Especialistas advertem sobre as conseqüências de dormir de forma incorreta
Passamos aproximadamente um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial para melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Sem o merecido descanso, o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. Especialistas acreditam que a principal peça dessa engrenagem é a melatonina - hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal. Ele começa a ser secretado assim que o sol se põe, como um aviso para o organismo se preparar para dormir. Portanto, é durante o sono, que todo o corpo se recompõe e se prepara para o dia seguinte.
O momento do sono é reparador e se tomarmos alguns cuidados com a postura, poderá fazer uma grande diferença para a saúde de nosso corpo como um todo. Dormir alinhado e na postura mais adequada, que é a de lado, poderá interferir positivamente na qualidade do nosso sono, afirma a fisioterapeuta Silmara Rodrigues Bueno, pesquisadora em postura do sono. A postura correta ao dormir, com o auxílio do travesseiro correto para o seu biótipo, favorece a anatomia fisiológica da coluna vertebral e esta anatomia irá contribuir com o alinhamento do corpo para chegar mais próximo da postura fisiológica humana, evitando rotações, trações, hiperextensões no funcionamento correto de todo o corpo, afirma a fisioterapeuta.
Outra vantagem também da postura lateral é na prevenção de roncos e até mesmo nos casos de apnéia do sono, que são caracterizadas por interrupções breves e repetidas da respiração quando estamos dormindo. Dormir de barriga para cima é uma das causas que pode provocar a apnéia, pois esta posição gera um grande estreitamento das vias respiratórias, assegura o médico Drº Flávio Aloé que é Neurologista e Neurofisiologista do Sono e Médico Especialista em Medicina do Sono pela Sociedade Brasileira de Sono.
Outro ponto a ser destacado é o ronco que também é um distúrbio do sono causado pela má postura ao dormir, pois a língua cai sobre a glote dificultando a troca gasosa. A postura lateral facilita então esta troca gasosa que ocorre durante o sono e diminui o ronco, afirma Dr. Flávio.
Dormir na postura correta acarreta benefícios para todo o organismo a curto, médio e mesmo a longo prazo. Um exemplo é a influência da postura ao dormir desde criança para a saúde bucal. Durante o sono, o corpo libera o hormônio do crescimento, o GH, e dormindo na postura inadequada, sua coluna fica desalinhada e consequentemente ocorre o desalinhamento esquelético, acarretando no desalinhamento maxilar, dentes, mandíbula e até da face. É fundamental que os pais se preocupem, com a postura correta das crianças para evitar futuros problemas bucais. A postura alinhada faz toda a diferença no desenvolvimento da dentição e na respiração noturna e na formação do esqueleto axial da criança, comenta Silmara Bueno.
Crédito:Cris Padilha
Autor:Gustavo Silva
Fonte:Universo da Mulher