Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Lipoaspiração chega aos 30 anos como uma das cirurgias mais requisitadas no país

O procedimento que chegou ao país em 1980, através do médico francês Yves Gerard Illouz , é hoje um dos mais procurados no Brasil. Considerado por muitos médicos brasileiros uma técnica absurda e perigosa, a lipoaspiração, que atende pelas variantes de Lipolight, Minilipo e Lipo Pró Curva passou por problemas nos primeiros anos, mas conseguiu superá-los e chegar ao século XXI como a grande musa da cirurgia plástica nacional.
 
 
 
No ano em que são comemorados os 30 anos da primeira lipoaspiração realizada no mundo, o procedimento figura como um dos mais procurados entre as modalidades de cirurgias plásticas, tanto em caráter estético quanto reparador. No Brasil, o primeiro registro é de 1980.
 
 
De acordo com o cirurgião plástico Cláudio Bicudo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a maior mudança no procedimento no decorrer destes anos foi à variação do tamanho da cânula.
 
 
 
“As cânulas de aspiração ficaram mais finas e com isso trouxeram uma maior segurança e melhores resultados para as cirurgias” esclarece o médico lembrando que antes da lipoaspiração, a retirada de gordura localizada deixava no paciente uma extensa cicatriz que era indesejada por todos os clientes, em sua maioria mulheres.
 
 
“Nesses 30 anos, muita coisa mudou em termos de tecnologia de sucção e calibre da cânula utilizada na cirurgia. No início, os orifícios para a sucção eram maiores, o que causava mais traumas no tecido do paciente. Hoje em dia, com cânulas que variam entre 2 e 5 milímetros, é possível mais precisão e menos tempo de cirurgia”, afirma Bicudo.
        
 
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), 40% dos pacientes que recorrem as cirurgias plásticas procuram pela lipoaspiração.  Cláudio Bicudo, que realiza em média 30 cirurgias mensais em sua clínica em Ipanema, conta que hoje em dia o perfil das clientes é muito distinto.
 
 
“Temos pacientes muito jovens querendo realizar pequenas intervenções assim como temos pessoas de todas as idades recorrendo a lipo, que é um procedimento muito seguro desde que realizado por profissionais sérios e competentes” diz o cirurgião.
 
 
A procura por um corpo ideal leva o Brasil ao fantástico ranking de estar entre os países onde a lipoaspiração é mais realizada no mundo. Um fator importante de ser citado é que ela pode ser associada a outros procedimentos fazendo com que a procura seja maior ainda. 
 
 
“ Quando fazemos um lifting facial podemos associar uma lipo de pescoço e a mesma coisa quando realizamos  uma plástica de abdômen, associamos quase sempre a lipoaspiração” revela o médico lembrando que o procedimento complementa muitas outras cirurgias, trazendo resultados melhores e facilitando muitas vezes o resultado final.
 
        
Apesar de cada vez mais moderna, a procura excessiva pelo procedimento também pode ser perigosa. “A melhor forma de prevenir cirurgias desnecessárias é conscientizar as pessoas de que a lipoaspiração não emagrece, ela apenas retira gordura localizada”, explica o médico, que condena a megalipo, que tem como objetivo extrair até 10 litros de gordura de uma única vez. “Acredito que o nome megalipo seja uma contradição com os princípios básicos da lipoaspiração já que o objetivo inicial da lipo é eliminar gordura e não emagrecer” conclui.
 

           
Para aqueles que pretendem recorrer à cirurgia, Cláudio Bicudo aconselha a procurar um cirurgião plástico que pertença à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também a procurar referências deste médico. “ Depois de escolher o cirurgião é fundamental que o paciente faça uma avaliação médica para saber se não existe impedimento laboratorial para a cirurgia e anestesia. A lipoaspiração deve ser realizada em um centro cirúrgico com todos os recursos necessários.
 
 
É preciso realizá-la com cuidado, sem retirar grandes volumes e prejudicar a saúde do paciente” completa, recomendando que se mantenha uma dieta equilibrada e faça tratamentos complementares, a fim de preservar os resultados obtidos na cirurgia. “O segredo para obter um resultado satisfatório após o procedimento é o paciente procurar manter seu peso ideal e sempre que possível tratar a área lipoaspirada com procedimentos como: drenagem linfática, endermologia, carboxiterapia, entre outros”, finalizou.
 
 
 
 
 
Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Cláudio Bicudo
Rua Prudente de Moraes, 1458- Ipanema
Tel: (21) 2239 - 3349
 
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Mirian Barbosa

Fonte:Universo da Mulher