Casa e Decoração
Furtos, desvios e perdas são comuns no decorrer de uma reforma. É importante prevenir-se para evitar prejuízos e aborrecimentos, comuns, em se tratando da reforma de um imóvel. De acordo com Jael Rawet, proprietário da Zelomax - uma empresa no formato de agência que oferece soluções inovadoras para a reforma de imóveis, na Grande São Paulo - há até pouco tempo, desperdiçava-se 30% dos materiais de construção, na forma de entulho, por exemplo.
De acordo com Rawet, com as seguidas crises econômicas, as novas construções passaram a ser mais racionais e têm obtido uma boa redução no índice de perda. “Porém, reformas são, por natureza, artesanais e diferentes umas das outras, o que dificulta usar a mesma solução das novas construções. Por isso, é fundamental ter um bom apoio profissional e racionalizar nos procedimentos”, afirma Rawet.
Nas reformas contratadas através da Zelomax, o empresário explica que o desperdício é mínimo. “Se ocorrer, é bancado pelo profissional de reforma, pois os serviços e materiais necessários são definidos contratualmente”, conclui. Para que os problemas sejam evitados, a Zelomax recomenda seguir as dicas:
· confira e relacione os materiais, no ato da descarga;
· destine um quarto ou ambiente fechado para guardar os materiais e cheque, periodicamente, a relação dos materiais estocados;
· controle o acesso de desconhecidos no local;
· faça a reforma com pessoas (físicas ou jurídicas) de confiança, com referências pessoais e profissionais checadas;
· nunca deixe o local da reforma desguarnecido e visite-o freqüentemente;
· faça seguro, sempre que possível.
Crédito:Anna Elizabeth
Autor:Flávia Popov
Fonte:TDPO Comunicação Inteligente