Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Fim do excesso de pele e da flacidez

Fim do excesso de pele e da flacidez

 

Após um emagrecimento acentuado, a cirurgia plástica

pode atuar na recuperação do contorno corporal 


É comum após grandes processos de emagrecimento que a pele fique flácida. Para resolver este problema de contorno corporal é possível contar com o auxílio da cirurgia plástica. "Existem procedimentos seguros e eficazes para melhorar o contorno corporal. Para escolher a opção mais acertada, o cirurgião plástico precisa analisar dois fatores principais: as regiões que precisam ser operadas e o grau de flacidez da pele. Pois, há pessoas que, ao perder 20 kg, ficam mais flácidas do que outras que eliminaram o dobro de peso", afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

Segundo o médico, esta diferença entre o grau de flacidez é determinada por fatores genéticos e pelo estilo de vida de cada um. “Assim, um indivíduo que se cuidou apropriadamente a vida inteira - adotando uma alimentação saudável, praticando esportes, controlando a  exposição ao sol e abolindo o cigarro - tende a apresentar uma pele melhor e, provavelmente, necessitará de intervenções de menor porte”, explica Ruben Penteado.

Técnicas indicadas para cada área

Excessos na barriga

·        Miniabdominoplastia ou minidermolipectomia: “A cirurgia é indicada para quem apresenta uma protuberância na parte inferior do abdômen, causada por sobra de pele”, explica o diretor de Centro de Medicina Integrada. Como é feita: a incisão, de 8 a 12 cm, é feita no púbis. O médico descola a pele, corta o excesso e depois sutura. Pós-operatório: O paciente deve repousar durante dois dias. Isso não significa ficar deitado dia e noite: ele deve andar um pouco para estimular a circulação. Os pontos são retirados em até duas semanas. Após 15 dias, quando os hematomas e o inchaço quase não aparecem mais, recebe-se o aval para dirigir e voltar ao trabalho. É permitido retomar a caminhada e a ginástica leve após 21 dias, porém não é bom se expor ao sol e fazer esforço físico por um mês. Durante esse período é recomendável usar uma cinta compressiva.

·        Abdominoplastia ou dermolipectomia: “A cirurgia é indicada para indivíduos que sofrem com flacidez de pele e muscular em toda a barriga”, diz Ruben Penteado. Como é feita: O médico costuma realizar um único corte na linha do biquíni, que vai de um osso ao outro da bacia. Depois, descola a pele, recoloca a musculatura no lugar, sutura para fixá-la, retira o excesso de pele e fecha a incisão. Pós-operatório: Recomenda-se repouso na primeira semana, com curtas caminhadas para estimular a circulação. A retirada dos pontos acontece em até 15 dias. Para evitar o inchaço, deve-se usar uma cinta compressiva durante o primeiro mês, além de fazer sessões de drenagem linfática. Por 90 dias, não se pode carregar objetos com mais de 3 kg. No segundo mês, deve-se permanecer com a cinta por 12 horas por dia. A volta ao trabalho é liberada em cerca de 15 dias. É necessário esperar um mês para dirigir, caminhar e fazer ginástica. Para se expor ao sol e retornar à musculação é preciso esperar pelo menos três meses.

Excessos nas costas, coxas e nádegas

·        Gluteoplastia e torsoplastia combinadas: “Esta combinação é indicada quando há flacidez de pele e muscular na parte de baixo das costas e nos glúteos. Opta-se, portanto, por fazer as duas cirurgias juntas”, explica Penteado, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Como é feita: É feito um único corte que começa na parte de dentro do bumbum, próximo ao cóccix, e segue curvo, como se fosse uma meia-lua, até chegar ao osso da bacia. Depois descola-se a pele, retira-se o excesso e por fim, faz-se a sutura. Pós-operatório: A pessoa tem de ficar deitada nas primeiras 24 horas. Depois é aconselhável que caminhe por pequenos percusos dentro de casa, algumas vezes ao dia, por duas semanas, quando acontece a retirada dos pontos e o retorno ao trabalho. A área operada fica roxa e inchada por cerca de um mês. Recomenda-se usar cinta compressiva durante o dia e fazer sessões semanais de drenagem linfática. A retomada das caminhadas, da ginástica localizada e do banho de sol só é possível depois de um mês. Para carregar peso, fazer musculação e dirigir é melhor aguardar mais 30 dias.

·         Lifting de coxas: “Indicada para eliminar a sobra de pele, sobretudo na parte interna da coxa”, informa Ruben Penteado.
Como é feito: É feita uma incisão em forma de meia-lua na região de dentro da virilha e depois o cirurgião plástico descola a pele, puxa o excesso e sutura. O corte é fechado com a paciente de pernas abertas, para garantir que esta não perca a mobilidade. Pós-operatório: Nos primeiros sete dias, deve-se andar trajetos curtos dentro de casa. A retirada dos pontos acontece em até 20 dias. A volta ao trabalho, em duas semanas. Durante o primeiro mês, em que o inchaço e as manchas roxas estarão visíveis, deve-se usar cinta compressiva e fazer sessões de drenagem linfática. Dirigir e caminhar somente após 21 dias. Para a ginástica localizada, a espera é de um mês e para a musculação e banho de sol, 60 dias.

Excessos nos braços

·        Braquioplastia: “É uma cirurgia indicada para retirar a sobra de pele que fica evidente no tríceps, parte interna do braço”, explica o médico. Como é feita: "A incisão é feita no tríceps, da axila às proximidades do cotovelo. Ela não segue uma linha reta, mas sinuosa, para que a cicatriz fique disfarçada. Em seguida, o médico descola a pele, retira o excesso e sutura", afirma o cirurgião plástico. Pós-operatório: Na primeira semana recomenda-se repouso, ou seja, ficar em casa, andando de vez em quando. A retirada dos pontos acontece em três semanas. O inchaço na área operada não é grande e os hematomas permanecem por um mês. Durante esse período, recomenda-se o uso de uma blusa de coton de suave compressão para estimular a circulação dos braços e evitar que as mãos inchem. A volta ao trabalho deve ocorrer, em média, 20 dias após a cirurgia. Para dirigir, tomar sol, caminhar e fazer ginástica localizada espera-se um mês. Atividades mais pesadas, como a musculação, são liberadas após 60 dias.

Excessos nos seios

·        Mamoplastia: “Indicada para a correção de mamas caídas”, explica o especialista em Cirurgia Plástica. Como é feita: O médico faz uma incisão em forma de T invertido ou utilizando-se de outra técnica mais apropriada, na qual ele realiza um corte ao redor de toda a aréola e outro na vertical, dividindo a parte inferior do seio ao meio. Depois, descola a pele, retira o excesso e sutura. Pós-operatório: A paciente precisa ficar em repouso relativo por 10 a 15 dias, sempre andando e se movimentando, mas sem fazer esforço. Depois deste período inicial, ela pode voltar ao trabalho. A retirada dos pontos ocorre após três semanas e a área operada permanece inchada por até dois meses. Recomenda-se usar sutiã com proteção lateral por 30 dias. Após essa fase, pode-se retomar as caminhadas leves, a ginástica localizada e o banho de sol. Dirigir, carregar peso e fazer musculação só depois de dois meses.


SERVIÇO:

Centro de Medicina Integrada
Endereço: Rua Tuim, 929
Moema
São Paulo-SP
Tel: (11) 5535 0830

www.medintegrada.com.br

Crédito:Cris

Autor:Márcia Wirth

Fonte:Universo da Mulher