Atendimento multiprofissional ao paciente com câncer
O Instituto Paulista de Cancerologia é o primeiro centro a oferecer tratamento multiprofissional a pacientes e familiares
De acordo com o cirurgião oncológico Ricardo Antunes, diretor do IPC e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, um tratamento multiprofissional atende a maior parte das necessidades do paciente, pois o diagnóstico e tratamento do câncer envolvem outras áreas.
Todo paciente que chega ao Instituto para consulta ou quimioterapia tem a sua disposição a equipe de psicólogos, nutricionistas e dentistas. Os profissionais de farmácia também se apresentam aos pacientes de quimioterapia fornecendo informações sobre a medicação que será aplicada. Os assistentes sociais orientam pacientes e familiares em relação aos direitos garantidos pela lei, como saque do FGTS e compra de veículos adaptados. Ainda nestes encontros, os profissionais do IPC estudam e discutem atendimentos específicos e pontuais de alguns pacientes.
O maior diferencial do IPC é atender todas as necessidades do paciente e de sua família em um mesmo espaço físico. A locomoção em uma cidade como São Paulo é muito difícil. Procuramos oferecer tudo o que o paciente necessita dentro do IPC, sempre com o foco na qualidade de vida do paciente e da família e otimizando ao máximo o tratamento contra o câncer, finaliza Dr. Ricardo Antunes.
Dr. Ricardo Antunes
Médico oncologista diretor do IPC e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia
Vera Bifulco
Coordenadora do setor de psico-oncologia
Instituto Paulista de Cancerologia
Av. Angélica, 2.503, 1º andar Higienópolis
Tels.: (11) 3797.3000 www.institutoipc.com.br
Crédito:Cris padilha
Autor:Joyce Costa
Fonte:Universo da Mulher