Amiga atirada
Como identificar
Essa nem faz questão de disfarçar a "intimidade" que tem com seu amor. Dança agarrada, fala no ouvido, solta indiretas. Já ele ou é cego ou finge que não percebe. E a outra adora, claro, pois seu principal objetivo é provocar você.
Nada de fazer cenas de ciúme. "Lembre-se de que você é a namorada, o que a deixa com vantagem", diz a psicóloga curitibana Mariliz Vargas, autora de A Sabedoria do Não (Rosea Nigra).
Como identificar
Eles namoraram durante séculos e têm amigos em comum. Seu amor diz que não pode evitá-la, pois são da mesma turma. Para ser honesta, a ex nunca fez nada contra você. Mas só a presença dela já a incomoda.
Amiga carinhosa
Como identificar
Ela chama você de "flor" ou "querida", adora abraçar, beijar e sentar no colo... do seu namorado! Tudo sem maldade, claro, afinal eles são amigos de dividir mamadeira. Se você tem vontade de arrancar os cabelos da bandida, saiba que o ciúme faz todo o sentido. "Amizade de verdade não inclui esse componente sexual. Se existe necessidade de carinho físico, a relação deixou de ser inocente", diz Mariliz.
Nesse caso, o segredo é não insinuar que existe algo entre os dois, ou pode acabar como louca e destruidora de amizades inocentes. Também nem pense em enfrentá-la, pois é o seu namorado quem deve cortá-la. Diga que não quer afastá-los, mas não se sente confortável com tanto contato físico. Se o moço não entender, lance a pergunta: "E se fosse um amigo bonitão se esfregando em mim?"
Amiga da ex
Como identificar
Ela é simpática, gente boa, tem namorado e nunca deu em cima do seu. Você adoraria a moça... se a melhor amiga dela não fosse justamente a ex do seu amor. Não chega a ser antipática ou grossa. Porém também não faz a menor questão de se aproximar e, sempre que seu namorado não está por perto, finge que você não existe.
Não adianta tentar ganhar a confiança da moça sendo simpática, pois daria a impressão de que precisa da aprovação dela. Se não quer ser sua amiga por achar que vai trair a confiança da ex, a melhor saída é ignorá-la. Você não tem culpa se seu amor preferiu a sua companhia.
Como identificar
É solteira, carente, tem passado triste e poucos amigos. Vive se apaixonando pelo homem errado, odeia o chefe, tem dívida no banco, está fora de forma e tudo da vida dela não funciona. Adivinhe quem a problemática escolheu como terapeuta. O amor da sua vida, claro.
Inverta o jogo e vire amiga dela. Talvez as ligações continuem, mas pelo menos serão no seu celular. "Quando estiverem mais próximas, procure ajudá-la, mostrando que se fazer de vítima só afasta as pessoas", explica Mariliz.
Como identificar
Ela é a super bem resolvida com a sua sexualidade: Gosta de tudo, e pronto. Já pegou metade da torcida do Flamengo, incluindo o mascote, e dirá incansavelmente que sempre preferiu ter amizade com homens, porque segundo a mesma, eles são muito mais “confiáveis” que as mulheres.
O final de semana para ela começa na quarta, e você terá que incorporar Buda, quando ela estiver com vocês.
Ela adora dançar. Ela vai descer até o chão, grudada feito um cachorro no cio, na perna do seu namorado, mesmo que esteja tocando Caetano Veloso, e achará a coisa mais normal do mundo, apoiar a mão na virilha do seu namorado, quando for pedir um gole de canudinho da bebida que ele comprou para você.
Afogue a bendita na água quente e faça uma canja.
Ela é aquela amiga que era sua, e que um belo dia você vê nas chamadas recebidas e/ou discadas do celular do seu namorado.
Ela começa a ligar para ele, conversar demais no MSN, e quando você for visitar a sua tia-avó doente em Petrolina, eles sairão para tomar um inofensivo chopp sábado à noite.
De todos os tipos, é o mais delicado. Você não quer perder nem a amizade, e nem o namorado, mas sabe que os dois nunca deveriam ter esquecido que a relação dos dois só é ligada por você.
A amiga de verdade!
Como identificar
Ela adora seu amado e quer vê-lo feliz. Está louca para conhecer você e já a adicionou no Orkut, mas os dois parecem ter muita intimidade.
Se a amizade for muito antiga, é natural que o rapaz se sinta mais íntimo da amiga. Calma. Com o tempo, você também conquistará seu posto e, se receptiva, pode acabar ganhando uma amiga e aliada valiosa.
Crédito:Fátima Nazareth
Autor:Redação
Fonte:Nova