Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2024

O closet ideal inclui praticidade, organização e beleza

Segundo o arquiteto William Riquelme, é importante satisfazer as necessidades de que quem usará o closet.

Assim, para o homem é importante ter: cabideiros, gaveteiros com corrediças e frente em acrílico, prateleiras, sapateiras, porta cintos e gravatas, áreas para mochilas e pastas de trabalho.

Já para a mulher além de alguns itens semelhantes ao do homem, o ideal é ter compartimentos projetados para bolsas, vestidos longos e gavetas menores com chaves para se guardar jóias. Além do vestuário não devemos esquecer de deixar espaço para outras peças, como por exemplo roupa de cama, roupa de banho, malas.

Uma boa iluminação é fundamental para um resultado satisfatório, sendo que a principal é uma luz difusa que ilumine muito bem todo o ambiente por igual.

Além disto, utiliza-se em cada módulo luzes direcionais para oferecer mais claridade na hora de escolher os diversos itens de vestimenta .

Outro toque de beleza e organização é usar cabides iguais e capas com visor  para ternos e blazers, que além de promover a organização visual tem a função de preservar melhor a roupa.

 


Outra dica importante que William propõe, é ter no closet caixas ou gaveteiros com respiradores especiais para fazer um rodízio. Assim, na chegada do verão tire as roupas frescas e guarde os casacos, e quando chegar o inverno faça o oposto.

Para esta operação uma escada no closet facilitará  alcançar as prateleiras mais altas, para quando precisar ter acesso a uma roupa de outra estação.


Um problema comum de quem tem closet é o mofo nas roupas e bolsas, principalmente nas peças de couro e camurça. Uma boa solução para este problema é mandar isolar a madeira com isopor para que esta não fique em contato direto com a parede, bem como se o revestimento da parede do closet for pintado é possível usar tintas que são anti-mofo.

 

Fique por dentro das medidas-padrão:


- Closet: dever ter em torno de 6 metros quadrados ao todo.
- Prateleiras: devem ter pelo menos 60 centímetros de profundidade e 2 centímetros de espessura. A largura depende do que irá colocar nela.
- Gavetas: também devem ter 60 centímetros de profundidade e a largura e altura dependem de sua função, devem ter corrediças para deslizarem com facilidade e frente em acrílico para facilitar a visão interna para não ter a necessidade de se abrir todas as gavetas. Lembre-se de que, para meias, roupas  íntimas ou delicadas, precisam ser altas e com divisões, já para gravatas e cintos devem ter suportes apropriados.
- Maleiro: deve ter uma altura mínima de 80 centímetros

 

 

 

Crédito:Silvia Koeler

Autor:Silvia Koeler

Fonte:Universo da Mulher