Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2024

Como prevenir varizes e doenças circulatórias

Muitas pessoas não sabem, mas os cuidados para prevenção destas doenças devem começar antes dos 20 anos de idade para aqueles - homens e mulheres - que trabalham muito tempo sentados ou em pé, são fumantes e não praticam exercícios regularmente. Estima-se que 30% da população adulta no Brasil sofra de varizes, sendo a maioria constituída por mulheres. Os homens, porém, não ficam mais atrás e estão buscando tratamento para obstrução arterial crônica dos membros inferiores, doença que atinge 5% dos homens em todo o mundo.

Além disso, o uso contínuo de anticoncepcionais também piora o aparecimento de varizes, por conta da grande quantidade de hormônios. Existem também outros fatores que podem contribuir para o problema (aparecimento de varizes) e outras doenças circulatórias. Podemos disponibilizar um médico da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular de São Paulo (SBACV - SP) para conversar com você a respeito. Ele poderia apresentar algumas das causas deste problema e ainda listar ações para prevenção da doença e os tratamentos. A Sociedade costuma realizar muitos eventos preventivos, para alertar a população e promover atendimentos gratuitos. Em novembro acontecerá mais um em São Paulo. O que pouco se sabe é que meias medicinais aliviam, e muito, as dores de pacientes.

Para se ter uma idéia, as meias Kendall fazem parte do uniforme obrigatório das Policias Militares (PMs) em São Paulo, mas isso não é divulgado por falta de oportunidade. As Meias Kendall, sinônimo em meias compressoras no Brasil, acabam de lançar um novo produto, composto de íons de prata, que inibem a proliferação de bactérias e permitem aumentar sua utlização.

Se você achar válido, também podemos colocá-la em contato com a gerente de Relações Públicas da Hanesbrands, detentora da marca Kendall no Brasil, para que possa lhe apresentar modelos e diferenças entre os tipos de meias medicinais. Existe, ainda, uma doença chama Síndrome da Classe Econômica, que afeta passageiros de avião com problemas circulatórios em vôos muitos longos. Se não forem tomadas as devidas precauções, o passageiro pode até falecer - alguns casos já aconteceram.

As meias de compressão também têm sido bastante utilizadas por corredores para aumentar o desempenho nos treinos.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Camila Damato

Fonte:Universo da Mulher