O envelhecimento da pele e o surgimento das primeiras rugas na região do pescoço e colo começam normalmente entre os 25 e 30 anos.
As causas principais são: exposição solar diária, sem proteção correta, posição inadequada ao dormir e contração dos músculos peitorais durante exercícios físicos.
Contudo, é possível evitar este envelhecimento precoce, alerta a dermatologista Carolina Ferolla.
"O primeiro cuidado que se deve tomar é não esquecer o filtro solar aliado a um bom hidratante diariamente, além disso, é possível aliar algumas vitaminas e alguns produtos tópicos que vão ajudar de diferentes formas na manutenção de uma pele bonita, jovem e saudável do pescoço e colo". Explicou a médica.
Existem seis medicamentos tópicos que se destacam no tratamento e prevenção das linhas de expressão e rugas no colo e pescoço: os Retinóides Tópicos: eles estimulam a renovação celular, aumentando a elasticidade cutânea e suavizando as rugas e linhas de expressão.
Os alfa-hidroxiácidos e os polihidroxiácidos, que diminuem a espessura da epiderme e favorecem a formação e depósito de colágeno na derme.
As Vitaminas que agem como protetoras, antioxidantes e corretivas, os regeneradores que refazem o tecido lesado, nutrem e hidratam a região e por ultimo os neurocosméticos.
Mas se a pele já estiver comprometida é possível aplicar alguns tratamentos, Intradermoterapia: são aplicadas microdoses de medicamentos diretamente na região afetada, como a vitamina C e o silício, pode ser usada para o tratamento de rugas, flacidez de pele ou desidratação do colo. Outra opção é o DMAE injetável, com resultados satisfatórios.
O Peeling também apresenta bons resultados. Contudo, deve ser feito superficialmente e respeitando todos os cuidados pós-peeling.
Em alguns casos a Toxina Botulínica tem sido empregada com resultado satisfatório, principalmente para as rugas formadas devido à contração dos músculos peitorais ou pela posição durante o sono.
Nos casos mais extremos em que as lesões causadas pelo envelhecimento já então instaladas o mais indicado é o lazer.
Mas vale lembrar: tratamento é a PREVENÇAO.
Crédito:Anna Beth
Autor:Silvana Nogueira
Fonte:Clinica Carolina Ferolla