Segundo o Phishing Activity Trends Report da APWG, ataques contra os setores de comércio eletrônico/varejo e pagamento aumentaram em 2021
“Os criminosos se aproveitam das datas sazonais devido a alta procura por produtos e serviços para aplicar golpes. Muitas vezes, uma oferta atraente acaba induzindo o cliente a comprar acreditando que é seguro, mas desconfie de promoções relâmpago e com muitas facilidades, pois pode sim ser golpe. Faça uma busca mais aprofundada antes de tomar a decisão”.
Com a expectativa de vendas alta aumentam também os golpes virtuais, pois o avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia e a expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tendem a atrair os criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de comprar os presentes em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp.
Segundo o Phishing Activity Trends Report da APWG (Relatório de Tendências de Atividades de Phishing do APWG), ataques contra os setores de comércio eletrônico/varejo e pagamento aumentaram em 2021, sendo que 7,6% dos ataques foram direcionados ao e-commerce e 5,8% aos serviços de logística ou entrega de encomendas.
Alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça e prejuízos nessa época do ano. “Utilizar somente o cartão virtual - que expira após um determinado período - nas compras online, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa já podem evitar problemas sérios”, explica o especialista.
Como realizar uma compra segura?
Confira as dicas
- Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro
- Observe se há um cadeado de segurança logo no início da barra de endereços, o que significa que este é um site seguro.
- Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão virtual, disponível nos apps dos bancos. Evite pagar utilizando os dados do cartão de crédito físico.
- Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual. Para isso, basta olhar a barra de endereço/URL.
- Sempre procure as redes sociais da loja e leia os comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por atraso na entrega ou outros motivos, evite.
- Desconfie de preços muito menores do que o valor real do produto. Este é um forte indício de golpe.
- Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail, direct message ou qualquer outra forma.
- Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma.
- Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento.
Dicas do Procon
- Cuidado com ofertas e promoções que não informam, antes de efetivar a compra, a data de entrega.
- Evite comprar através de link ou ofertas que aparecem enquanto você navega nos aplicativos, redes sociais etc. Busque o site e veja se estão claras as informações relativas ao fornecedor, como razão social, CNPJ e endereço físico, além de dados para contato.
- Pesquise se o site já consta da lista da Fundação Procon chamada “Evite esses sites”.
- Em pagamentos com cartão de crédito ou boleto, verifique os sites “seguros” (com endereço iniciado por https://, na barra de endereços de seu navegador); em geral, estes sites apresentam o símbolo de um cadeado.
Codeby, a Keyrus Company
Empresa de tecnologia, presente no mercado desde 2012, especializada no desenvolvimento e implementação de e-commerces e funcionalidades, e inúmeras soluções tecnológicas personalizadas para ambientes digitais. O grupo busca ampliar seu cenário de atuação, registrando crescimento acima de 160% ao ano. A Codeby é MVP Partner no quadrante da Vtex e mantenedora do E-commerce Brasil. Dentre cases e clientes estão: Carrefour, Motorola, Usaflex, KFC, Arezzo, Creditas, entre outras. Em 2022, a Codeby recebeu investimento estratégico da multinacional Keyrus. Com sede em São Paulo (Capital) e presença física em quatro países: Brasil, Portugal, Itália e Alemanha, a empresa também está, com a Keyrus Company, em mais 30 países. Saiba mais: https://codeby.global/
Fellipe Guimarães, fundador e CEO da Codeby, a Keyrus Company, especialista em negócios digitais, Startup Maker, Desenvolvedor Full Stack e Autor do livro “Universo do Ecommerce”. Fellipe fundou em 2012 a Codeby, empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de funcionalidades e soluções personalizadas para ambientes digitais. A Codeby é MVP Partner no quadrante da Vtex e mantenedora do E-commerce Brasil. Clientes: Carrefour, Motorola, Usaflex, KFC, Arezzo, Creditas, entre outras. Em 2022, a Codeby recebeu investimento estratégico da multinacional Keyrus.
Crédito:Luiz Affonso
Autor:Viviane Mendes
Fonte:Temma Agência