Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2024

Silicone

A cirurgia de implante de silicone é o sonho de muitas mulheres, por isso é considerado um dos procedimentos mais populares nas clínicas de cirurgia plástica brasileiras.

O país está em segundo lugar no ranking mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos.

A insatisfação com o tamanho da mama, a reconstrução mamária e a luta contra a lei da gravidade são os principais fatores que levam as mulheres a buscarem esse recurso.

Mas é muito importante, antes de colocar o silicone, conhecer alguns aspectos que envolvem tanto os benefícios como os malefícios e riscos à saúde a fim de avaliar bem se é uma boa para você realizar esse procedimento.

Então, assim como as pessoas pesquisam sobre tudo na internet hoje em dia, desde ideias de decoração e looks até pesquisa de valores de produtos como “bico de bunsen elétrico preço”, por exemplo, as pessoas pesquisam muito também sobre implante de silicone.

Com isso, a disseminação de artigos e conteúdos sobre o tema é algo intenso, mas não deixa de ser importante abordar sobre esse procedimento cirúrgico tão buscado pelas mulheres.

Acreditamos muito que o acesso à informação e conteúdos relevantes transformam vidas, seja para falar sobre música, cultura ou mesmo um tema específico de interesse seleto, como afiação de instrumentos cirúrgicos, por exemplo.

Foi pensando nisso que preparamos este artigo explicando de forma detalhada sobre os riscos e benefícios do implante de silicone. Continue lendo para saber mais!

Benefícios de colocar silicone

Vamos começar com os benefícios do implante de silicone para as mulheres. Sim, existem os benéficos apesar dos riscos, e é importante conhecer tanto os riscos como as vantagens para colocar na balança, pesar bem e analisar antes de dizer sim aos implantes mamários.

Ou seja, assim como implementar um sistema de automação ar-condicionado em uma empresa traz muitos benefícios, existem as desvantagens como consumo maior de energia, por exemplo.

Mas obviamente os benefícios podem ultrapassar os malefícios, e isso é algo que cada empresa deve avaliar.

Da mesma forma, a mulher precisa pensar bem antes de bater o martelo e decidir implantar silicone. Os benefícios são:

  • O procedimento é simples e seguro;

  • A cirurgia é rápida;

  • O procedimento pode ficar da forma mais natural possível;

  • Os seios ficam mais firmes por longo tempo;

  • Os implantes mamários são duráveis (normalmente duram 10 anos);

  • Há um baixo risco de complicações ou efeitos colaterais;

  • Os implantes mamários podem aumentar a autoestima.

Como mencionado acima, a colocação de implantes mamários deixa os seios mais firmes, e esse benefício não se limita aos primeiros anos após a cirurgia.

Ao contrário das mamas naturais, a idade da paciente não influencia muito na aparência do resultado do implante, e esse efeito pode durar por muitos anos.

Além disso, é um investimento na própria estética e beleza, mesmo que logo após a cirurgia fique um aspecto não muito bonito. Ao passar dos dias durante o atestado médico ocupacional, o aspecto vai melhorando e a cicatriz é bem imperceptível.

Portanto, os benefícios acabam falando mais alto, pois somente o silicone pode de fato acabar ou diminuir bastante a flacidez ou seios caídos. Ou seja, em outras palavras, as mulheres que envelhecem com implantes mamários têm menos rugas e covinhas nos seios.

Logo, todos esses benefícios citados fazem com que os percalços, efeitos e incômodos do pós-cirúrgico sejam bem pequenos.

Até porque, hoje em dia, com as facilidades disponíveis como cadeira de rodas elétrica que facilita a locomoção e procedimentos estéticos para melhorar o aspecto da cicatriz, os benefícios acabam ficando bem mais evidentes para as mulheres.

Riscos de colocar silicone

Falamos sobre todos os benefícios e sem dúvida, se você leu até aqui, deve ter ficado super animada para bater o martelo e fazer logo sua tão sonhada cirurgia de silicone.

De fato os benefícios são muitos, mas como nem tudo são flores, é muito importante mostrar todos os lados de uma mesma moeda. Veja agora os principais riscos da cirurgia de implante de silicone.

É uma cirurgia

Não se pode negar que o implante é uma cirurgia, e toda cirurgia é de risco, ainda que seja de risco baixo, não deixa de ter a possibilidade de algo dar errado.

Ou seja, podem ocorrer vários problemas durante a cirurgia, seja problema de pressão arterial, batimentos cardíacos, até mesmo erro médico como incisão de corte erradas, afinal eles não são deuses e são passíveis de erros.

Estrias e flacidez

Pacientes com implantes de silicone precisam entender que, quando os seios são turbinados, o corpo precisará acomodar volumes que não existiam até então ali. Portanto, é necessário expandir a pele para acomodar a prótese.

A pele é um órgão firme, mas tem algumas limitações. Por isso, é normal que apareçam estrias quando ela é esticada além de sua capacidade.

Além disso, outro cuidado importante é em relação ao volume da prótese escolhida, é preciso evitar o exagero, porque as próteses muito grandes​​ podem causar flacidez. Então, confie no tamanho indicado pelo seu cirurgião plástico.

Infecção

Apesar de todos os cuidados estéreis do hospital, como ter um distribuidor de seringas descartáveis regulamentados e todas as medidas higiênicas dos instrumentos cirúrgicos, pode ocorrer infecção no local do corte.

Isso ocorre porque nossa pele contém todos os tipos de bactérias. Então, quando se trata de incisões e procedimentos cirúrgicos, é algo que deve ser observado com cuidados pelos médicos.

Até porque, mesmo diante de todos os recursos de alto padrão de qualidade nos equipamentos hoje em dia, assim como a tecnologia de fabricantes de tubos especiais de silicone melhorou, o risco de infecção continua existindo.

Mas os médicos geralmente prescrevem antibióticos após a cirurgia. Esses medicamentos são muito eficazes e promovem a segurança do paciente.

Portanto, esse é um dos riscos da colocação de silicone, que pode ser evitado com simples cuidados pós-operatórios.

Rippling

O termo rippling é oriundo do inglês e pode ser traduzido como ondulação. Na cirurgia plástica, esse é um termo utilizado para referenciar as rugas na pele após a cirurgia.

Embora não haja risco ou agravo à saúde, a qualidade estética dos resultados pode ser comprometida.

Geralmente, quando isso acontece, a pele ao redor do implante enruga e qualquer pessoa que olhe para a mama verá a textura do implante.

O aparecimento dessas ondulações está relacionado a diversos fatores, como o tipo de prótese, sua posição na mama e/ou anatomia do paciente.

É mais comum em pessoas magras porque há pouco tecido mamário para cobrir a marca, e em quem escolher a opção de implante subglandular.

Rejeição de prótese

A rejeição da prótese ocorre devido a um processo chamado de contratura capsular. As contraturas são um mecanismo do nosso sistema de defesa, ou seja, o corpo forma uma membrana ao redor da prótese que isola esse novo objeto do tecido natural do corpo.

No entanto, em alguns casos essa resposta do sistema imunológico é exagerada e anormal, levando à rejeição.

Deslocamento da prótese

O deslocamento das próteses de silicone pode ocorrer devido a algum trauma, como acidentes de carro e outros acidentes, ou devido a algum esforço físico durante o pós-operatório.

Uma maneira de evitar que os implantes mamários se desloquem é seguir todos os conselhos pós-operatórios.

Qual é o tempo de recuperação após a cirurgia?

Os primeiros dias após o procedimento de implante mamário costumam ser os mais dolorosos.

Isso porque os seios podem ficar inchados e muito doloridos, as incisões podem sangrar um pouco e é preciso ficar em constante repuxo pelos quinze dias após a cirurgia, com pouquíssimo movimento dos braços. 

Após cinco a sete dias, a dor e desconforto devem diminuir. Para controlar a dor, é importante solicitar prescrição médica para tomar os medicamentos adequados.

Depois de uma a duas semanas, é possível retornar às atividades diárias leves, incluindo voltar ao trabalho caso não exija muito esforço físico, como no caso de trabalho em escritório.

No entanto, é fundamental evitar movimentos bruscos e esforços físicos, incluindo correr, viajar, pegar táxi aéreo, levantar objetos pesados ​​ou mover os braços acima da cabeça, então quem trabalha em escritório deve se atentar a isso.

Depois de várias semanas, é possível ainda continuar a sentir alguma dor e inchaço, mas deve ser leve. O corpo se recupera totalmente entre seis e oito semanas após o procedimento de implante mamário.

No entanto, é importante lembrar que cada organismo é único, portanto os tempos de recuperação podem variar. Siga as instruções do seu médico sobre como gerenciar sua dor e desconforto durante a recuperação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Crédito:Luz

Autor:

Fonte:universodamulher