Rio de Janeiro, 18 de Abril de 2024

Decoração

Espaço de sobra

Com apenas 65 m2, este apartamento atende a todas as necessidades da moradora, graças à decoração planejada.

 

 

 

Começar vida nova num imóvel menor e aconchegante. Viúva, a proprietária do apartamento de 65 m2, na capital paulista, deu carta branca às decoradoras Magda Papacena Braga e Christiane Papacena para realizar esse desejo.

Da casa anterior, não levou nada, nem mesmo o mobiliário. Quanto ao projeto, fez alguns pedidos. "Ela queria uma decoração clara, com astral moderno e no qual pudesse receber a visita dos parentes e amigos", conta Magda. A estrutura da planta original foi mantida. Optou-se por pequenas alterações que não exigissem reforma. Entre elas, o rebaixamento do teto da sala de estar e a criação de nichos de gesso.

A iluminação controlada por dimmer respondeu por boa parte da sensação de conforto dos cômodos, assim como o piso de laminado de alta resistência no padrão marfim. Quanto à escolha dos móveis, cores neutras, do gelo ao cru, aparecem nas cortinas, nos sofá e nos pufes com rodízios. Tudo isso combinado a peças de tramas naturais.

As limitações de metragem foram contornadas com portas de correr, divisórias vazadas, espelhos e, principalmente, uma bom projeto de marcenaria na cozinha e no dormitório.

Com o planejamento dos móveis, sobrou espaço para montar até uma área verde na varanda, na qual a estrela principal é uma fonte d"água em estilo zen.

Em junho deste ano, após dois meses de trabalho, o apartamento ficou pronto com os pedidos da proprietária atendidos e sem nenhuma dor-de-cabeça. "Quem visita o imóvel nem lembra da metragem. Tudo no projeto se encaixou com perfeição", ressalta Magda Papacena Braga, contente com o resultado.

A incidência de sol na varanda permitiu a criação de um minijardim no local. Projeto do paisagista Fernando Santos, da Caco a Caco – Mosaico e Paisagismo. Sofá e almofadas feitas pela De Ângellis Decorações. Tecidos Tecdec

 

A incidência de sol na varanda permitiu a criação de um minijardim no local. Projeto do paisagista Fernando Santos, da Caco a Caco – Mosaico e Paisagismo. Sofá e almofadas feitas pela De Ângellis Decorações. Tecidos Tecdec.

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Nuria Uliana

Fonte:Casa e Jardim