Dicas quentes para sua pele
Segundo a cosmetóloga Fernanda Fialho, da USP, também farmacêutica-bioquímica responsável pelas marcas Pharmacêutica e PH Cosmetics, a melhor época para iniciar qualquer tratamento mais abrasivo é o inverno, visto que nesse período as pessoas se expõem menos ao sol.
“A maioria dos tratamentos contém substâncias que podem manchar a pele com a presença de raios solares. Além disso, no inverno, usamos mais roupas protegendo os tratamentos”, afirma.
Fernanda Fialho comenta que as altas temperaturas no verão fazem com que o corpo produza mais suor, auxiliando a mantê-la hidratada.
“Já no inverno, a pele não pode contar com este ‘recurso’, pois adotamos hábitos que são os grandes vilões da beleza feminina: banhos quentes somados ao uso de sabonetes alcalinos. Eles juntos, promovem a perda do manto hidrolipídico, que são responsáveis em manter a água presente na pele”.
Com as temperaturas baixas, as maiores queixas são o ressecamento, urticárias, prurido e agravamento das manifestações atópicas, com isso o maior cuidado que devemos ter com a chegada desta estação, é a hidratação.
Além da hidratação, como a exposição solar direta diminui, muitos dermatologistas aproveitam para iniciar os tratamentos com esfoliantes químicos, como os peelings de ácido retinóico.
“Os ácidos são utilizados para estimular a produção do colágeno e o clareamento das manchas na face, promovendo o rejuvenescimento facial”, diz a cosmetóloga.
Fernanda Fialho ressalta que diferente do que muitos pensam, os cuidados com uso do filtro solar nesta época são o mesmo que no verão, pois os raios solares continuam incidindo da mesma forma, o que mudam são os nossos hábitos.
E para que os ventos secos do inverno não danifiquem a pele, seguem algumas dicas:
- Reduza os banhos quentes (água morna e de curta duração).
- Evite o uso de buchas que possam promover a esfoliação da pele.
- Use sabonetes glicerinados. São mais suaves e não retiram a nossa proteção, o manto hidrolipídico.
- Ative a circulação no banho:
Use sabonete esfoliante com hortelã.
Óleo essencial de hortelã______________________________0,5% |
Óleo essencial de grapefruit___________________________ 0,5% |
Inducos verdes_______________________________________ 1% |
Sabonete líquido qsp_______________________________ 100 ml |
Aplicar nas áreas afetadas, durante o banho, massageando-as.
- Finalize o seu banho com o óleo corporal para banho. O óleo promove a hidratação secundária por evitar a perda de água epidermal.
- Abuse de bons hidratantes, principalmente cujas fórmulas possuem ácido graxo, uréia, ceramidas, ácido láctico e vitaminas.
- Combata a celulite:
Cafeisilane C _______________________________________ 1% |
Polímero JR-5 _______________________________________10% |
Creme termogênico fraco (nicotinato de metila = 0,1%) qsp __100 g |
Massagear, 1 vez ao dia, nas áreas afetadas.
- Creme redutor de medidas com extratos vegetais
Centella asiatica, extrato glicólico___________ 3% |
Hera _________________________________ 3% |
Lotus rutina __________________________ 0,5% |
Creme para massagem de penetração qsp _100 g |
Massagear 1 vez ao dia, nas áreas afetadas.
- Prepare-se para o próximo verão: procure o dermatologista e desfrute dos tratamentos indicados para esta estação do ano.
Sobre a cosmetóloga Fernanda Fialho
A cosmetóloga Fernanda Fialho, farmacêutica-bioquímica com mestrado em cosmetologia pela USP é responsável junto com a Dra. Maria Lúcia Anderson Fialho pelo sucesso da Pharmacêutica em São Paulo e pela criação da marca PH Cosmetics.
A cosmetóloga vem agregando novos conceitos e tecnologia na área. A especialista também está a frente da área de sustentabilidade do Grupo PH, criando e desenvolvendo ações sócio-ambientais como o projeto “Vamos caminhar”, “Programa Recicle”, “PH + verde”, “Ciclo de palestras”, entre outros.
Sobre a marca PH Cosmetics
A empresa PH Cosmetics Heath Care foi idealizada pela Dra. Maria Lúcia Anderson Fialho, que há 21 anos cuida da beleza e saúde das pessoas.
A Dra. Maria Lúcia é farmacêutica-bioquímica, neta de um visionário que ajudou a construir a estrada de ferro do noroeste do Brasil, fundou na capital do Mato Grosso do Sul, a primeira farmácia de manipulação do Estado, a Pharmacêutica.
Em 1999, em comemoração aos 10 anos de empresa, a Dra. Maria Lúcia adquiriu a indústria de Cosméticos Madreselva, que localizava-se em Curitiba-PR, e sua linha que contava com 300 produtos registrados, entre cremes hidratantes, maquiagens e perfumes.
No plano de expansão e fortalecimento da marca, em 2003, inaugurou a primeira loja na capital paulistana, no bairro Higienópolis.
Hoje, Dra. Maria Lúcia comanda o grupo PH que atua nos segmentos de Manipulação com a Pharmacêutica, PH Cosmetics e a Madreselva.
O grupo PH construiu ao longo destes vinte anos o conceito baseado em precisão na manipulação, saúde para os clientes, inovação, tecnologia e sustentabilidade sócio-ambiental.
Crédito:Cris Padilha
Autor:Grasiela Caldeira
Fonte:Universo da Mulher