Urologista é o especialista indicado para tratar de problemas que acometem a saúde da Mulher
Um grande número de pessoas pensa que o urologista é um médico indicado somente ao atendimento de homens, assim como o ginecologista é especializado em tratar de problemas que atingem exclusivamente às mulheres.
O que essas pessoas desconhecem é que, na verdade, o urologista é responsável, também, por cuidar de doenças e problemas que atingem às mulheres, como infecções urinárias, prolapsos vaginais e complicações nos rins.
De acordo com Dr. André Cavalcanti, membro da Sociedade Brasileira de Urologia e chefe do serviço de Urologia do Hospital Municipal Souza Aguiar (RJ), cerca de 30% dos pacientes que procuram tratamento em seu consultório são mulheres. Contudo, ele afirma que esse número poderia ser ainda maior, se houvesse mais informação à população a respeito do tema:
- Além da falta de informação, o quadro se agrava ainda mais quando são justamente as mulheres as mais atingidas por alguns problemas urológicos, como é o caso das infecções urinárias, que afetam mais às mulheres do que os homens, a bexiga hiperativa, que chega a atingir duas mulheres para cada homem que sofre com o problema e a incontinência urinária, que compromete cerca de 20% da população feminina acima de 60 anos. Ao sinal de alguma dessas doenças, a mulher tente a buscar a ajuda de um ginecologista, que a encaminhará para um urologista, fazendo com que o diagnóstico e tratamento sejam mais demorados, podendo comprometer seriamente a saúde feminina.
Exemplos de doenças que acometem as mulheres e são tratadas pelo urologista:
Bexiga Hiperativa – Transtorno conhecido como a vontade incontrolável de urinar. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente duas mulheres para cada homem possuem o quadro da doença. Uma pessoa com Bexiga Hiperativa pode também desenvolver incontinência urinária, problemas de pele e infecções urinárias.
Incontinência Urinária – É uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina. É um problema de saúde comum entre mulheres de meia idade e idosas. Cerca de 20% da população feminina terá incontinência urinária depois dos 60 anos.
Cistite Intersticial – Também conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, é a inflamação crônica da bexiga, que acomete principalmente mulheres com idade de 20 a 60 anos. Sua causa ainda é desconhecida.
Infecção Urinária – É a presença de microorganismos no aparelho urinário. Pode ser causada por bactérias, fungos e vírus. As mulheres são muito mais suscetíveis a infecções urinárias do que os homens.
Câncer nos rins - Não costuma apresentar sintomas. Porém, se ele crescer demais, pode causar dor, inchaço ou sangue na urina. Se a doença já está espalhada, pode haver sintomas em outras partes do corpo.
Insuficiência renal – A insuficiência renal é a falência do rim, ou seja, o órgão fica impossibilitado de realizar suas funções de maneira satisfatória. A insuficiência renal é classificada em aguda e crônica.
Pedra nos rins - A formação de cálculos é um processo biológico ainda pouco conhecido, apesar dos consideráveis avanços já realizados. Hoje, sabe-se que mudanças nos regimes alimentares - mais ricos em proteínas, sal e hidratos de carbono - aumentaram a formação de cálculos. A recorrência é mais comum no adulto jovem.
Crédito:Luiz Affonso
Autor:Marcella Sarubi
Fonte:Universo da Mulher