Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Transforme sua casa gastando pouco

Reforme sua casa com dicas práticas e simples
 
Chegar em casa todos os dias e encontrar a mesma decoração de sempre pode se tornar cansativo.
 
E quando o orçamento está apertado, a solução é buscar alternativas rápidas e baratas para inovar.
 
A Futura Tintas, em parceria com as arquitetas Cris Paola e Dani Barella, da BP Arquitetura de São Paulo, acreditam que é possível deixar a decoração mais bonita, agradável e sofisticada sem gastar muito.
 
São pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
 
 
A intenção é decorar sua casa de maneira rápida, prática e elegante?
 
Pintar as paredes é um bom começo. Qualquer ambiente ganha um novo astral com uma pintura renovada.
 
Mudanças nas cores propiciam a sensação de bem estar e elevam a autoestima.
 
A dica é da gerente de marketing da Futura Tintas, Angela Chapper. “O primeiro passo é identificar a tonalidade que você tenha uma maior afinidade, e depois buscar algumas variações para dar mais vida ao ambiente. Cores vibrantes como Lilás, Tangerina, Sol de Verão; e rosas fortes como Rosa Vida, são algumas das tendências que estão em alta este ano”.
 
De acordo com as arquitetas Dani Barella e Cris Paola, saber utilizar as cores em favor de cada ambiente é tão importante quanto saber escolhê-las.
 
 
Se o ambiente for muito pequeno, por exemplo, a recomendação é que se usem tons mais claros, já que os escuros diminuem o espaço.
 
Caso haja preferência por cores fortes, as pessoas devem procurar escolher uma só parede para aplicá-la, não esquecendo de que o vermelho causa irritabilidade se for usado em grande quantidade. O preto e o branco em excesso, por sua vez, podem causar até depressão”, destaca as especialistas da BP Arquitetura.
 
Uma opção que traz mais praticidade e agilidade na hora de pintar a sua casa é a tinta sem cheiro.
 
É possível trocar as cores sem sair de casa e sem o desconforto do forte odor que a pintura do ambiente pode trazer. “A tinta Futura Super Premium, da Futura Tintas, é uma referência. A fragrância é muito suave e em apenas três horas após a aplicação, ela perde totalmente o odor. Outra característica é a secagem rápida e a alta performance”, destaca Angela Chapper, gerente de marketing da Futura Tintas.
 
 
Se a ideia for além da pintura, sem gastar muito tempo e dinheiro, um arranjo ou um buquê de flores é uma ótima opção para transformar o ambiente e destacar algum espaço que antes estava esquecido ou pouco valorizado.
 
“É importante ter plantas espalhadas por toda a casa, não importa a espécie. Além de decorar, algumas plantas são capazes de harmonizar o ambiente, renovar o ar e trazer energia positiva para os interiores”, afirma Cris Paola.
 
Para cada tipo de benefícios, ela recomenda algumas espécies:
 
Espiritualidade: As flores de pétalas brancas são associadas à paz de espírito e a intuição, o lírio da paz é uma opção.
Família: Plantas com alturas variadas, com caule e tronco espessos e folhas em abundância.
Prosperidade / Abundância / Fortuna: Flores com pétalas laranja e amarelo forte, como as Begônias e os Girassóis, são símbolos de abundância e prosperidade.
Sucesso / Fama: Flores de pétalas vermelhas. 
 
Outra dica muito importante é reorganizar a casa: jogar fora papéis velhos, doar roupas que não se usa, abrindo espaço para novas energias. “Não se deve conservar objetos quebrados e armários desorganizados. Não podemos esquecer que a organização do mundo exterior se parece muito com a visão interior de nós mesmos”, explica Cris Paola.
 
Depois de repaginar as paredes, é hora de deixar a criatividade fluir e priorizar a locomoção no ambiente.
 
“Alterar uma mesinha de local, trocar o tecido de um sofá que já esta com aparência de muito usado, substituir um quadro ou um tapete. Muitas vezes uma pequena mudança de layout faz a sala parecer maior e mais arejada”, finaliza Dani Barella.
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Fernanda Mira

Fonte:Ex-Libris Comunicação