Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Conheça os Benefícios da Blefaroplastia

Conheça os Benefícios da Blefaroplastia

Homens e mulheres têm procurado cada vez mais a blefaroplastia, cirurgia que corrige os excessos de pele da pálpebra superior e da pálpebra inferior, retirando também as bolsas de gordura, que podem aparecer precocemente, por pré-disposição genética ou pelo passar dos anos, com a perda natural de elasticidade da pele.

 

A blefaroplastia ainda é uma cirurgia mais procurada pelas mulheres, mas, ultimamente, registra-se um crescimento por este tipo de procedimento por parte da ala masculina. Além das “gordurinhas” que reforçam o aspecto envelhecido e cansado da face, popularmente conhecidas como “bolsas de gordura”, o tecido das pálpebras, inferiores e superiores, também fica flácido e cai. “Quando isto acontece, a solução é a blefaroplastia, uma cirurgia plástica específica para corrigir as deformidades das pálpebras”, afirma o cirurgião plástico Lecy Marcondes Cabral.

 

A cirurgia

 

O maior objetivo da blefaroplastia é eliminar o excesso de pele e gordura ao redor dos olhos, fruto, em alguns casos, de doenças oculares. O excesso de gordura nos olhos já começa a aparecer a partir dos 30 anos. O grau de intensidade do excesso de gordura ou de pele vai depender, sobretudo, da qualidade do tecido de cada pessoa e de fatores genéticos e características familiares. Há casos mais graves em que a pele da pálpebra superior chega a cair por cima dos cílios, ficando quase à frente da pupila, prejudicando a visão, situação em que o paciente é submetido a uma cirurgia funcional e não de caráter meramente estético.

 

A blefaroplastia, segundo Cabral, é uma cirurgia simples, mas delicada. Dura, em média, 40 minutos, é feita com anestesia local, o que permite ao paciente ir para casa de imediato. “Para realizá-la adequadamente, o cirurgião mede a quantidade de pele ou gordura a ser retirada e depois realiza a incisão. Deve-se tomar muito cuidado pois a retirada excessiva de pele ou gordura pode dar um aspecto sem mobilidade ao olho, transformando o olhar do paciente e prejudicando a ação de piscar, gerando o ressecamento ocular”, alerta o médico.

 

A cirurgia, lembra Cabral, não tem o objetivo de eliminar rugas e ‘pés-de-galinha’. A cirurgia das pálpebras pode até amenizar as rugas na região dos olhos, mas não é este o seu propósito maior.

 

Ao término da intervenção cirúrgica, a recuperação também é simples. Não há oclusão dos olhos e, geralmente, não existem dores no pós-operatório. “A recomendação é que o paciente afaste-se por apenas uma semana de sua atividades profissionais e sociais. Compressas com água gelada também ajudam a diminuir o inchaço e a roxidão do local, que podem permanecer de 7 a 30 dias após a cirurgia”, alerta o cirugião.

 

O resultado pleno da cirurgia é obtido depois de três meses, quando há a acomodação dos tecidos e a cicatrização completa. Durante todo este período, o paciente deve evitar tomar sol para que manchas escuras não apareçam no rosto.

 

Lecy Marcondes Cabral

 

Com 23 anos de profissão, o paulistano Lecy Marcondes Cabral é mestre em cirurgia plástica pela Escola Paulista de Medicina, onde apresentou dissertação sobre o emprego da pele sintética para o tratamento de queimados. Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz – onde também compõe a Comissão de Ética Médica – e do Hospital Israelita Albert Einstein. É o diretor da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

 

SERVIÇO:

Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo

Endereço: Rua Dr. Sodré, 122. Conjunto 75.

Vila Nova Conceição.

Atendimento: De segunda a sexta.

Horário: 08h30min às 18h30min horas.

Telefone: (11) 3845 0802.

Site: www.plastica.com.br  

 

 

Crédito:Márcia Wirth

Autor:Márcia Wirth

Fonte:www.plastica.com.br