Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2024

Espinhas: mitos e verdades

Espinhas: mitos e verdades

Problema que atinge 90 % dos adolescentes pode aparecer em qualquer estágio da vida após a puberdade. Saiba no que você pode acreditar ou desacreditar 


“Chocolate dá espinhas?”

Esta é a principal dúvida que se houve por aí a respeito de um problema que estampa o rosto de muitas pessoas, principalmente, durante a puberdade: as espinhas.

A acne é uma doença do folículo piloso, causada quando ocorre fechamento dos poros, aumento da produção e alteração da composição do sebo e conseqüente proliferação bacteriana.

Alguns indivíduos podem passar a adolescência sem qualquer sinal da doença, porém a maioria deles possui tendência genética e pode sofrer dias, meses e até mesmo anos por causa de espinhas e cravos, que podem aparecer em qualquer estágio da vida do ser humano. 

Segundo a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, o processo de formação e seu aparecimento começam na fase da puberdade porque os hormônios influenciam na produção das glândulas sebáceas. “Essa glândula produz o sebo, que, quando acumulado dentro do poro, resulta na proliferação da bactéria causadora das espinhas”. 

É possível, entretanto, tomar mais alguns cuidados que ajudam a atenuar a gravidade do caso.  A seguir, a Annia fala sobre mitos e verdade desse mal que tanto incomoda as pessoas: 

Acne é coisa só de adolescente? Mito. Após a puberdade, a acne pode aparecer em qualquer etapa da vida do ser humano, pois depende do estímulo hormonal de cada pessoa e da produção das glândulas sebáceas, além de outros motivos. Algumas mulheres têm alteração hormonal resultante de ovário policístico e é importante diagnosticar o quanto antes.  

Existem tratamentos que podem acabar com a acne para sempre? Verdade. “Alguns remédios podem acabar com o problema de vez. Todos eles são receitados pelo médico e a chance de cura chega a 85%”, diz Dra Annia. Mas é importante o diagnóstico de um especialista, pois os tratamentos variam de pessoa para pessoa. 

Comer chocolate dá espinhas? Mito. “Estudos recentes mostram que uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico – como doces, pães e biscoitos – levam a uma alteração na resistência à insulina, o que estimularia o aparecimento da acne. Entretanto, essa relação é hormonal e indireta, pois a gordura que comemos não vai para a pele”, ressalta. 

A acne pode durar a vida inteira? Verdade.“Homens e mulheres podem desenvolver acne de todos os tipos e em qualquer idade após a adolescência. Por isso é indicado tratá-las sempre, para evitar que ela deixe cicatrizes no corpo, principalmente no rosto. 

Qualquer creme ou gel anti-acne resolve o problema? Mito. O uso de produtos oleosos como cremes e filtros solares não adequados promovem o aparecimento ou pioram o quadro de acne. São indicados géis com ácidos salicílico, retinóico e glicólico, sob orientação do dermatologista. Para a limpeza, deve-se usar sabonetes desengordurantes, mas não em excesso. 

Apertar a espinha pode causar danos irreversíveis na pele? Verdade. Ao apertar a espinha, corre-se o risco de aumentar a inflamação e deixar uma cicatriz ainda maior que pode ser permanente. 

Sobre a doutora Annia Cordeiro Lourenço.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1995, fez residência em Dermatologia na Santa Casa de Curitiba e especialização na mesma área na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, fez estágios em hospitais de Miami e Barcelona. Atualmente, atende em seu consultório, localizado na Avenida Silva Jardim, 2.042, no Batel.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Melina Pockrandt

Fonte:Universo da Mulher