DIETA RICA EM ÓLEOS E FIBRAS AJUDA
A PREVENIR DOENÇAS DO CORAÇÃO
Nutricionista do Mundo Verde dá dicas de alimentação
saudável para evitar doenças cardiovasculares
As doenças do coração estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. A prevenção é fundamental e, para isso, alguns cuidados são necessários, como alimentação balanceada e atividades físicas, além do combate ao estresse e ao tabagismo, fatores que podem desencadear as doenças cardiovasculares.
A nutricionista da rede MUNDO VERDE,
Estas gorduras estão envolvidas com menor risco de doenças cardiovasculares, pois auxiliam na redução dos niveis de colesterol e triacilglicerol, na redução da pressão arterial e na diminuição da agregação plaquetária. Além disso, têm ação antioxidante, antinflamatória e imunoestimulante, afirma a nutricionista.
Para se obter estes benefícios, segundo Flávia, os óleos devem preferencialmente ser usados crus, em saladas, por exemplo. Se usados em preparações, não devem ser aquecidos até soltar fumaça, pois há produção de substâncias tóxicas, como a acroleína, explica.
Na rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais e orgânicos e para bem-estar, o consumidor encontra produtos que são considerados amigos do coração, como o chocolate 70% cacau, sucos de uva e vinhos tintos orgânicos e cereais integrais, considerados importantes por serem fontes de fibras. A rede está presente no Brasil com 132 unidades em 14 estados e no Distrito Federal (endereços no portal www.mundoverde.com).
Saiba mais sobre os óleos vegetais
Azeite de Oliva Extra Virgem: rico em ômega 9, gordura monoinsaturada. Fonte de compostos fenólicos com alta atividade antioxidante. Coadjuvante na redução das taxas de colesterol. Sugestão de consumo: 2 colheres de sopa/dia.
Óleo de Canola: equilibrado em quantidades de ômega 6 e 3, fonte de gorduras monoinsaturadas e vitamina E. Possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais. Normalmente usado para cozimento, pois apresenta alto ponto de fumaça (
Óleo de Linhaça: fonte de ômegas 3 e 6 na proporção ideal. Estudos mostram sua ação na redução de triacilglicerol e colesterol, na proteção de neurônios e também na inibição de fatores inflamatórios. Recomenda-se o consumo de
Óleo de Gergelim: fonte de ácidos graxos insaturados ômegas 3, 6 e 9. Naturalmente fonte de vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres. Saboroso, pode ser usado em saladas, pratos frios e massas.
Óleo de Girassol: fonte importante de ômega 6 e de vitamina E. Utilizado a frio, diretamente sobre os alimentos e em molhos para saladas ou ainda em cozimento rápido em baixas temperaturas.
Óleo de Macadâmia: fonte de ômegas 7 e 9. Estudos mostram que seu consumo auxilia na redução das taxas de colesterol total e LDL. Usado em receitas, saladas e refogados. Recomenda-se o consumo de
Óleo de Amendoim: fonte de vitamina E. Saboroso, usado em pratos quentes e saladas.
Óleo de soja: fonte de ômegas 6 e 3, devemos preferir os prensados a frio. Usado largamente na culinária.
Óleo de coco: prensado a frio, quando submetido a altas temperaturas, não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. Tem ação antioxidante e imunoestimulante. Estudos sugerem ainda sua ação termogênica, coadjuvante nos processos de emagrecimento. Sugere-se o consumo de
Fonte:
Referências:
Breslow JL. n-3 fatty acids and cardiovascular disease. Am J Clin Nutr. 2006 Jun;83(6 Suppl):1477S-1482S. Review.
Estas informações são apenas elucidativas, não devem substituir orientações de um médico. Este material não tem por finalidade diagnosticar, tratar, curar ou evitar qualquer doença".
Serviço:
Alô Nutricionista MUNDO VERDE - 0800-222528, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, ou pelo site www.mundoverde.com.
Crédito:Cris Padilha
Autor:Rosayne Macedo
Fonte:Universo da Mulher