Ao menos já se sabe por que "mulher é um bicho esquisito".
Enquanto os homens passam a maior parte da vida produzindo testosterona regularmente, a mulher tem variações na produção de estrogênio e progesterona.
Essa oscilação hormonal divide o ciclo menstrual em fases bem definidas marcadas por instabilidade emocional e física, o que reflete diretamente no seu comportamento e disposição.
O quadro só piora se o desequilíbrio entre os dois principais hormônios femininos é muito acentuado, causando um rebuliço tão grande que caracteriza a TPM (tensão pré-menstrual).
Estudos mostram que cerca de 80% das mulheres apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual, e 52% delas têm mudanças drásticas no humor e no comportamento.
Nos últimos anos, alguns tratamentos têm amenizado os sintomas com o uso de antidepressivos, hormônios como a progesterona e o estradiol, além de vitaminas, minerais e aminoácidos.
Os médicos, no entanto, dizem que mudanças nos hábitos alimentares, alívio nas tensões do dia-a- dia e inclusão de atividades físicas podem resolver a maioria dos casos. O calendário menstrual abaixo mostra as principais mudanças que acontecem durante o ciclo e dá dicas para lidar com cada fase. Compare com o que você sente e entenda melhor por que há dias em que você está cheia de energia e outros em que é difícil até levantar da cama.
1º ao 3º dia: Menstrual
Físicos
- Alívio do "peso" nas pernas
- O corpo desincha
- Pele opaca
- Cabelo rebelde
Psíquicos - Sonolenta
- Muito sensível
Emocionais - Atenciosa
- Introspectiva
- Reservada
- Intimista
Comportamento - Normal
- Preguiçosa para atividades físicas
Apetite - Normal
Dica: Prefira alimentos com vitamina K, que diminui o fluxo menstrual (fígado, farelo de farinha, óleo de soja, vegetais verdes). A vitamina A ajuda na recuperação do endométrio (fígado, margarina fortificada, damasco, melão e pêssego) e a vitamina C melhora a absorção de ferro (acerola, abacaxi, limão, laranja e kiwi). Tome bastante água para combater a retenção de líquidos
4º ao 10º dia: Pós-menstrual
Físicos - Pele saudável
- Cabelo macio
- Peso normal
- Sono tranquilo
Psíquicos - Boa memória
- Espírito empreendedor
Emocionais - Calma
- Lúcida
- Afetuosa
Comportamento - Normal
- Desejo sexual ativo
- Extrovertida
Apetite - Baixo
Dica: Aproveite, é a melhor fase do Dê preferência a alimentos em soja para aumentar os de estrogênio
11º ao 17º dia: Fértil
Físicos - Pele viçosa
- Cabelo sedoso
- Lubrificação vaginal intensa
Psíquicos - Hiperativa
- Competitiva
- Dominadora
- Decidida
Emocionais - Sedutora
Comportamento - Desejo sexual no ápice
Apetite - Pouco
Dica: Inclua vitamina E, encontrada em peixes (salmão e atum), folhas verdes, germe de trigo e óleos vegetais (canola e milho). Evite gordura animal que destrói a vitamina E. Aumente o nível de ferro com legumes escuros (brócolis e espinafre) e carne vermelha magra
18º ao 25º dia: Pré-menstrual com TPM
Físicos - Dor muscular e de cabeça
- Tonturas
- Palpitação
- Retenção de líquido
- Ganho de peso
- Seios doloridos
- Ondas de calor
- Fadiga
- Náuseas e vômitos
- Cólicas
- Acne
Psíquicos - Ansiosa
- Esquecida
- Insone
- Ataques de pânico
- Falta de concentração
Emocionais - Depressiva
- Irritada
- Choro fácil
Comportamento - Queda de motivação
Apetite - Fome exagerada
Dica: Aumente em 10% a ingestão de carboidratos, que melhoram a sensação de bem-estar, e coma produtos integrais, que auxiliam na prisão de ventre, além de serem ricos em magnésio e vitamina B6. Evite alimentos embutidos que aumentam a retenção de líquido por causa do sal. Corte cafeína (Coca-Cola, café, chá preto, chá mate etc.), que aumenta a ansiedade. Tome muita água. Faça exercícios
18º ao 25º dia: Pré-menstrual normal
Físicos - Seios doloridos
- Aumento de peso
- Abdome distendido
- Sensação de peso no baixo ventre
- Pele opaca
- Cabelo rebelde
Psíquicos - Esquecida e distraída
- Sonolenta
- Muito sensível
Emocionais - Agitada
- Insônia
Comportamento - Baixa produtividade
- Baixa criatividade
- Impaciente
- Carente de afeto
- Desejo sexual em baixa
Apetite - Grande
Dica: Limite a quantidade de sal por causa da retenção de líquido. Abuse de alimentos à base de magnésio, que previnem a retenção, diminuem a compulsão por doces (castanhas, legumes e vegetais verdes). Inclua vitamina B6, que tira a dor da mama e funciona como antioxidante (farelo e germe de cereais, gema de ovo, farinha de aveia e legumes). Cereais integrais, banana e chocolate são ricos em um tipo de aminoácido que aumenta a síntese de serotonina, um neurotransmissor que regula o sono e o humor
Crédito:Fatima Nazareth
Autor:Eliezer Berenstein, ginecologista e autor de
Fonte:Eliezer Berenstein, ginecologista e autor de