Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Ideias para decorar festas em casa

Fazer festas em casa está se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje. Um dos motivos para essa tendência, claro, é a praticidade. 

Portanto, é interessante dizer também que, ao fazer uma festa em casa, é possível economizar em vários fatores, quando comparado aos gastos que existem ao fazer uma comemoração em outro lugar. 

Entretanto, se você não se programar direito, existe, sim, uma grande possibilidade de gastar mais do que achava que iria consumir. 

No geral, esse tipo de pensamento cauteloso é uma medida válida até mesmo para donos de negócio. 

Afinal, caso possua uma loja virtual especializada em vendas de caixa acrílico, por exemplo, é interessante pensar, estudar, acompanhar e analisar todo o orçamento da empresa. 

Isto porque, estar ciente de como andam as finanças da empresa, é um dos aspectos ligados diretamente com a saúde do negócio. 

Então, caso possua uma margem de lucratividade, e além disso, tenha mais abertura para investir, é sinal que a sua empresa vai bem no mercado. 

Em relação às festas, quanto mais se atentar aos detalhes, incluindo o orçamento, mais chances terá de fazer uma festa onde todas as pessoas, ou pelo menos a maioria, curta contigo aquele momento. 

No mais, este artigo foi criado com o intuito de reunir as melhores ideias e dicas sobre como decorar uma festa em casa e, claro, como fazer o planejamento da melhor forma possível.

Vamos lá?

1. Escolha um tema

Uma das prioridades nas festas em casa, seja para criança ou para adultos, é escolher um tema ou um personagem para só então, começar a decoração do ambiente. 

Dito isso, é importante levar em consideração o gosto que os seus convidados possuem, incluindo, claro, suas preferências. 

Assim que reunir essas informações, ficará mais fácil saber em quais itens investir para construir a temática da festa. 

Em outras palavras, é como lidar com a gestão de uma empresa, ou seja, se sabe que o seu negócio precisa de bobina saco plástico, por exemplo. 

Então, o ideal é sempre manter um número generoso desse item no estoque. Logo, você percebe que essa é outra medida cautelosa. 

Algumas opções, como totens de mesa, painéis decorativos e até mesmo a personalização dos doces, podem complementar com a sua decoração. Além disso, apostar nesses decorativos acaba tornando a sua festa ainda mais autêntica. 

Um exemplo interessante sobre como ter essa base para investir em uma decoração, é quando a boa parte dos convidados da sua festa gostam de futebol. 

Nesse caso, uma ideia interessante é fazer brigadeiros brancos e cobri-los com granulado escuro, simulando, assim, uma bola de futebol. 

Por outro lado, se rolar uma festa da firma, onde a essência do negócio é vender placas de polietileno, é possível, sim, usá-las de alguma maneira para complementar a decoração. Perceba que esse é um dos momentos que terá que usar a criatividade. 

2. Monte parte da decoração em uma mesa

A segunda dica já é uma alternativa usada em muitas festas. Entretanto, quando usada corretamente, é capaz de fazer toda a diferença na decoração. 

Concentrar parte da decoração em uma mesa é considerada, também, uma opção ainda mais interessante pelo fato de não precisar investir muito nas decorações em cima dela. Ou seja, é possível reaproveitar alguns itens que estejam ligados com a temática da festa. 

Caso ache interessante, considere a ideia de usar a sua mesa de jantar para colocar, nela, todos os itens decorativos. 

Além disso, considere também a ideia de buscar por alguns expositores para lojas que podem ser usados para decorar a sua festa. Esse item, inclusive, pode ser usado para outras oportunidades festivas. 

O ideal é que posicione a mesa em uma parede que tenha um bom fluxo de pessoas e que, ao mesmo tempo, esteja de acordo com o planejamento para a ocasião. Se houver um fundo branco próximo a mesa, será melhor ainda para complementar a decoração. 

3. Use balões

Balões sempre casaram com a grande maioria das festas em casa, seja uma confraternização entre amigos e, especialmente, para comemorar o aniversário de alguém. 

Seja bexigas redondas, metálicas em formatos de letras e números ou, quem sabe, de personagens, todas elas podem ser uma ótima opção. Porém, depende do estilo de festa que pretende fazer. 

Além do fato de complementar com a sua decoração, as bexigas têm o potencial de deixar o ambiente mais alegre, com personalidade e diversão. O mesmo vale para as etiquetas adesivas personalizadas, que também agradam os olhares dos convidados. 

Isso significa que, seja para uma festa de criança ou para adultos, os balões são, com certeza, um item que deve considerar. 

4. Mostre suas plantas e vasos de flores

Usar suas plantas, ou vasos de flores, inicialmente pode parecer uma ideia clichê, mas se a sua proposta é fazer uma festa simples, saiba que elas também são muito bem-vindas na decoração. 

Assim como os balões, as plantas e as flores também conseguem deixar o ambiente mais alegre e agradável. 

No geral, tudo vai depender do estilo da sua festa. Dependendo da temática, comprar caixa de papelão para usá-las na ocasião pode até ser considerada como um item decorativo, tornando ainda mais autêntico o evento. 

Caso tenha a prática de cuidar das plantas na sua casa, seria interessante já pensar em uma ideia para usá-la da melhor forma possível na sua decoração. 

Um exemplo bacana seria colocá-la próxima da mesa de doces. Isso irá contribuir significativamente para o charme da sua festa. Lembre-se: o encanto está nos detalhes, como as bolsas de acrílico que possuem correntes, outrora com cores mais ousadas. 

Vale a pena também apostar em flores coloridas, vasos dos mais variados formatos e que, preferencialmente, combine com o restante da decoração. 

5. Aposte em quadros

Ao decidir que irá fazer uma festa, é natural ficar sem ideias para elaborar um plano de fundo que consiga complementar a sua decoração. 

Sabendo disso, a nossa dica é apostar nos quadros, que por sua vez, são uma ótima opção em qualquer finalidade decorativa. Além dos quadros, também é possível investir em:

  • Tecidos;

  • Bandeiras decorativas;

  • Porta-retratos;

  • Nichos. 

Além desses itens, você também pode apostar em alguns pallets, que por sinal, têm sido bastante usados em decorações mais rústicas. 

6. Bandejas e suportes

Independente se optar apenas pelas bandejas, ou por suportes, ou por ambos, ao menos algum deles não pode faltar na sua festa. 

Por esse motivo, é interessante que veja quais são as opções de louça disponíveis na sua casa. Caso prefira, é possível usar a sua criatividade para personalizá-los de acordo com a temática da sua festa. 

7. Aposte em um bolo temático

Por fim, essa dica é mais voltada para comemorar festas de aniversário, contudo, não pense que os bolos temáticos são um item exclusivo, apenas, para comemorar aniversários. 

Para muitas pessoas, um bolo temático é considerado como a atração principal de uma festa, depois do aniversariante, é claro. 

Portanto, se definiu a temática que quer usar na sua festa, seja ela geek ou minimalista, vale a pena investir em um bolo temático para complementar com a sua decoração. 

Independente da temática do seu bolo, seja de um personagem infantil, flores ou de um time de futebol, ele será, com certeza, um dos itens decorativos que as pessoas mais irão comentar. 

O que considerar além da decoração?

Para finalizar o artigo, reunimos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração, que vão além do que colocar uma faixa refletiva como decoração em uma festa. 

Inicialmente, é preciso definir o orçamento que será usado para fazer a sua festa. Após definir o tema, os itens decorativos e a quantidade de convidados, essa é a hora ideal para definir um orçamento. 

Em outras palavras, trata-se do momento em que terá que definir o quanto poderá gastar com essa festa. Para isso, lá vai uma dica legal: separe os gastos por categoria, como o que vai gastar com decoração, alimentação, brindes e outras coisas. 

O orçamento, portanto, deve ser considerado como um dos aspectos que mais merecem atenção. 

Além dele, atente-se também ao cardápio que será usado na festa. O ideal é que procure fazer suas encomendas com antecedência, como os doces, salgados e os bolos, para amenizar qualquer tipo de imprevisto que possa, eventualmente, acontecer. 

Conclusão

Realizar a festa, em alguns momentos, pode ser uma tarefa cansativa. Para alguns, fazer esse tipo de evento nem entra na cabeça, pelo fato de ter que lidar com várias responsabilidades. 

Contudo, procuramos amenizar esse “desespero” com as informações colocadas neste artigo, contribuindo para que consiga organizar, da melhor forma possível, a decoração e os outros aspectos importantes para sua festa acontecer tranquilamente. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Kauffman

Fonte:Guia de Investimento