Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Como evitar futuros calos

 

O aparecimento de futuros calos ajuda a manter a saúde e beleza de seus pés

 

A calosidade nos pés é originada de um estímulo de pressão local que pode variar de tamanho e de local, mas, em sua grande maioria, os motivos são pela hiperpressão.

Nem sempre estamos atentos a esses detalhes; a correria do dia-a-dia não nos permite ter esse tipo de atenção. Entretanto, essa é uma das áreas que mais acumula tensão, pois, além de suportar nosso peso, os pés,  ainda enfrentam saltos, sapatos de bico fino e apertados por horas a fio. No final do dia, os resultados mais comuns são: dores, bolhas e calos.

Os calos não trazem sérios problemas à saúde, a menos que estes inflamem ou infeccionem, porém, causam desconforto, dores e a aparência feia e podem influenciar em nossa qualidade de vida. Por isso, os cuidados com os pés são tão importantes.

Com um diagnóstico preventivo é possível identificar as causas e acabar com elas imediatamente. Uma análise criteriosa da região é feita através de um aparelho muito utilizado pela Clínica de Cirurgia Plástica e Beleza - o Barapodoscópio,  que revela pontos onde essa pressão exercida poderá trazer futuros problemas. São analisados ainda, a pressão quanto a sua forma, que vão resultar em endurecimentos regionais ou calos propriamente ditos, bem como, a forma da pisada.

Para um bom resultado final é necessário; identificar o agente, ou os agentes causadores da pressão; detectar as deformidades locais do , que podem estar produzindo um uso inadequado dos dedos ou do como um todo e, combinar a informação obtida com o resultado do barapodoscópio que refletirá na melhor abordagem para erradicação dessa pressão.

 

A especialista e podóloga Nilza Gabriel, com 10 anos de experiência e responsável pela podologia da Clínica de Cirurgia Plástica e Beleza, afirma que não existem fórmulas mágicas ou pré-concebidas e que cada caso deve ser trabalhado isoladamente. Porém, cuidados com os pés são fundamentais para a saúde de um órgão tão importante em nosso corpo, e se os futuros calos forem detectados com antecedência, serão evitados, e os pés com certeza agradecerão.

 

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Ana Faria

Fonte:Nilza Gabriel