Nada como um fim de tarde, depois de um dia inteiro de trabalho, reunir-se com amigos para um bate-papo no clube.
Jogar cartas, gamão, dardos, ou até mesmo assistir um DVD, ou quem sabe soltar a voz no vídeokê.
Uma sessão de alongamento também seria uma boa opção.
O curioso disso tudo, é que nesse clube, os associados são todos diabéticos, e além do lazer, eles ainda dispõem de especialistas para cuidar de sua saúde.
Há cerca de um ano foi criado o Clube do Diabético, na Espécial Clínica dos Pés. É quase um Spa para os pés.
Até porque, a clínica também atende a qualquer tipo de pé, mesmo que não seja o diabético.
O importante é sempre manter a saúde dos pés.
A grave realidade dos assuntos de saúde no Brasil, principalmente no tocante às doenças crônicas, como o diabetes, motivou o cirurgião vascular Jackson Silveira Caiafa a criar um espaço que pudesse gerenciar a doença.
A diabetes é a principal causa de amputação de pés e pernas em todo mundo. Um em cada cinco pacientes diabéticos desenvolvem úlceras nos membros inferiores e 85% das amputações são precedidas por esse problema.
A diabetes é uma doença que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue por falta absoluta ou relativa de insulina. Os sintomas da diabetes são cansaço, perda de peso, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva.
Com o tempo, podem surgir sérios problemas nos olhos (levando até à cegueira), nos nervos, no coração, nos pés (podendo ocorrer amputação), nas artérias e nas veias.
Quando se tem diabetes é muito importante cuidar dos pés. Um alto nível de açúcar no sangue pode afetar os nervos dos pés e causar problemas de circulação do sangue. Quando os nervos dos pés e das pernas ficam afetados, a pessoa pode começar a ter uma sensação de ardência, formigamento e diminuição da sensibilidade.
A pessoa com diabetes que tem estes sintomas não percebe, nem mesmo um sapato apertado, um objeto quente ou dor após o corte inadequado das unhas, favorecendo o aparecimento de lesões na pele. Essas alterações associadas aos problemas circulatórios dificultam a cicatrização da pele. Por tudo isso, o paciente diabético deve ter extremo cuidado com os pés, devendo o médico sempre ser consultado.
OFICINA DOS SAPATOS:
Outro diferencial da clínica, é que os pacientes ainda dispõem de uma oficina de molde. O paciente faz um molde do pé em uma esponja apropriada. Depois, o ortista (pessoa que faz as órteses) faz o molde de acordo com a necessidade do pé de cada pessoa. Feito esse molde, o sapateiro pode confeccionar um sapato apropriado ao pé diabético
Espécial Clínica dos Pés
Av. Nossa Srª Copacabana, 73 lº ao 3º andar - Copacabana
Fone: (21) 3873-7950
Crédito:Beth Mendanha
Autor:Beth Mendanha
Fonte:Universo da Mulher