Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2024

Veja quais fatores causam o corte químico

Os cuidados relacionados à saúde corporal costumam ser diversos, levando em conta a própria pluralidade de sistemas disponíveis dentro do organismo do ser humano. Até mesmo seu cabelo precisa de uma atenção em particular, para evitar um corte químico.

Um efeito direto do uso constante de produtos químicos, em busca de manter os seus fios em algum tipo de estado específico, principalmente em relação da transformação forçada do seu cabelo, fazendo com que um fio crespo alcance um modelo mais liso.

E o mesmo pode ser dito sobre outras mudanças capilares, que devem ser conquistadas por meio de um tratamento adequado, com o uso de substâncias corretas, que ao invés de agredirem a qualidade de um fio, possam agir na sua manutenção de brilho e vida.

Permitindo assim a adoção de um tratamento mais adequado em relação à saúde do seu cabelo. Pois da mesma forma como ocorre com outras partes do corpo, existe a necessidade de se adotar um cuidado específico, para garantir a longevidade dos seus fios.

Impedindo não só que o seu cabelo caia, diante de uma quebra frequente desses fios, mas também que ele mantenha uma grande qualidade visual, alcançando assim o mesmo tipo de perfil que pode ser visto nas embalagens de produtos capilares, por exemplo.

Mas para se ter acesso a esse perfil capilar em específico, é importante ter atenção aos componentes, para identificar quais deles são positivos para a saúde dos seus fios, e quais podem não ser tão benéficos assim, para que não tenha nenhum destino final de resíduos perigosos

Principalmente se levar em conta as características associadas ao seu perfil capilar, já que o problema pode estar não nos produtos em si, mas na forma em que eles são combinados com a composição dos seus fios naturais.

Sendo importante observar tudo isso, para evitar o tão temido corte químico, capaz de resultar em danos irreparáveis para a saúde do seu cabelo.

Os danos que um corte químico pode causar

Dentro de um salão de beleza ou espaço de tratamento capilar, o maior desafio que pode ser encontrado pelos profissionais ali presentes é em relação sobre como lidar com um possível corte químico, apresentado na composição capilar dos seus clientes.

Evento esse que está associado a um estado no qual os fios de cabelos de uma pessoa começam a se danificar, resultando assim em fios que se quebram com facilidade, tendo como razão para isso o uso de produtos químicos em excesso ou não indicados.

Pois a mesma química que promete fazer com que os seus fios alcancem uma composição específica, podem fazer com que o seu cabelo passe por um negativo processo de transformação, modificando o fio de tal maneira que ele acaba perdendo seus nutrientes.

Fazendo então com que alguém possa ostentar em sua cabeça não só um cabelo seco, cheio de frizz e sem brilho, mas em casos mais graves podem levar alguém a perder todos os seus fios, afetando assim a autoestima do indivíduo de maneira impactante.

Ainda mais com o público feminino, no qual o tratamento dos seus fios de cabelo acabam recebendo uma atenção maior.

Mesmo que seja somente para compor um visual adequado, com um estilo que combine com a sua bolsa térmica fitness recém-adquirida, não se esqueça da saúde capilar.

Sendo diversos os motivos por trás dessa possível queda de cabelo, como:

  • Falta de alimentação;

  • Ocorrência de certas doenças;

  • Situações constantes de estresse;

  • Traços hereditários.

Pontos que precisam ser vistos com atenção, para assim resguardar a saúde e a qualidade dos seus fios. No entanto, existem outros motivos pela queda do seu cabelo que é o citado corte químico, um processo que ataca a própria fibra capilar, afetando a saúde dos fios.

Existindo fatores específicos que podem explicar esse tipo de evento capilar negativo, sendo eles:

Excesso de química

Naturalmente o corpo humano já possui uma composição química adequada, o que envolve também a formação dos seus fios, de acordo até mesmo com os seus traços hereditários, recebendo pelo estilo de cabelo presente em toda a sua família.

Um estilo que pode não ser o preferido de um indivíduo, o fazendo procurar por tratamentos estéticos que atuem na transformação completa deste fio, sendo necessário muitas vezes o uso de produtos de forte composição, contando com um excesso de ativos químicos.

Algo a ser evitado, já que muitos desses produtos sequer são reconhecidos pela Anvisa (Agência Nacional Vigilância Sanitária) podendo trazer riscos à saúde.

Tratando-se de substância capazes de modificar toda a estrutura do seu fio, levando ao processo conhecido como corte químico e nem mesmo um chuveiro de emergencia pode evitar que isso aconteça.

Combinação de produtos químicos

Em alguns casos, pode até ser que a pessoa em tratamento capilar tenha pesquisado e não tenha achado nenhum tipo de contra-indicação com um produto específico, mas mesmo assim o seu uso pode levar ao temido estado de corte químico.

E isso ocorre pela forma em que sua composição química não reage muito bem com as características de outros produtos que estão sendo aplicados ao seu cabelo ao mesmo tempo, contando cada com uma estrutura incompatível entre si.

Logo, da mesma forma em que uma controladoria empresarial deve observar todos os contratos realizados em uma empresa, para a partir disso definir as melhores decisões para um negócio, um tratamento capilar correto deve levar em conta todos os produtos utilizados.

Composição fraca dos fios

Mesmo evitando o excesso de química, assim como a combinação irregular de produtos capilares, pode ser que o seu cabelo mesmo assim chegue a um estado de corte química, reagindo negativamente ao mais fraco dos produtos.

Algo que se dá pelo próprio estado natural do fio, que por razões diversas pode se encontrar em uma condição frágil, não conseguindo suportar nenhum tipo de aditivo químico que pode estar sendo aplicado à sua fraca estrutura no momento.

Sendo o mesmo caso de outras partes do corpo que podem não reagir muito bem a um tratamento médico, sendo necessário então observar antes o estado real do organismo, assim como o uso adequado de descartaveis cirúrgicos em certos procedimentos.

O mesmo tipo de cuidado que deve ser tido com o seu cabelo, sendo indicado fazer o teste com apenas uma mecha de cabelo, observando assim os resultados dessa aplicação, para a partir disso definir qual é o tratamento capilar adequado.

De forma a evitar algumas características comuns associadas ao corte químico, como a presença de fios sem brilho, com pontas duplas, além de contar com uma queda excessiva de cabelo.

Mas caso seu cabelo esteja nesse estado, não significa também que ele esteja em um nível irrecuperável, pois existem tratamentos capilares voltados justamente à recuperação dos seus fios após um corte químico.

Tratamentos capilares indicados

Da mesma forma que uma empresa precisa alugar galpão para expandir após perceber um aumento na sua demanda de produtos, é necessário adotar um tratamento capilar indicado, após perceber um aumento crescente de características negativas em seu cabelo.

Já que pode se tratar de um caso de corte químico. E para resolver esse tipo de problema, as seguintes opções devem ser consideradas:

Adoção de produtos de reconstrução capilar

Da mesma forma que uma química inadequada pode danificar seus fios, o uso de um produto correto pode fazê-lo se recuperar, existindo no mercado diversos cremes positivos nesse sentido, sendo preciso contar com a indicação de um profissional da área.

Diminuir a frequência de lavagens

Até mesmo produtos mais leves como shampoos e condicionadores podem conter um certo nível químico. Nada de preocupante, mas que em excesso pode prejudicar a saúde do seu cabelo, sendo recomendado lavá-lo somente entre uma a duas vezes por semana.

Corte de cabelo

Como seus fios se mostram muito danificados, a melhor solução é optar por um corte de cabelo. Ação que fará seus fios crescerem novamente, sendo possível retirar com o tempo as pontas danificadas enquanto um novo fio saudável vai crescendo.

Cronograma capilar

Assim como um tratamento de saúde, o seu cabelo também precisa dos cuidados adequados, o que pode ser garantido a partir da adoção de um cronograma capilar. Um programa que funciona a partir de um conjunto de ações em seu cabelo.

Contando dentro de um mês geralmente com 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução. Um esquema que possa garantir a hidratação adequada dos fios, os fazendo superar os danos causados pelo corte químico.

No entanto, assim como nos diferentes formatos vistos em brindes personalizados bloco de anotações, é preciso observar também as características únicas de cada fio, de forma a montar um cronograma capilar adequado.

E o mesmo pode ser dito sobre qualquer um dos tratamentos citados, sendo importante adotar aquele que seja benéfico à saúde do seu cabelo.

Lembre-se, assim como você contrata um serviço de um sistema erp nota fiscal eletrônica para manter sua empresa organizada e bem estruturada, você sempre deve ter um acompanhamento profissional para manter a sua saúde capilar em dia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento