Uma das grandes preocupações de quem passa por uma cirurgia plástica é a cicatriz que resultará e as possíveis infecções e complicações por conta dos pontos cirúrgicos.
No entanto, um novo artifício vem sendo utilizado proporcionando comodidade, segurança e conforto para o fechamento dos pontos em situações específicas.
A cola cirúrgica, um líquido adesivo composto pela mesma substância básica dos adesivos instantâneos, foi criada para substituir a tradicional sutura. Ela sofreu adaptações químicas para ser usada na pele operada.Existe uma para uso externo, na pele, e outra para uso nos tecidos internos à base de fibrina.
Além da segurança, essa nova opção reduz a ansiedade, a dor do paciente e evita o retorno ao hospital para a retirada dos pontos, pois o produto sai sozinho, em média 30 dias depois de ser aplicado.
Segundo o cirurgião plástico Dr. Wagner Montenegro, a cola cirúrgica é utilizada após a costura, é colocada em cima da pele, diminui a tensão e mantém as bordas mais próximas.
É utilizada como um impermeabilizante para evitar pequenas infecções e a infiltração de líquidos na região suturada.
O cirurgião ainda explica que a cola pode ser utilizada em todas as cirurgias que não tenham mucosa envolvida.
Ela é capaz de melhorar a qualidade da cicatriz, acelerar o processo de cicatrização e reduzir a dor do paciente, além de contribuir para a melhora do nível de restabelecimento.
Apesar de ainda pouco utilizada no Brasil não existem relatos ou registros de casos de intolerância à substância utilizada. “Isso quer dizer que ela não apresenta contra-indicações, pois não causa reação alérgica no paciente”, finaliza o cirurgião.
Consultoria:
Dr. Wagner Montenegro, cirurgião plástico.
Crédito:Luiz Affonso
Autor:Dr. Wagner Montenegro
Fonte:www.plasticamontenegro.com.br