Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Como economizar na hora de viajar

Pesquisas e organização são fundamentais desfrutar das férias sem ultrapassar o orçamento

Esse é um ótimo momento para planejar e se organizar financeiramente para quem deseja realizar a viagem dos sonhos dentro de alguns anos.

E engana-se quem pensa que é preciso ter muito dinheiro para realizar a viagem dos sonhos.

Segundo Luís Toscano, vice-presidente de negócios da Embracon , uma das principais administradoras independentes especializada em consórcios, planejar bem as férias e adotar algumas estratégias podem reduzir bastante os gastos.

"Viajar é uma oportunidade de conhecer lugares e pessoas, além de ajudar a relaxar, principalmente depois de passarmos tanto tempo isolados. Acredito que é possível aproveitar momentos únicos com a família sem gastar muito. Para isso, é importante planejar", afirma Toscano

O executivo listou oito dicas fundamentais para quem quer desfrutar e, ao mesmo tempo, economizar na hora de viajar.

Confira:

1 - Pesquise antes de fechar a viagem

Antes de comprar as passagens ou reservar o hotel, pesquise e compare os valores em diferentes sites. Fique atento a promoções e veja quais são as opções mais baratas e vantajosas para você e sua família. Além do preço baixo, é importante levar em conta a qualidade do serviço oferecido para evitar futuros problemas durante a viagem, por isso, vale analisar os comentários e avaliações de outras pessoas que compram o pacote.

2 - Procure destinos menos populares

As cidades turísticas costumam dar mais gastos para os turistas também. Desde hospedagem, restaurantes, passeios até as lojinhas locais são mais caros que o comum e podem fazer uma grande diferença no final das contas. Por isso, escolher destinos menos tradicionais pode ser uma ótima opção para reduzir gastos, fugir de lugares muito lotados e ainda ter uma experiência inesquecível.

3 - Viaje na baixa temporada

Alguns períodos como férias, fim de ano e feriados prolongados atraem mais turistas e, consequentemente, a grande procura por serviços de turismo faz os preços subirem. Por isso, viajar fora da alta temporada pode promover uma experiência mais tranquila e mais barata.

4 - Procure atrações gratuitas

Muitas cidades possuem atrações culturais e turísticas que são gratuitas. Por isso, vale a pena investir um tempo em pesquisa para descobrir quais opções estarão disponíveis durante a sua passagem para desfrutar e ainda economizar.

5 - Prepare suas próprias refeições

Ficar em um lugar que tenha uma cozinha com fogão e geladeira também pode ajudar a economizar nas refeições. Para quem vai viajar de carro, a dica é fazer compras antes para ter comida logo que chegar. Já para destinos mais distantes, a dica é procurar um supermercado assim que chegar ao local.

6 - Não exagere nas compras

Administre bem o dinheiro durante a viagem e evite gastar com compras fora do planejado, como lembrancinhas para a família. Busque opções mais baratas e que façam referência ao local. No caso de viagens de avião, vale lembrar que o excesso de peso da bagagem é cobrado pelas companhias aéreas.

7 - Use transportes alternativos

Aposte em transportes alternativos para se locomover. Com o preço do combustível em alta, alugar e utilizar um automóvel pode gerar gastos muito altos para a viagem. Aposte no transporte público, ande a pé ou até de bicicleta para trajetos mais curtos.

8 - Invista em um consórcio de viagem

O consórcio de serviços funciona da mesma forma que o de imóvel e automóvel e pode ser utilizado para viagens. A pessoa pode escolher uma carta de crédito entre R﹩15 mil e R﹩30 mil reais e fazer o pagamento entre 20 e 40 meses.Optando pelo consórcio, é possível pagar as passagens, hospedagens, passeios, alugar carro e fazer câmbio para a moeda local. A principal vantagem é planejar a viagem, podendo escolher para onde deseja ir e planejar os pagamentos.

Dica extra: Não esqueça de pesquisar como estão os casos de Covid-19 no destino escolhido e as regras de funcionamento dos estabelecimentos, passeios e hotéis, além de manter todos os cuidados de higiene para evitar a transmissão do vírus.

Sobre a Embracon

Há mais de 30 anos no mercado de consórcios, a Embracon é uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos, imóveis e serviços, e já entregou mais de meio milhão de bens. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade, inovação e uma vasta gama de produtos. Atualmente, a empresa possui mais de 160 mil clientes ativos, mais de 400 parceiros em território nacional, cerca de 100 filiais no país e 2,9 mil funcionários. A Embracon é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Mais informações: https://www.embracon.com.br

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Joyce Ishikawa

Fonte:Oliver Press