Rio de Janeiro, 01 de Julho de 2022

A natureza do Rio em dez parques

Campo de Santana
 
No agitado centro da Cidade pode-se encontrar paz e tranqüilidade junto às árvores centenárias, apreciar as obras de arte, os lagos, esculturas em mármore e passar horas observando o vai e vem das conhecidas cotias que habitam o lugar. Está localizado na Praça da República, no Centro. Aberto diariamente das 09 às 17h.

Jardim Botânico
 
A natureza dá um show em uma área de 1.370.000m² que abriga grande quantidade de árvores e arbustos nativos e de outras partes do mundo, muitas plantas ornamentais cultivadas em estufas, lagos, esculturas, chafariz, orquidário e cactário. Diversão é o que não faltará aos visitantes.
Aberto a visitação diariamente das 08 às 17h.
Está localizado na Rua Jardim Botânico, 920, para pedestre, e 1008 para veículos - Jardim Botânico.

Parque Nacional da Tijuca
 
Abriga a maior floresta urbana do mundo, pequenos animais, rios, lagos, pontos com mesas para piquenique, árvores frutíferas, cascatas, grutas, a Capela Mayrink e muito mais.
Para chegar existem sete portões de acesso, um deles na Estrada da Cascatinha, 850 - Alto da Boa Vista.

Parque Botânico Arruda Câmara
 
conhecido como Bosque da Barra - foi declarado área de preservação ambiental em 1981, para conter a destruição da restinga. É ideal para caminhadas, trilhas e ciclismo.
Aberto diariamente das 9 às 17h.

Parque Carlos Lacerda
 
conhecido como Parque da Catacumba por ocupar o local onde existia uma favela com o mesmo nome. O lugar é agradável com árvore frutíferas, muitas esculturas e uma bela vista da Lagoa Rodrigo de Freitas. Está localizado na Avenida Epitácio pessoa - Lagoa.
Aberto diariamente das 7 às 17h.

Parque da Cidade
 
O local abriga muitas árvores centenárias, pássaros, um museu, a sede da Igreja São João Batista e tem uma vista privilegiada para a Praia do Leblon.
Localizado na Rua Santa Marinha, 505 - Gávea.
Aberto diariamente das 8 às 17h.

Parque do Flamengo
 
Sempre movimentado, lá podemos encontrar a turma da terceira idade tomando sol, batendo papo e jogando cartas nas mesas disponíveis no local, gente caminhando, fazendo churrasco, namorando, pedalando ou praticando esportes nas diversas quadras.
O Parque estende-se do Aeroporto Santos Dumont ao início da praia do Botafogo.
Aberto 24h.

Passeio Público
 
O Parque surgiu da necessidade de aterrar a Lagoa do Boqueirão da Ajuda, pois o local era utilizado como deposito de lixo e trazia muitas doenças no final do século XVIII. Conta com áreas de estar com bancos, quiosques e espelhos d"água com pontes e rochas artificiais, além de muitas árvores. Aos domingos, no período da manhã, acontece a feira dos colecionadores de selos, moedas e outros objetos. O Passeio Público está localizado entre as Ruas Passeio Público e Avenida Beira Mar, na Lapa.
Funciona diariamente das 09 às 17h.

Parque Estadual da Maciço da Pedra Branca
 
O Parque foi criado em 1974 e é área de Proteção Ambiental. Nele está o ponto mais alto da Cidade, com 1.204m² de altitude. Recebe grupos escolares para trabalhos sobre a natureza e passeios guiados. Para fazer trilhas no local, somente aos domingos, é necessária a autorização da administração.
Está localizado na Estradas dos Teixeiras - Campo Grande
Aberto diariamente das 8 às 17h.

Quinta da Boa Vista
 
Antiga residência da Família Imperial, o lugar possui um imenso jardim, uma gruta, lagos e árvores antigas. Estátuas de figuras que fazem parte da nossa história, como a imperatriz Leopoldina, estão eternizadas no Parque, que abriga também o Jardim Zoológico e o Museu de História Nacional.
Aberto a visitação diariamente das 9 às 17h. Está localizado na Avenida, Dom Pedro II - São Cristóvão
 
 
 

Crédito:Anna Beth

Autor:Neusa Oliveira

Fonte:Universo da Mulher