Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

CORPOS BONITOS NO INVERNO

Especialistas recomendam: antes de se submeter a tratamentos estéticos é necessário pesquisar, pois existem muitas promessas, porém os milagres não acontecem...

 


 

É cada vez mais comum ocorrer problemas de circulação entre homens e mulheres. Muito dos casos, acontecem devido à má alimentação, sedentarismo, falta de exercícios físicos, obesidade, cigarro e a permanência em uma única posição durante muito tempo. Além destes fatores, geralmente são as pernas que são castigadas pela retenção de líquidos, ocasionando inchaços, dilatação das veias e dos vasos sanguíneos, comprometendo a circulação.

 

Para exibir pernas torneadas, esculturais e tão desejadas em qualquer momento, é importante procurar orientação de médicos e especialistas na área. O angiologista e cirurgião vascular, diretor da Pós-Op, Dr. Ary Elwin salienta, no entanto, que o ideal é buscar uma melhor qualidade de vida, desenvolvendo hábitos saudáveis como exercícios físicos e cuidados com a alimentação. Porém, a prevenção continua sendo o melhor remédio para evitar problemas, mas quando não há mais alternativas, as opções para os tratamentos são:

 

Escleroterapia, que consiste na injeção de medicamentos diretamente no interior das varizes, por meio de microagulhas. Com o decorrer do tratamento há uma diminuição progressiva do calibre e conseqüentemente, o vaso se fecha. É indicada a avaliação completa da circulação da perna para determinar qual é o melhor tratamento e se não há contra-indicações. “Há um mito que após o tratamento não se pode tomar sol. “Pode-se fazer os tratamentos inclusive no verão, sem evitar o sol”, explica Dr. Ary Elwin .

 

Já a Crioescleroterapia é um método que utiliza os esclerosantes da escleroterapia normal, com o diferencial de um equipamento que diminui a temperatura do produto injetado para 40 graus abaixo de zero. “Além de seu efeito normal, o esclerosante a essa temperatura faz vasoconstipação, ajudando o efeito esclerosante, eliminando varizes de pequeno, médio e grosso calibres”, explica Dr. Ary. Ainda é possível aliar as técnicas de acordo com a necessidade do paciente.

 

Endovascular é uma cirurgia minimamente invasiva, realizada em Day Hospital (internação de um dia), com 98% de eficácia. Uma agulha equipada com fibra óptica é introduzida na veia, facilitando a visualização do cirurgião. O laser é disparado, desidratando e secando as varizes. Assim, naturalmente o organismo absorve a veia. Com sangramento e cicatrizes mínimas ou ausentes, a cirurgia endovascular é esteticamente mais bonita, inclusive o aparecimento de hematomas é reduzido.

 

Drenagem Linfática: Um recurso eficaz que diminui o desconforto do inchaço e da retenção de líquidos

 

Muito procurada nas clínicas de estética, a técnica da Drenagem Linfática caracteriza-se por movimentos suaves e precisos feito por um profissional, a fim de absorver edemas, facilitando o escoamento dos líquidos excedentes entre as células. “É igualmente indicada para os edemas pós-traumáticos como os que surgem em contusões, assim como é eficiente nos edemas que provocam dores de cabeça ou dores na coluna vertebral”, explica o esteticista, cosmetólogo, consultor do Senac, dirigente da Clínica Pós-OP.

 

Drenar significa coletar líquido e transportar em tubos. No vocabulário agrícola, essa palavra é bem conhecida, pois um terreno pantanoso só pode ser convertido em terra fértil se a água for drenada. O organismo humano, em toda a sua produção de líquidos, já possui um processo natural de drenagem o qual pode ser afetado por alguma disfunção ou ocorrência externa.

 

A Drenagem Linfática esvazia o líquido retido na pele, criando condições mais adequadas para a intervenção de outros procedimentos como a ionização ou o laser. Exerce ainda, efeitos sobre o sistema nervoso de forma tranqüilizante, relaxante e analgésico. Estimula as trocas metabólicas, melhorando a nutrição das células da região.  Além da drenagem linfática manual existe a mecânica, tanto que existem inúmeros aparelhos instalados em clínicas de estéticas e consultórios médicos com a função de aplicar no paciente a drenagem linfática.

 

Já para alguns especialistas o ideal é associar as duas opções a mecânica e a manual, pois só assim é possível conciliar conforto com contato direto e sutil feito pelas mãos do profissional, considerado insubstituível aos pacientes. Como explica o empresário Cristiano Paganin, diretor da Tone Derm, que desenvolveu com exclusividade o Tone Dreno. “É um equipamento que contém drenagem vibratória, além de um modo confortável e elegante de se fazer drenagem que auxilia o profissional, facilitando a massagem. O paciente é bem acomodado numa estrutura apoiada na maca, possibilitando que as pernas fiquem em um ângulo de 90 graus e, deste modo, potencializa as ações da drenagem linfática", explica Paganin.

 

Opções de tratamentos não faltam, o mais interessante está em procurar profissionais sérios que não oferecem soluções milagrosas que podem comprometer a saúde, os resultados e os investimentos financeiros. É interessante lembrar que a drenagem linfática é uma importante ferramenta, mas coadjuvante em vários tratamentos estéticos, como no caso de celulite, de gordura localizada, de emagrecimento e é fundamental em situações de pré e pós operatórios, como por exemplo,  cirurgia plástica e de vasculares.


DR. ARY ELWING

ü      

            Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos;

ü       Angiologia e Cirurgia Vascular Periférica;

ü       Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular Periférica no Hospital das Clínicas da FMUSP;

ü       Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela CFM;

ü       Especialista em Tratamentos a Laser;

ü       Membro titular da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia;

ü       Médico referência do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital São Luiz Morumbi;

ü       Responsável pelo serviço de vascular do centro de Laser do Hospital Israelita Albert Einstein;

ü       Coordenador Científico de Cirurgia Vascular da Sociedade Brasileira de Lase

       Membro Titular da Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia.

 

 

 ORLANDO SANCHES

 

        

 

      Idealizador da Clínica Pós Op, especializada em pré e pós operatórios;

        

         Esteticista e consultor do SENAC;

 

 

CRISTIANO PAGANIN

 

        
       Diretor comercial e de desenvolvimento da empresa de aparelhos eletrônicos na área estética e médica da Tone Derm;

       

         Diretor de novas tecnologias da Câmara de Industria e comércio de Caixias do Sul.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:

Fonte:Grazia Nicosia