Rio de Janeiro, 18 de Abril de 2024

Agulhas da beleza

 
Envelhecer é um processo natural que ocorre desde que nascemos. Porém, por mais que mulheres e homens – em menor escala – tentem evitar ou esconder, as rugas, cedou ou tarde, aparecem e não há como escapar ou esconder. Uma nova ‘arma’ que tem feito sucesso, principalmente entre o público feminino,  como forma de prevenção e tratamento de rugas é a Acupuntura Estética.
 
 
A técnica auxilia no combate das linhas de expressão, melhora o tônus da pele e, com isso, previne o envelhecimento facial. O sucesso é tanto, que as “agulhas da beleza”, têm comprovado sua eficácia no relaxamento e tonificação dos músculos da face, restituindo a forma anterior, além de provocar o aumento da produção de colágeno e de dar mais brilho à pele. “O tratamento tanto previne como ameniza. Por isso é interessante fazer as aplicações o quanto antes”, alerta o médico Gláucio Costa de Oliveira, especialista em acuputura pela Universidade de São Paulo (USP).
 
 
As "picadas do bem" alteram a circulação sangüínea, permitindo maior oxigenação dos tecidos e suporte de nutrientes. Mas os benefícios da acupuntura em prol da beleza não param por aí. Ela também auxilia nos casos de celulite - o terror das mulheres - , e nos casos de acne - acentuada a moderada.
 
 
O tratamento e o número de sessões é realizado de acordo com a necessidade de cada paciente. Segundo Oliveira, são indicadas de duas a três sessões por semana. “Na quinta sessão já é possível ver o resultado”, garante. A paciente deve fazer, no mínimo, 15 sessões. No entanto, vale ressaltar que o resultado do tratamento é individualizado porque leva em consideração as alterações físicas e emocionais de cada pessoa. “As agulhas estimulam as fibras musculares melhorando o tônus muscular”, explicou Oliveira, que também é ginecologista/obstetra e membro da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura (SMBA).
 
 
A eficácia do tratamento é comprovada cientificamente, segundo o especialista. Em 1996, um artigo no Journal of Clinical Acupuncture, relatou que 300 pessoas foram tratadas com acupuntura facial, e constatou-se efeitos benéficos em 90% da amostra, como melhor elasticidade nos músculos faciais, pele mais macia e menos rugas.
 
 
 
O que é Acupuntura:
 
 
É um tratamento que busca equilibrar o organismo através da inserção, em pontos específicos da pele, de agulhas especiais. A acupuntura é a prática fundamental da Medicina Tradicional Chinesa, usada há mais de 5000 anos no Oriente e hoje difundida no Ocidente.
 
 
Os fundamentos da Acupuntura têm comprovação científica no Brasil e a prática médica está entre as 50 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A técnica se baseia em energias que percorrem o corpo.
Esses trajetos, - meridianos ou canais de energia -, passam pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele e estruturas próximo, como, tecido subcutâneo, músculos, tendões e outras.
 
Nos trajetos dos meridianos foram mapeados pontos, que podem ser alcançados por agulhas, permitindo que sejam estimulados ou sedados, conforme o caso, para desbloquear a passagem da energia e permitir sua circulação e distribuição pelo organismo.
 
 
Ficará a critério do médico acupunturista selecionar e fazer a combinação dos pontos mais adequados para colocação das agulhas no paciente, de acordo com as desarmonias e características do paciente.
           
 
 
Clínica de Acupuntura
Médico Gláucio Costa de Oliveira
Rua Barbosa da Cunha, 887 – bairro Guanabara
Campinas – São Paulo
Fone: (19) 3241-0800/3241-0416
 

 
 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Rose Guglielminetti

Fonte:Médico Gláucio Costa de Oliveira