. As jovens, que concorreram na final com outros 10 empreendedores, vêm confirmar a força da mulher no mercado de trabalho, demonstrada no último censo, onde 40,3% mulheres exercem outra atividade fora do lar.

Crédito:Thais Schettino

Autor:Thais Schettino

Fonte:Agência 21&Instituto Dialog