Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Com a chegada do verão, alguns cuidados com a pele são essenciais para que o sol não seja nosso inimigo

Com a chegada do verão, alguns cuidados com a pele são essenciais para que o sol não seja nosso inimigo
A opinião é comum: verão é sinônimo de praia, sol, calor, piscina, corpo sarado e alegria.
E com ele, o perigo do sol em excesso, das manchas e do câncer de pele.
 
 
Mas no verão 2006, atravessamos um novo momento: passamos pela fase de tudo que se fazia para pegar aquele bronzeado, que seguiu a fase onde tudo era perigoso e as doenças de pele se intensificaram, mas agora temos a nosso dispor inovações em cremes e equipamentos que, além de propiciar um bronzeado ideal, protegem e tratam a pele.
 
Uma revolução em tratamentos especiais para essa estação tão aguardada por nós, brasileiros incentiva as mulheres a saírem da sombra e aproveitarem os dias ensolarados. Veja as dicas que o médico dermatologista e cosmiatra Dr Jardis Volpe selecionou para prepararmos nossa pele e nosso corpo para essa estação maravilhosa e siga bonita com saúde até o outono!
 
 
Bronzeamento
 
 
Sempre se exponha ao sol com protetor solar (pelo menos 30).
 
É errado baixar o fator para conquistar o bronzeado mais rápido, pois além de deixar a pele mais grossa e ressecada, não impede o risco de um câncer de pele. Dr.Jardis Volpe receita o ECTOIN em cremes manipulados: é uma enzima extraída de bactérias sobreviventes no deserto africano. “Essa enzima previne a destruição celular e os danos químicos causados pelos raios UV na pele”, diz o cosmiatra. “Também conserva a umidade da pele, reduz a formação de células queimadas pelo sol e induz a formação de proteína mais rapidamente”.
 
 
Como proteção solar, a novidade fica por conta do Tinosorb, agente de proteção solar que atende aos rigorosos padrões australianos de fotoproteção. Seu grande diferencial é a praticidade. Fotoestável, pode ser aplicado três vezes ao dia na praia, e não a cada 2 horas, e 2 vezes ao dia na cidade. É incorporado em cremes manipulados.
 
 
Mas se a opção é acelerar o bronzeado, nada de ficar exposto no horário de sol mais forte! Dr.Jardis Volpe orienta para cremes com TIROSTAN, que é um acelerador do bronzeado. Por conter tiroxina, precursor do pigmento melanina, ele ajuda a bronzear-se mais rápido, sem causar danos à pele.
 
 
Hidratação
 
Para hidratar, o médico indica hidratantes de alta potência, como o AQUAPORINE, que age aumentando o fluxo de água nas camadas mais profundas da pele para as mais superficiais.
Ele torna-se diferenciado à medida que induz a circulação de água entre os canais protéicos das células, mecanismo até então jamais visto no segmento dermocosmético. Essa hidratação profunda proporciona uma ação anti-oxidante, que previne o envelhecimento, protegendo a pele contra os danos do sol.
 
É incorporado em cremes, géis e hidratantes manipulados. Entre os anti-oxidantes, as vitaminas C e E são ótimas opções quando aliadas a protetores solares, pois evitam os efeitos nocivos do sol. A novidade é o cosmético inteligente SMARTVECTOR, que libera essas vitaminas apenas quando há sinal de danos nas células devido ao sol.
 
 
 
Manchas de pele
 
Sol e manchas de pele andam juntos.
Quem tem pele com tendência a manchas, deve permanecer ao sol só se estiver usando despigmentantes, como o Ácido Kójico e o Skin Whitening Complex. Ambos atuam no sistema melânico, com o diferencial ainda do Skin Whitening Complex ser especial para mulheres grávidas, atenuando as manchas peculiares da gravidez.
 
 
 
Pele do rosto
 
Nem todos os tratamentos para a pele do rosto são proibidos no verão. Dr.Jardis Volpe destaca dois tratamentos possíveis no cuidado da pele do rosto.
Peeling de cristal: a microdermoabrasão remove as células mortas superficiais, além de melhorar manchas leves e rugas finas. Indispensável para deixar o bronzeamento mais uniforme – tanto o natural quanto a jato. 
 
Indicado para cinco sessões. Tight-skin é uma alternativa para procedimentos a laser, que emite duas fontes contínuas de luz (âmbar e amarela), e promove melhora na textura e densidade da pele, estimulando fibras COLAGENOSAS e combatendo a flacidez. Duas sessões semanais, sem efeitos colaterais melhoram a flacidez e deixam a pele mais viçosa, com brilho e encorpada.
 
 
 
Roupas e acessórios
 
Nesta estação, é muito importante o uso de roupas de algodão, que filtram 90% das radiações, enquanto os materiais sintéticos bloqueiam, apenas, 30%. Outro objeto importantíssimo no verão são os óculos escuros, que protegem do risco causado pela irradiação das estruturas intra-oculares.
 
 
 
Alimentação
 
 
Uma alimentação saudável é fundamental em todas as estações do ano, no entanto, o verão pede alimentos mais leves e frescos devido a pouca umidade do ar e às altas temperaturas.
Fibras, leucopenos (tomate), leguminosas e frutas são os mais recomendados, além de, é claro, ingerir dois litros de água por dia.
 
 
Cabelos
 
Os cabelos também são vítimas do verão.
O médico recomenda tratamento especial para esta estação, aplicando laser nos cabelos, uma técnica recém-chegada ao Brasil e já praticada pelo Dr Jardis Volpe, que ativa a microcirculação do couro cabeludo e estimula o ATP (fonte de energia da célula), levando à multiplicação celular da raiz do cabelo. “Esse processo revigora o folículo piloso, através da fotobioestimulação, aumentando a velocidade de crescimento e a resistência dos fios”, comenta Dr Jardis.
 
 
Os peelings para o cabelo também são uma ótima opção. Com uma sessão a cada semana, o peeling trata dermatites, irritação por causa de tinturas e oleosidade. Aplica-se um shampoo com agentes hidratantes, auxiliando na conservação da estrutura capilar e dos fios.
 
 
Agora, a chegada do verão também traz uma grande preocupação, especialmente entre as mulheres: o corpo. Existem muitos tratamentos e equipamentos que auxiliam na busca pelo “corpinho do verão”, mas entre eles, o Dr Jardis Volpe destaca dois que são grandes novidades na indústria da estética:
 
 
Celulaser: tradicional endermologia associado a laser, reduz medidas, melhora a textura da pele e irregularidades de celulite e flacidez. Pode ser feito de três a quatro vezes por semana, em média de 12 a 20 sessões.
 
 
Accent: aparelho de radiofreqüência muito potente no combate à celulite, flacidez e gordura localizada. Cinco sessões semanais são suficientes para melhorar o contorno corporal e as irregularidades de “casa de laranja”. A pele fica mais “colada”. Pode ser usada em qualquer parte do corpo ou do rosto, como braços, barriga, culote e glúteos, em cinco sessões, uma a cada 15 dias.
 
Várias dicas e opções para um verão mais saudável e mais bonito: procure sempre o produto e tratamento mais adequado para você, não abuse, e sempre consulte um especialista. Bom sol!
 
 
 
Jornalista responsável:
Maria Alice Amoroso Nunes (Mtb-SP 11.239)
Holding Comunicações
Av. Paes de Barros, 2659 - cj. 27
São Paulo - SP
11-6161-7919/ 11-6163-4192/ 11-9999-6161
maria.alice@holdingcom.com.br
 
 

Crédito:Maria Alice Amoroso Nunes

Autor:Dr. Jardis Volpe

Fonte:Holding Comunicações