Manaus, sede da Copa de 2014
Manaus é a metrópole da Amazônia uma das cidades favoritas para ser uma das sub-sedes da Copa de 2014 no Brasil.
A cidade conta, atualmente, com um número de rede hoteleira quase suficiente para as exigências da FIFA, com uma dasa melhores infra-estruturas e urbanização do Norte e destaca-se por estar localizada no centro da Amazônia, pela sua grande economia, população e PIB, por ter uma forte bancada política.
Manaus ofereceu o Estádio Vivaldo Lima para sediar os jogos.
Desafios de Manaus
Manaus passou por muitas mudanças nestes anos e essa foi a maior esperança para a população com a vinda da Copa.
Transporte urbano: Atualmente a cidade vem sofrendo um aumento de transporte “alternativo” irregular e no qual a Prefeitura não demonstra ter uma clara opinião a respeito. Falta também segurança para o passageiro. Será necessário ainda capacitar motoristas de ônibus e principalmente os taxistas a falarem ao menos duas línguas.
Transporte aéreo: será necessária a ampliação do aeroporto Internacional Eduardo Gomes dotando de mais terminais de desembarque de passageiros, infra-estrutura de atendimento e oferta de saídas para diversos pontos da cidade.
Transporte fluvial: Ampliação do Porto de Manaus, dotando de estrutura que permita um melhor desembarque de transatlânticos.
Saúde: Construção de novos hospitais gerando uma maior oferta no número de leitos.
Segurança: Apesar de o Governo negar o crescimento da violência na cidade, ele é sentida pelo cidadão comum. E se nada for feito agora, em alguns anos estaremos em uma situação mais crítica. Melhor remuneração, ampliação do quadro, criação de postos policias em pontos estratégicos na cidade seria um começo.
Comunicação: Quem sabe agora possamos ser merecedores de melhores conexões a internet por meio de uma banda larga real por meio de empresas que queiram oferecer qualidade e oferta de valores mais baixos do que praticados hoje.
Capacitação: trabalhadores que lidam diretamente com turistas, como taxistas, hotelaria, restaurantes, hospitais e policiais irão necessitar do conhecimento de outra língua e cursos serão necessários.
Além dos pontos acima básicos e demonstrados resumidamente, a cidade precisa ainda contar com o aumento da rede hoteleira, restaurantes, áreas de lazer, garantia na demanda de energia, facilitar o acesso nas vias que levam ao estádio e etc.
Uma coisa Manaus já possui pronta: o seu povo valente, trabalhador e acolhedor.
Parabéns Manaus!
Crédito:Luiz Affonso
Autor:Thales Soares
Fonte:JB