Rio de Janeiro, 21 de Setembro de 2020

Alimentos que embelezam e protegem o corpo

Alimentos que embelezam e protegem o corpo

Cremes, géis e uma infinidade de produtos estéticos ajudam muito a deixar a pele, os cabelos e a até as unhas mais bonitas. Mas, segundo nutricionistas, nada disso funciona sem uma dieta adequada. Para especialistas, o segredo de um corpo mais bonito e saudável está nos alimentos ricos em proteínas, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes.

A receita de beleza da nutricionista Regina Sarmento inclui boa hidratação diária, com água e sucos, frutas (principalmente cítricas), gelatina, vegetais folhosos e peixes.

- Para dar mais vida aos cabelos é essencial beber diariamente muita água, sucos, leite e derivados, além de dar preferência a vegetais e frutas amarelos. Outra boa dica é consumir vegetais folhosos temperados com azeite extravirgem - ensina Regina.

Quanto mais colorida a refeição maior o benefício

Ela tem outras sugestões para um corpo saudável e bonito. Para ter a pele mais bronzeada, a nutricionista receita beber, antes da praia ou da piscina, suco de laranja com cenoura. Já os fumantes podem retardar o envelhecimento precoce consumindo mais vitamina C e fazendo boa hidratação. Quem pratica atividade física regularmente deve consumir mais cereais, fontes de energia.

Para limpar a pele e regularizar o intestino e o humor, Regina recomenda comer mais mamão, maçã e ameixa; alimentos ricos em fibras, incluindo cereais em flocos, pão, arroz integrais e pequenas porções de castanhas:

- Quem quiser a pele e os cabelos mais bonitos precisa fazer de cinco a seis refeições por dia, preparando combinações coloridas, e consumir produtos integrais, carnes brancas e magras.

 

Já a nutricionista Sheila Wowczyk, diretora da NUC - Clínica Integrada de Nutrição e de Cronobiologia, diz que a pele mais bonita depende muito do bom funcionamento do intestino. Isso significa comer mais fibras e restringir ou até mesmo evitar o consumo de gorduras e frituras.

Sheila receita ainda peixes como salmão, sardinha e arenque, pelo menos uma vez por semana. Eles são ricos em ômega 3, ácido que atua como protetor das artérias. Para retardar o envelhecimento nada melhor que beber diariamente o chá verde, rico em polifenóis (antioxidantes naturais).

- Ele protege o coração e combate infecções - diz.

Ângela Lerner, nutricionista do Spa Estação do Corpo, prefere receitar um maior consumo de alimentos à base de soja. Eles contêm isoflavonas e são excelentes para a mulher depois da menopausa, porque alivia os sintomas nessa fase, como ondas de calor.

- A soja previne contra a osteoporose e protege contra certos tipos de câncer. Não se deve esquecer o consumo de alimentos ricos em licopeno, como o tomate - especialmente o extrato - a melancia e goiaba. Ele tem função antioxidante - acrescenta Ângela.

Outra sugestão de Ângela é a linhaça. O óleo de linhaça, rico em ômega 3, melhora a saúde dos cabelos, da pele e das unhas, além de ser útil contra acne, eczema, psoríase e queimaduras solares.

O nutricionista Leonardo Haus prefere as saladas:

- A pessoa deve comer diariamente salada. Vale a pena preparar uma com alface, espinafre, rabanetes, feijões, semente de linhaça, temperados com iogurte natural, azeite, alho, cebola e alecrim. Essa receita é rica em carotenóides e reforça a membrana celular.

Para a nutricionista Virginia Barroso Nascimento, a dieta para tornar a pele, o cabelo e as unhas saudáveis é a mesma que mantém o bom funcionamento do organismo. Por isso recomenda refeições diárias com vegetais. Eles hidratam, energizam e renovam as células. Também não podem faltar proteínas e grãos.

Virginia lembra que as vitaminas, os minerais e as substâncias antioxidantes, além da água, presentes nos vegetais, são responsáveis pela ação plástica das células. E as dietas de vegetais de cores variadas são as melhores.

Zinco reforça defesas das células e efeito cicatrizante

- Entre os alimentos que ajudam a ter corpo belo e saudável, sem acréscimo calórico, estão alfaces, acelga, rúcula, agrião, aipo, pepino, pimentões, cenoura, tomate, alho, mamão, pêssego, pêra, melão, melancia e kiwi - afirma Virginia.

A nutricionista Elizabeth Vilhena também aconselha maior consumo de alimentos ricos em ômega 3 para se manter jovem. De preferência associados à vitamina E. Ela está no azeite de oliva e nas nozes, entre outros alimentos, e contém um potente antioxidante. E o zinco (encontrado alimentos como peixes) tem ação cicatrizante e protege o sistema imunológico:

- Contra acne é bom comer diariamente alimentos ricos em vitamina B6, como peixes, aves, carnes vermelhas, grão-de-bico, batatas e banana, e tomate, fonte de vitamina A e cálcio. Ele é útil na síntese das fibras de colágeno e da elastina, responsáveis pela maciez e elasticidade de pele.

Receitas de beleza

ACNE: Uma boa dica para prevenir e tratar acne é consumir suplementos com vitamina A, zinco e cobre. Especialistas também recomendam óleo de linhaça (uma colher de sopa por dia, misturado aos alimentos) e óleo de prímula (um grama, três vezes ao dia, nas refeições).

CABELOS: Suplementos com ácidos graxos essenciais, como óleo de linhaça e de prímula, revitalizam os cabelos. Para combater a oleosidade e a descamação, recomendam-se vitaminas do complexo B. O selênio estimula o crescimento.

UNHAS: Para fortalecer as unhas, especialistas receitam biotina e outras vitaminas do complexo B, ingeridas com complexo de aminoácidos, e vitaminas C e E. A nutricionista Cintia Biehl diz que para ter cabelos e unhas fortes com brilho é preciso comer proteínas, lipídios, zinco (carnes, ovos, fígado e ostras), vitamina D, vitamina A (fígado e óleo vegetais), cálcio, magnésio (vegetais com folhas verdes escuras), além de beber 2 litros de água pura por dia.

Crédito:Anna Beth

Autor:Redação

Fonte:Parana On Line