Rio de Janeiro, 12 de Julho de 2024

Varizes e vasinhos

As varizes e vasinhos são consequências que surgem no corpo de diversas pessoas e que incomodam muito, pois mesmo que não façam o indivíduo sentir dor, acaba afetando sua autoestima e a maneira como ele se enxerga. 

Acontece que os vasinhos e as varizes são coisas diferentes, por mais que muitas pessoas acabam confundindo ambos. Entretanto, eles são causados por problemas semelhantes e há como evitá-los com o passar do tempo. 

Aqui, já é importante quebrarmos o preconceito que existe em torno desse problema, pois muitos acreditam que apenas pessoas mais velhas e, principalmente mulheres, podem ter varizes ou vasinhos, mas isso não passa de um grande mito. 

Tais problemas podem ocorrer em qualquer momento da vida, idade e independentemente do gênero da pessoa, pois trata-se de um problema que vai muito além disso. Sendo assim, todos precisam ser devidamente informados sobre. 

Tendo isso em vista, assim como é simples encontrar um ótimo serviço de gravação a laser em metal na internet nos dias atuais, achar conteúdos de qualidade que te façam entender mais sobre esse assunto também é mais simples do que se pensa. 

Por isso, hoje, você irá entender desde o que são as varizes e vasinhos, assim como a diferença entre ambos, suas principais causas, tratamentos e como poderá evitar que esse problema surja em seu corpo. 

Entenda o que são varizes e vasinhos

As varizes e vasinhos são veias que receberam uma grande pressão de sangue e que são caracterizadas pelo aparecimento nítido delas na pele, fazendo com que qualquer pessoa consiga vê-las. 

Logo a seguir, iremos explicar um pouco mais sobre a diferença entre ambas. Porém, até aqui, é importante que entenda que o surgimento delas funciona da mesma maneira, com uma pressão e acúmulo de sangue na veia que começa a dilatar e aparecer na pele. 

Não se trata de um problema de saúde que pode colocar a sua vida em risco, mas é algo que pode afetar a sua autoestima e te deixar triste. Por isso, em centros de tratamento, é comum ver pacientes recebendo um porta crachá personalizado para se sentirem melhor. 

É importante tocarmos na pauta de que problemas que afetam a sua pele não devem ser os motivos da sua tristeza. Por mais clichê que isso possa parecer, é algo que precisa ser lembrado, assim como diversos outras complicações que surgem nessa região, como: 

  • Manchas;

  • Espinhas;

  • Acne;

  • Estrias;

  • Celulite;

  • Entre outros. 

Todos eles são problemas que podem ser tratados e que não influenciam diretamente a sua qualidade de vida e saúde. Porém, caso queira mudar de forma genuína, deve fazer para se sentir melhor e não agradar outras pessoas. 

Conheça as diferenças entre varizes e vasinhos

Agora que já sabe o que são as varizes e os vasinhos, chegou o momento de entender as diferenças que existem entre elas. Afinal, como bem-visto, a forma como são geradas é a mesma, mas os resultados de ambas são diferentes. 

Assim como existe uma grande diferença quando falamos de um serviço feito por um iniciante e outro feito pela melhor empresa de solda do mercado, existe uma grande diferença na forma como as varizes e os vasinhos se mostram. 

Os vasinhos são as veias que começam a dilatar devido à grande pressão de sangue que recebeu. Normalmente, é possível identificá-los como pequenas linhas avermelhadas ou arroxeadas em alguma região do corpo, mas que não possuem textura ou elevação. 

Já as varizes partem para um outro patamar, pois elas são caracterizadas pela dilatação das veias, que começam a sobressaltar a pele e ficam bem aparentes, permitindo que até mesmo sinta a veia ao passar o dedo pela região em que as varizes estão. 

Enquanto uma possui um resultado visual mais leve, a outra já deixa a região mais destacada e serve como um alerta para que a pessoa procure um profissional e cuide daquilo para que não surjam outros problemas. 

Além disso, vale a pena destacar que ambas também trazem diferentes consequências, assim como um arsenal de serviços de topografia preços acessíveis possuem diferentes formas de pagamento, dependendo do cliente em questão. 

Os vasinhos tendem a ser mais fáceis e rápidos de serem eliminados, já as varizes tendem a ser mais difíceis, além de mostrar, dependendo de sua espessura, se o sangue está ou não circulando naquela área. 

Isso porque, se o sangue não estiver circulando da maneira correta, será preciso fazer algo para que essas varizes diminuam e ele possa circular de maneira saudável e natural, pois trata-se de um processo que garante a saúde da pessoa. 

Sendo assim, torna-se ainda mais simples saber identificar quando está com vasinhos e quando está com varizes. A partir disso, é preciso determinar os tratamentos seguintes e o que fazer para melhorar essa situação. 

Saiba quais são as causas das varizes e vasinhos 

Assim como existem causas que sustentam a procura de um estudo hidrológico, ocorrem situações que explicam o surgimento dos vasinhos e das varizes. Afinal de contas, elas não surgem sem uma boa razão. Sendo assim, confira abaixo alguns das principais: 

Genética 

A primeira delas é a questão genética, ou seja, se alguém da sua família, principalmente parente de primeiro grau, como mãe e pai já tiveram esse problema, você também pode ter grandes chances de desenvolvê-lo. 

Por isso, vale a pena conversar com seus familiares e entender se eles já sofreram ou sofrem com vasinhos e varizes ou até mesmo com problemas de circulação, pois dependendo da resposta, vale a pena ter um cuidado redobrado. 

Excesso de peso

Além disso, pessoas que estão acima do peso, seja por questão genética ou por falta de cuidados, também possuem grandes chances de desenvolver esse problema devido à alta quantidade de gordura no corpo, que pode acabar pressionando algumas veias. 

Assim como um tomador de pressão, existem equipamentos medicinais que conseguem medir a pressão que as veias sofrem da gordura do corpo e saber exatamente quanto você precisa perder para evitar que esses problemas surjam. 

Gravidez 

A gravidez também é uma causa das varizes e vasinhos. Não é à toa que muitas pessoas identificam eles na barriga de uma mulher, principalmente quando ela está perto de dar à luz, que é quando as veias ficam ainda mais à mostra. 

Isso porque, não é fácil carregar um ser humano dentro de si. Então, por menor que seja, um bebê ocupa um grande espaço no corpo da mulher e seu crescimento acaba pressionando órgãos e partes do corpo, como as veias, e isso causa o surgimento delas. 

Anticoncepcional 

Também é importante falar sobre o uso em excesso de anticoncepcionais, principalmente os de pílula, que contém uma grande e diversa quantidade de hormônios que podem afetar diretamente a circulação de sangue no corpo. 

Por isso, ter um acompanhamento médico especializado é muito importante, assim como contar com uma consultoria em gestão empresarial para quem deseja começar o seu próprio negócios, pois assim, conseguirá se proteger da maneira mais saudável. 

Essas são algumas das diversas causas que podem explicar o surgimento dos vasinhos e das varizes. Porém, é sempre importante ressaltar a importância de contar com um médico especialista ao seu lado durante esse processo. 

Principais tratamentos para as varizes e vasinhos 

Com o avanço da tecnologia e as diversas melhorias que surgiram nesse setor. Hoje, contamos com diversos tipos de tratamentos para os mais diferentes tipos de doenças, inclusive para problemas, como as varizes e os vasinhos. 

São diversos os procedimentos que existem e métodos que poderá apostar para se livrar deles, mas independentemente de qual seja, é essencial que ele seja indicado e acompanhado por um médico especialista. Confira: 

  • Laserterapia; 

  • Escleroterapia;

  • Remédios; 

  • Cirurgia; 

  • Métodos naturais;

  • Entre outros. 

Tais procedimentos são provas de como a tecnologia avançou e trouxe melhorias que vão desde automatização de persianas até mesmo lasers que tratam vasinhos e que podem ser a solução dos seus problemas. 

Para evitar os vasinhos e as varizes, tenha em mente o básico que faz a diferença, pratique exercícios físicos, alimente-se bem, tome bastante água, evite vícios e mantenha sempre o acompanhamento médico. 

Com isso, conseguirá não só evitar as varizes e vasinhos, mas também diversos outros problemas de saúde. Porém, caso surja, saberá identificar com antecedência e já receberá o acompanhamento devido. 

Considerações finais 

Dessa forma, será possível cuidar cada vez mais do seu corpo e garantir que ele esteja não apenas bonito, mas muito saudável, que é o mais importante. Além de construir uma qualidade de vida que deseja com base em um estilo ideal para você. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Kaufmann

Fonte:Guia de Investimento