Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2024

Limpeza da diversidade

Entenda o que é Diversity Washing e como evitar essa prática

Esse termo pode ser desconhecido para você, mas tenho certeza que já deve ter presenciado essa situação.

O diversity washing em uma tradução literal e ela é “limpeza da diversidade”.

É usado para se referir a empresas que utilizam pautas de inclusão e diversidade apenas para promover e gerar lucro, mas na realidade no dia-a-dia dos seus funcionários não é bem assim que funciona.

As pessoas estão cada vez mais consumindo marcas que estejam engajadas com causas sociais e principalmente com a diversidade e inclusão.

Em diversas campanhas publicitárias vemos essa inclusão, mostrando a importância da diversidade, em um universo que por tantos anos foi dominado por um grupo seleto de pessoas.

Mas muitas dessas marcas e campanhas são apenas um artifício para justamente fisgar esses consumidores que apoiam empresas engajadas.

Esse termo surge graças à especialista em diversidade e inclusão Liliane Rocha, que se inspirou no conceito greenwashing.

Que nada mais é, quando empresas se posicionam como sustentáveis, mas na verdade não existe nenhuma prática efetiva, anunciam que fazem consultoria ambiental, entre outras ações.

Mas tudo não passa de uma estratégia para ganhar mais lucro em cima de seus consumidores.

No diversity washing as empresas ganham prestígio como adeptos da inclusão sem fazer o mínimo esforço a favor dessas transformações, seria apenas para criar uma boa imagem e se aproximar do seu público.

Porém na prática, ao contratar seus funcionários exclui mulheres que já tenham filhos por acharem que essas mulheres vão faltar ao trabalho quando as crianças exigirem um cuidado maior.

E até em muitos casos essas mulheres são demitidas assim que engravidam, ou seja, não adianta criar lindas campanhas e homenagens se a sua empresa não apoia essas mulheres.

As marcas se utilizam muito de pautas como Mês do Orgulho LGBT, Dia Internacional da Mulher, Dia da Consciência Negra, com o objetivo de atrair um determinado nicho representado por esses grupos.

Afinal, nada mais justo que o consumidor apoiar uma empresa que luta pela mesma causa que ele.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o diversity washing, evidenciando a significação, trazendo à tona os seus problemas e principalmente dicas relevantes para as empresas que desejam implantar uma cultura de diversidade.

Confira!

Mas afinal como combater essa prática?

É fundamental que a inclusão seja uma cultura e a diversidade uma realidade, as empresas precisam entender e colaborar para uma sociedade mais igualitária sem distinção.

Mas é preciso que isso seja um fato e não algo por aparência e lucratividade, e se torna fundamental entender o real sentido da causa, pois se descoberto que se trata de algo apenas de fachada, o resultado por ser desastroso.

Por isso é importante ficar atento para a credibilidade do seu negócio e acima de tudo, pois o mundo precisa de bons exemplos e que tal começar pela sua companhia de credito para empresas?

Por isso busque:

  • Promover a inclusão de maneira verdadeira.

  • Buscar a proporcionalidade na representatividade.

  • Focar na equidade.

  • Entender a necessidade e diferenças dos seus funcionários.

É importante não apenas cumprir as cotas exigidas para inclusão de funcionários, acima de tudo é fundamental lidar com esses profissionais da mesma forma como lida com os outros, dando as mesmas oportunidades, salários e benefícios.

Sendo assim, não é apenas preencher vagas, mas sim tentar entender esse indivíduo que está contratando para que ele possa crescer junto com a empresa e não ser apenas um número de cota.

Entender a necessidade de cada funcionário é tão essencial como os equipamentos de proteção individual, pois ele precisa sentir-se seguro e assistido pela empresa para que consiga progredir cada vez mais.

Afinal, é preciso garantir um ambiente acolhedor e seguro para esses grupos. Quando falamos de diversidade nos referimos a maiores de 60 anos, negros, mulheres, pessoas de outras etnias, LGBT+ e não apenas pessoas com deficiência.

É essencial dar suporte para esses trabalhadores, para que tenham as mesmas oportunidades e perspectivas de crescimento, criando estratégias que estimulem a permanência na equipe, mas acima de tudo a escalada desses cargos mais altos.

Comece fazendo uma análise do quadro de funcionários, avalie os dados de uma forma crítica e verifique quantas contratações e promoções em sua empresa tiveram alguns desses grupos de inclusão.

A equidade é um objetivo fundamental, um exemplo se a sua empresa for do ramo de serviços de consultoria em TI, observe se você está dando oportunidade para as mulheres, pois sabemos que essa área é dominada majoritariamente por homens.

E dar essa oportunidade incentivando as mulheres para o crescimento nessa área é muito importante, mas tome cuidado para não focar apenas em um grupo.

Foque no maior número possível e não apenas escolha um nicho, leve em consideração diferentes culturas, etnias, gêneros, orientações sexuais, todos devem ter a mesma oportunidade.

Ter uma equipe proporcional é muito importante, analise dados do IBGE para entender a população do país.

Pois de acordo com IBGE a população negra e de mulheres são maioria no nosso país, entender esses dados é de extrema importância para que todos sejam representados na proporção correta.

Como evitar a Diversity Washing

Se sua empresa construtora obras comerciais e industriais quer levantar a bandeira da inclusão através das suas redes, campanhas e comunicação, com inclusão e diversidade real e não apenas um discurso vazio visando apenas o lucro.

Repense e reestruture suas ações e acima de tudo seus processos, confira algumas dicas de como fugir do diversity washing.

1. Entenda seu público

A principal base para uma empresa crescer é entender seu público, e isso se aplica também para não cair no diversity washing.

Quando uma empresa começa, geralmente as pessoas focam muito em como criar o seu negócio, além de buscar o melhor escritório de contabilidade abertura de empresas, para entender de impostos.

Mas, porque não investir também em pesquisas sobre o seu público de verdade, não apenas dados genéricos. É importante que se tenha informações sobre, etnia, deficiências, gêneros, entre outras.

Assim você consegue se comunicar melhor com o seu consumidor criando campanhas, experiências e conteúdos voltados para inclusão, aumentando a interação e identificação com sua marca.

É essencial que os dados sejam voltados para sua empresa de mão de obra terceirizada limpeza, pois cada marca tem seu próprio público e se basear em um concorrente pode não ser uma boa escolha.

2. Promover uma equipe plural

Um dos grandes erros que as empresas cometem e levam ao diversity washing, é justamente um quadro de funcionários sem representatividade desses grupos.

Por isso é essencial construir uma equipe diversificada, para que se promova uma cultura de inclusão e respeito a todos.

A empresa só sai ganhando, algumas pesquisas como a Real Estate Predictions 2020 – Diversity & Inclusion, da Deloitte, mostram que marcas inclusivas têm mais chances de atingir e muitas vezes exceder metas financeiras e maiores probabilidades de ter alto desempenho.

Uma empresa de construção e engenharia que cria um programa de trainee exclusivo para pessoas trans, movimenta o mercado e faz com que essa marca ganhe notoriedade no ramo, podendo muitas vezes servir de exemplo para outras empresas.

3. Entender o tema

Estude, busque referências e informações sobre os temas que vão ser abordados em suas campanhas, seja na comunicação externa como na comunicação interna, sempre atento a dados e estudos em fontes seguras.

Assim você entende o cenário atual e como esse tema foi abordado durante os anos, tendo mais propriedade para incluir tanto no seu grupo de funcionários, como para seus consumidores.

Dessa forma você cria algo novo e não só mais do mesmo que acompanhamos na comunicação e publicidade.

4. Oriente a sua equipe

Todos na equipe devem estar aliados às pautas de inclusão e diversidade, os líderes e a comunicação devem andar juntos para que se possa produzir ações de marketing efetivas.

Evitando preconceitos e estereótipos afins garantir a representatividade genuína, para que isso possa refletir no público. Desde a pesquisa sobre o tema, escolha da abordagem, formação de equipe, tudo isso contribui para o objetivo final de cada ação.

Por isso é importante tratar tudo com muita seriedade e profundidade, para que a inclusão e seriedade sejam reais, e que a empresa possa promover mudanças verdadeiras para a sociedade.

Uma empresa envolvida com a diversidade dos funcionários é um ambiente fértil para o crescimento de todos

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para uma maior chance de sucesso e não acabar caindo nesse conceito.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento