A maioria das pessoas relaciona o stress apenas a cansaço, irritação e baixa produtividade.
Mas porque este estado aparentemente mental provoca tantos desarranjos orgânicos?
O stress está intimamente ligado a fatores psicológicos que desencadeiam inúmeras reações orgânicas, como a produção de alguns hormônios nocivos. Em seu estado crônico acaba por provocar intoxicação severa no organismo.
O que não se sabe, também, é que o stress afeta diretamente a respiração baixando o nível adequado de oxigênio no corpo.
A tensão mental acarreta enrijecimento muscular, principalmente na área superior do tórax, impedindo uma respiração mais profunda. Uma pessoa estressada promove acidez no sangue e baixa oxigenação das células.
As hemácias glóbulos vermelhos neste estado juntam-se umas às outras na tentativa de suprir suas necessidades de oxigenação, fazendo com que o sangue fique mais denso, o que acaba por dificultar o trânsito dos glóbulos brancos, principais agentes de defesa de nosso organismo.
Em conseqüência ocorre baixa do sistema imunológico, responsável por resfriados recorrentes e outros problemas físicos que vão e voltam incessantemente.
Este terreno também é propício para a proliferação de microrganismos que se desenvolvem livremente na ausência de oxigênio, como é o caso das bactérias.
A primeira providência a tomar para abandonar este cenário doentio é a identificação das principais fontes do stress e fazer realmente um plano para tentar minimiza-lo. Procure criar alternativas para reduzir eventos estressantes que se repetem todos os dias e trabalhe para melhorar estes momentos.
Esta deve ser uma análise consciente para que este exercício tenha resultado efetivo.
Crie em sua rotina diária, semanal e mensal momentos de relaxamento. Procure caminhar mais ao ar livre. Ande descalço. Vá a praia, ao cinema e programe-se para atividades que possam lhe proporcionar mais prazer.
Perceba melhor a sua respiração e cuide para aprofunda-la e torna-la efetiva. Faça exercícios respiratórios várias vezes ao dia.
O Centro de Análises de Energia Vital em São Paulo desenvolveu programas que incluem orientação para alimentação e hábitos pessoais visando melhorar a presença de oxigênio no organismo e retirar a acidez do sangue de pessoas que chegam até lá em situações de stress profundo.
Segundo Geraldo Medeiros Jr. fundador do Centro de Análises de Energia Vital e Instituto Medeiros de Pesquisas Avançadas situações de stress conduzem também o indivíduo a desordens bioenergéticas que dificultam ainda mais a atuação do sistema imunológico. Utilizamos um procedimento de microscopia de campo escuro que detecta em tempo real os níveis de oxigenação e a presença de toxinas no sangue, afirma.
Através da Bioenergopatia metodologia corretora de disfunções bioenergéticas - e do controle do stress é possível resgatar o equilíbrio necessário para viver a vida plenamente.
Maiores Informações
Centro de Análises de Energia Vital
(11) 5041-2008
Instituto Medeiros de Pesquisas Avançadas
Crédito:Else Benevides Medeiros
Autor:Else Benevides Medeiros
Fonte:Instituto Medeiros de Pesquisas Avançadas