Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Cuide bem de sua piscina

Com a diminuição da frequência de uso, é comum um certo desleixo no cuidado com as piscinas e o principal indicador de que ela precisa de atenção é o tom esverdeado da água.
 
Esta característica é sinal da presença de algas, o que significa que os índices de pH, cloro e alcalinidade estão fora do ideal. Neste caso, a demanda por produtos é maior e o resultado do tratamento é menos duradouro, aumentando o gasto do proprietário com a manutenção.
 
Segundo Mário Rovani, técnico da HidroAll, empresa líder no segmento de compostos clorados orgânicos no Brasil, a velocidade com que as algas se reproduzem no inverno é menor devido a baixa temperatura e incidência de chuvas. Por isso, a quantidade utilizada de cloro e algicidas nesta época também deveria diminuir. “Mas como proprietários descuidam da manutenção a economia não é tão significativa quanto deveria”, explica.
 
O especialista da HidroAll aconselha os proprietários a seguirem o tratamento passo-a-passo para recuperar a estabilidade da água e, posteriormente, economizar com a manutenção correta. Antes de iniciar o processo químico é necessário remover as folhas e outros materiais que possam estar suspensos na água ou depositados no fundo da piscina.  “Depois de tirar o excesso de material com uma redinha mesmo, o primeiro passo é testar e, se necessário, corrigir a alcalinidade total da água, com o uso do pH estável. Em seguida, vem a aplicação de uma dosagem de algicida de choque para a eliminação das algas. Se a infestação for muito grande pode ser necessária uma segunda aplicação”.
 
Rovani desaconselha a cloração de choque, pois além de ser inadequada para este caso, aumenta o custo do tratamento. “Vale lembrar que o cloro ajuda a inibir a infestação de algas, tendo como finalidade principal a desinfecção da água e não a eliminação das mesmas”. No dia seguinte à aplicação do algicida é indicado que as paredes da piscina sejam escovadas para soltar as algas que possam ter ficado presas.
 
O próximo passo é a aplicação do clarificante/floculante, que faz com que as algas mortas e outras partículas de sujeira se acumulem no fundo da piscina, dando condições para a ação seguinte: aspiração. Depois que a água estiver límpida e sem vestígios de algas, o proprietário pode partir para a etapa da cloração. “É importante optar pelo cloro estabilizado contra raios solares e que não altere o pH da água”.
 
Para evitar que as algas reapareçam, os índices da alcalinidade total, pH e do cloro devem ser monitorados, mantendo este último com residual de no mínimo 1 ppm todos os dias. Além disso, é ideal a utilização de um algicida de manutenção pelo menos uma vez por semana.
 
 
Piscina com grande concentração de algas e microorganismo
 
 
 
Piscina com índices equilibrados e ideal para o uso
 
 
Conheça os produtos da HidroAll
 
pH Estável
É indicado para acrescentar alcalinidade total na água da piscina. Seu uso evita variações freqüentes do pH, além de todos os inconvenientes decorrentes da baixa alcalinidade total como a infestação por algas, por exemplo.
 
HCL - Algicida de Choque
Elimina a infestação por algas. HCL não é volátil e é efetivo em qualquer pH. Quando for utilizado em piscinas de fibra/vinil, deve-se pré-dissolver o produto em um balde d’água, antes da aplicação.
 
Hidrofloc - clarificante/floculante
Produto à base de policloreto de alumínio fabricado com matéria-prima de alta qualidade. Altamente eficaz, Hidrofloc possui desempenho superior a qualquer outro similar a base de policloreto fabricado no Brasil. Eficaz em ampla faixa de pH e em baixíssima dosagem, atua sob condições em que os floculantes normais não funcionam. Hidrofloc aglomera partículas microscópicas dissolvidas na água, fazendo com que as mesmas passem a ser retidas pelo filtro.
 
Hidrosan 10 Kg
É um composto anidro clorado, bactericida, disponível na forma de grânulos finos, especialmente desenvolvido para águas brasileiras. O produto agrega o maior número de qualidades entre todos os compostos clorados existentes. Pode ser utilizado em todos os tipos de piscina, pois não mancha Fiberglass nem Vinil, não altera o pH da água e é estabilizado contra os raios solares.
Possui ainda, o mais baixo índice de insolúveis entre todos os compostos clorados, formando rapidamente ácido hipocloroso em contato com a água. O produto pode ser utilizado para tratamento de água de piscinas em residências, Spas, hotéis, clubes, academias e etc.
 
HidroAll do Brasil
Fundada em outubro de 1984, a Hidroall do Brasil é uma empresa voltada à fabricação de produtos para desinfecção de água, alimentos, piscinas, desinfetantes hospitalares, produtos para lavanderias, avicultura, entre outros.
 
Desde 1999, a empresa abandonou a produção, importação e comercialização de todos os derivados clorados de origem inorgânica, na busca por produtos eficazes e seguros. Atualmente, a marca é líder brasileira em compostos clorados de origem orgânica.
 
 

Crédito:Cristine Cordeiro

Autor:Redação

Fonte:Alfapress Comunicações