Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Tratamentos específicos para a pele

Cuidados com a pele no verão: cada tipo e idade
pede ritual e produtos específicos
 
 
Pele jovem, madura, oleosa ou desvitalizada. A farmacêutica bioquímica e cosmetóloga Joyce Rodrigues orienta sobre o que cada uma delas necessita
 
Tratamentos como peelings ou esfoliações podem ser feitos no verão? Que tipo de cuidados uma pele jovem requer? E a madura? Sol combina com ácidos? Que tipos de tratamentos devem ser evitados? Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e cosmetóloga, diretora científica e responsável por Pesquisa e Desenvolvimento das marcas Biomarine e Cosmobeauty, esclarece essas e muitas outras dúvidas sobre o tema ‘Pele no verão’.
 
Peeling no verão – No rosto, ácidos ou substâncias fotossensíveis devem ser usados com cautela no verão – época em que a pele se torna mais sensível –, pois desencadeiam reações adversas, como surgimento de manchas e reações alérgicas. “Pessoas que gostam de se bronzear não devem usar esse tipo de produto. Porém, para quem se protege do sol mesmo no alto verão, a esfoliação – que consiste na remoção da camada de células mortas que ficam sobre a pele – é um processo seguro que pode ser usado em casa. Recomendo que seja feita uma vez por semana – em cabine ou de acordo com avaliação e orientação de esteticista habilitado – para maior eficácia na eliminação de impurezas”, observa.
 
Joyce recomenda o Peeling de Cristal (Peeling de Verão), que promove renovação celular através de microdermoabrasão segura e controlada. A remoção de células mortas é feita por meio de esfoliação com cristais de diamante. O procedimento pode ser realizado profissionalmente, por esteticista ou dermatologista, com o Kit Crystal Profissional, e complementado em casa, com o Kit Crystal Domiciliar. Juntos, os tratamentos se complementam, podendo ser usados durante todo o ano. “A baixa concentração do ácido faz com que a pele não sofra danos pela ação do sol quando protegida por um simples filtro solar”, diz Joyce.
 
Segundo ela, tanto o Kit Crystal profissional como o domiciliar promovem microdermoabrasão sem a necessidade do uso de aparelhos. “Isso porque possuem cristais na forma bruta, extratos marinhos e óleos vegetais que proporcionam esfoliação suave e controlada, tornando a pele mais luminosa”, conta.
 
Peles oleosas e acneicas – No verão, a alta temperatura eleva a secreção sebácea, dando origem a cravos, que podem inflamar e formar espinhas. O aumento do risco de acne pede cuidado redobrado nessa estação. Para peles acneicas, devem-se realizar – em cabine – procedimentos específicos para que sejam reduzidas a inflamação, a vemelhidão e até as marcas. “Os protocolos mais utilizados são os que auxiliam no controle da oleosidade e na diminuição da proliferação bacteriana causadora da acne. Com esses tratamentos, é preciso ainda mais cautela quanto à exposição ao sol sem proteção adequada ou em horários contraindicados”, alerta a farmacêutica bioquímica.
 
Em casa, o cuidado básico começa com a lavagem do rosto com sabonete específico para peles oleosas e acneicas, duas vezes ao dia, realizando manobras leves. Em seguida, enxaguar e usar filtro solar em gel. “Também se pode complementar com uso semanal de máscaras faciais que auxiliem no controle da oleosidade. À noite, produtos secativos aplicados sobre a acne aceleram a cicatrização”, orienta.
 
Segundo a cosmetóloga, ao contrário do que se acredita, o mesmo Peeling de Cristal pode ser feito no verão em peles oleosas, desde que as pessoas cuidem disciplinadamente da pele e tomem todas as precauções na exposição ao sol.
 
Peles maduras – Quem tem pele madura pode continuar fazendo tratamentos de rejuvenescimento no verão. Em cabine, um dos procedimentos indicados por Joyce Rodrigues é o uso da VC System. “Usado corretamente, VC System promove uma verdadeira volta ao tempo!”, garante. Compõe-se de produtos que devolvem à pele seu estado jovem:
 
VC ActiveAge em nível de epiderme (primeira camada da pele) e derme (segunda camada da pele). O produto tem a capacidade de ativar as células-tronco adultas da epiderme e otimiza sua capacidade de divisão, fazendo com que atuem como células jovens;
 
VC PowderAgediretamente na reestruturação e renovação da junção derme-epiderme. Atua como grade de sustentação que permite a repovoação de novas células na epiderme;
 
VC Estimucell Ao ser aplicado na pele, aumenta a capacidade de defesa das células, dando início à produção de alguns mediadores químicos envolvidos no processo de resposta imunológica;
 
VC TópicaAge como potencializador de alta especificidade, reestruturando a junção derme-epiderme. Inibe as enzimas que degradam as redes de colágeno da pele. Forma um filme que repõe gradativamente o manto hidrolipídico, e a integridade da função barreira da pele é aumentada pela melhora da hidratação.
 
Lifting imediato – Para peles afetadas pelas marcas do tempo, a cosmetóloga recomenda a Magnetoterapia – procedimento para lifting imediato, que obtém resultados imediatos e duradouros, resultando na diminuição instantânea de rugas, marcas de expressão e linhas finas. “O sistema usa alta tecnologia, baseada na aplicação externa de um ímã que, estimulando os canais de energia, recupera a vitalidade e a juventude da pele. Os produtos atuam na remodelação facial, restaurando o tônus e a textura”, explica.
 
Em casa, para uso diário, aquelas que têm a pele já atingida por flacidez devem usar produtos que auxiliem no aumento da elasticidade, como os que contêm DMAE, que enrijecem a pele e restauram o tônus progressivamente. Já o Definitive Up 3, que reúne dois produtos que tratam e previnem, promovendo lifting imediato, é recomendado para quem apresenta rugas e linhas de expressão. Seus Octapeptídeos auxiliam no relaxamente muscular, diminuindo as marcas do tempo. Joyce salienta: “Antes de escolher um produto, é necessário analisar seus princípios ativos, que devem ser específicos para seu tipo de pele”.
 
Peles jovens – Quem tem pele jovem também não pode se descuidar e, assim como todos os tipos de pele, necessita de cuidados constantes. Joyce indica limpeza de pele com frequência – em cabine –, além de peelings, para auxiliar a renovação celular. Em casa, além da lavagem com sabonete específico e uso de filtro solar, é importante realizar esfoliação uma vez por semana, para que a pele fique mais bonita e vitalizada. “Novamente, aqui o maior cuidado é evitar a exposição ao sol após a aplicação de ácidos ou substâncias fotossensíveis”, avisa.
 
Pele do corpo – A pele do corpotambém precisa de cuidados especiais no verão. Joyce recomenda alimentação equilibrada, além de produtos e procedimentos específicos: “Drenagem linfática e massagens corporais são importantes para a manutenção de um corpo saudável, pois auxiliam na remoção de toxinas do organismo, além de prevenir a retenção de líquidos”.
 
Protocolos profissionais para drenagem linfática, ou tratamentos para flacidez e gordura localizada são os mais indicados para esta época do ano. “Há protocolos específicos que utilizam produtos que auxiliam na diminuição da gordura localizada, reduzindo seu acúmulo principalmente no bumbum, culote, costas e coxas. Para celulite, são utilizados produtos com substâncias que auxiliam na quebra de gordura”, esclarece a farmacêutica bioquímica.
 
De acordo com Joyce, em todo tratamento estético é imprescindível o uso de produtos complementares em casa, que potencializam o efeito do tratamento feito pelo profissional. Ela dá dois exemplos: “A Biomarine conta com dois produtos específicos, o Slim Control – gel com substâncias lipolíticas, que auxiliam na quebra de gordura e na diminuição da celulite – e o Body Lift – loção firmadora corporal que aumenta a sustentação da pele, diminuindo a flacidez e deixando a pele mais rígida”.
 
Joyce Rodrigues fala das novidades da linha profissional Cosmobeauty para o corpo:
 
Para tratamento de flacidez corporal e redução da gordura localizada, o Kit Body Redux possui perfeita combinação de ativos aliados à exclusiva Terapia Modeladora Corporal (TMC), a melhor estratégia para a obtenção de eficiente tratamento modelador e redutor corporal. Conheça os quatro produtos que estimulam a queima de gordura e dão mais firmeza à pele:
 
- Creme de massagem – Com Castanha da Índia, Centella Asiática, Carnitina e Fucus vesiculosus, promove efeito drenante e auxilia na melhora da circulação e do retorno venoso, atuando na eliminação de toxinas do organismo;
 
- Gel Crioterápico – Com Carnitina, Cavalinha, Coffee Arabica, Guaraná e Slim Buster L, promove diminuição da temperatura local, atuando como estimulante e tonificante corporal;
 
- Creme Termogênico – Loção hiperemiante com Cafeína, Carnitina, Fosfatidilcolina, Guaraná e Slim Buster H e L. Devido à sua atividade termogênica, acelera o metabolismo, promove ação redutora e atua na mobilização dos triglicerídios e da gordura;
 
- Sistema Firmante Rico em Colágeno, Elastina, DMAE e Raffermine, promove firmeza e equilíbrio da pele, e atua combatendo fatores internos e externos responsáveis pela flacidez. É a mais nova tendência mundial para tratamento corporal. “Para potencializar o tratamento, deve ser usado em casa o Hot Gel – gel redutor de medidas que auxilia na tonificação corporal, dissolvendo os nódulos de gordura e amenizando o aspecto ‘casca de laranja’ da pele”, conclui a cosmetóloga.
 
Sobre Joyce Rodrigues e Fernanda Sanches Kühl
 
As farmacêuticas Joyce Rodrigues e Fernanda Sanches Kühl são sócias e detentoras das marcas Cosmobeauty e Biomarine.
 
Joyce Rodrigues é farmacêutica bioquímica e cosmetóloga – diretora científica e responsável por Pesquisa e Desenvolvimento da Biomarine e Cosmobeauty. Está à disposição da imprensa para colaborar, como fonte de informação, em conteúdo jornalístico voltado para o segmento da beleza – seja com foco no consumidor final como em profissionais de estética.
 
A especialista tem MBA em Cosmetologia e é docente do Senac. “Sou palestrante de Jornadas Científicas promovidas pela entidade em todos os estados do Brasil e em países como Portugal, Equador e Uruguai”, ilustra. Para aprofundar seus conhecimentos, Joyce marca presença em cursos de especialização em cosmetologia e em congressos internacionais. Recentemente, esteve na Itália, Amsterdã e São Francisco renovando seus conhecimentos.
 
Fernanda Sanches Kühl é farmacêutica bioquímica e atua como Diretora Comercial das marcas. Possui MBA em Marketing e Vendas.
 
Iniciou seu trabalho na então Pro Life do Brasil no ano 2000, como farmacêutica, mas sua ‘veia comercial’ a fez ser promovida a vários cargos, sendo o último deles como Gerente Nacional de Vendas. “Foi nesse ano que surgiu a oportunidade de me tornar sócia da empresa. Com as rédeas do negócio também em minhas mãos, pude ajudar a empresa a crescer e a se tornar conhecida como fornecedora de produtos especiais para uso profissional e domiciliar”.
 
Sobre a Biomarine
 
Biotecnologia marinha com um toque de caviar. Essa é a definição da linha Biomarine, que reúne dermocosméticos inovadores e de alta tecnologia para o corpo, rosto, olhos, lábios, além de uma linha Solar (protetores e bloqueadores, loção pós-sol e autobronzeador com a exclusiva proteção DNA Cell).
 
A linha Biomarine conta com Caviar, uma substância marinha extremamente rica em nutrientes. “É um ativo que confere aos produtos um grande poder hidratante, renovador e nutritivo”, diz a diretora científica da Biomarine, Joyce Rodrigues – que também é farmacêutica bioquímica e cosmetóloga.
 
O Caviar é composto por proteínas, aminoácidos, sais minerais e vitaminas. “Juntos, eles atenuam rugas e melhoram a textura da pele, conferindo uniformidade. Como os produtos são desenvolvidos também com a tecnologia de silicones, eles apresentam um toque final aveludado, além de contarem com proteção contra os efeitos nocivos da radiação solar”, explica Joyce. A cosmetóloga está à disposição da imprensa para esclarecer dúvidas sobre princípios ativos e outros assuntos ligados à pele.
 
Sobre a Cosmobeauty
 
ACosmobeautyreúne um variado mix de produtos para tratamentos faciais e corporais – exclusivos para uso profissional. Oferece aos profissionais de beleza itens desenvolvidos com alta tecnologia a fim de promover resultados altamente satisfatórios em cabine.
 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Cristina Thomaz

Fonte:Universo da Mulher