A aplicação de BOTOX® (toxina botulínica tipo A) é considerada uma terapia revolucionária no combate às rugas e linhas de expressão.
Com o passar do tempo, a classe médica observa uma nova tendência na utilização do medicamento: a individualização na aplicação do BOTOX.
Esta nova tendência, que contribui para aumentar o grau de satisfação dos pacientes, consiste basicamente em evitar padrões fixos de aplicação.
Não há uma “receita” única para cada pessoa.
Durante o tratamento, o médico procura conhecer seu paciente, não somente considerando as características clínicas, mas também seus desejos e expectativas.
Cada paciente tem um objetivo diferente com o tratamento.
“Conhecer profundamente o paciente permite ao médico esclarecer expectativas irreais, sugerir novas possibilidades de tratamento e concentrar-se em particularidades da fisionomia de cada pessoa, trabalhando especificamente sobre elas”, explica o Dr. Rafael Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A versatilidade do tratamento com BOTOX, juntamente com a individualização da técnica, permite ao médico buscar resultados mais ou menos naturais, de acordo com o desejo de cada paciente.
Há pacientes que querem suavizar as rugas sem paralisar totalmente a expressão, como é o caso de grande parte dos atores e atrizes, que dependem das expressões faciais em seu trabalho.
Mas embora a tendência atual dos procedimentos para rejuvenescimento seja a de refletir a naturalidade da expressão facial, há pacientes que procuram resultados mais artificiais.
A versatilidade da técnica e o manejo individual do produto permitem que o médico possa atingir estes resultados.
“Os pacientes são diferentes uns dos outros. É preciso levar em consideração uma série de fatores, como anatomia do músculo, idade e sexo do paciente”, argumenta Dr. André Braz, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Isso exige que o médico tenha não somente o conhecimento e treinamento no manejo do produto, mas também a habilidade para lidar com os pacientes e interagir com eles.
“O médico precisa ouvir e atender o que o paciente quer, por isso é muito importante que o especialista avalie a necessidade de resultado para o paciente”, diz o Dr. Rafael.
6 mitos e verdades sobre o tratamento com BOTOX®
BOTOX® deixa o rosto sem expressão? | Não necessariamente. BOTOX® relaxa os músculos onde é injetado. O grau de relaxamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo da dosagem utilizada do medicamento. O tratamento individualizado oferece resultados de acordo com a necessidade de cada paciente. O mais importante é procurar um médico habilitado e treinado para realizar o procedimento. |
BOTOX® aumenta a boca? | BOTOX® não aumenta o volume, mas sim relaxa os músculos onde é injetado. O procedimento com capacidade de aumentar volume é o preenchimento facial. |
A aplicação de BOTOX® é dolorida? | A aplicação de BOTOX® é praticamente indolor, pois é realizada com uma seringa especial com agulha bem fina. Para pacientes mais sensíveis, pode ser utilizado um anestésico tópico local. |
Existe BOTOX® em creme? | Não existe toxina botulínica tipo A em apresentação tópica, por isso não existe nenhum creme com BOTOX® em sua formulação. Os cremes atuam superficialmente na pele, melhorando a hidratação e as rugas finas, superficiais. BOTOX® atua no músculo responsável pela formação das rugas de expressão. |
Qual a idade mínima para fazer esse tipo de tratamento pela primeira vez? | Não existe uma idade mínima para o início do tratamento. O mais importante é ter a indicação apropriada para o tratamento. BOTOX® não é somente uma aplicação, mas sim um tratamento, pois melhora as rugas atuais e previne a formação de novas rugas através da reeducação da mímica facial. |
O efeito de BOTOX® é imediato? | Não. Os primeiros efeitos do tratamento serão percebidos em aproximadamente 48-72 horas, mas o prazo pode variar de paciente para paciente. |
Sobre a Allergan e BOTOX®
A Allergan, fabricante do BOTOX® (Toxina Botulínica Tipo A) é líder e pioneira na produção e distribuição da Toxina Botulínica tipo A.
No Brasil, BOTOX® foi aprovado pela Anvisa para o tratamento de linhas faciais hipercinéticas e hiperidrose axilar e palmar no ano de 2000.
Para assegurar que BOTOX® (Toxina Botulínica Tipo A) seja indicado e aplicado corretamente e de acordo com as necessidades dos pacientes, a Allergan promove programas intensivos de treinamento e atualização para os médicos.
Crédito:Fatima Nazareth
Autor:Amanda Cardoso
Fonte:Burson-Marsteller Brazil