USO DE COSMÉTICOS
Algumas medidas devem ser tomadas durante a gravidez para evitar manchas e estrias. As gestantes precisam ter cuidados redobrados com a pele, pois nesta fase há alterações hormonais que deixam as deixam com maior propensão a manchas como melasma ou cloasma gravídico (manchas escuras que aparecem na face), principalmente àquelas que se expõem ao sol e tem fator genético associado.
Outro problema muito comum na gestação são as estrias, principalmente no abdômen e seios. Elas ocorrem pela ruptura das fibras elástica e colágena, devida a distensão dos tecidos nestes locais, porém também tem uma predisposição genética associada.afirma Dra. Mariana Pinheiro.
Atualmente existem muitos produtos que prometem o tratamento de estrias e melasma, porém durante a gestação são poucos os produtos que podem ser utilizados.
Para a prevenção e tratamento das estrias as gestantes devem utilizar apenas hidratantes, pois melhoram o tônus da pele e impedem a ruptura das fibras. Já em relação ao cloasma gravídico é possível fazer regulamente peelings como o de cristal, não peelings químicos estão proibidos nesse momento.
Atualmente há despigmentantes como a Idebenona que podem ser utilizados segundo orientação médica. Além disso, o uso de Vitamina C tópica associado à fotoproteção previnem o aparecimento dessas manchas indesejáveis, afirma Dra. Mariana Pinheiro.
Crédito:Cris Padilha
Autor:DMC 21
Fonte:Universo da Mulher