Excesso e sobrecarga nos exercícios, postura errada e falta de acompanhamento profissional são alguns dos principais causadores das lesões
A falta de acompanhamento profissional ou o exagero na realização de exercícios físicos dentro das academias são alguns dos principais motivos do aparecimento de lesões durante a prática esportiva.
Entre as mais comuns estão as dores nas costas, as tendinites (joelho, ombro, patelares), inflamações articulares, estiramentos musculares, entre outros. As atividades físicas são realmente muito benéficas. Porém existem riscos quando praticadas de forma inadequada, principalmente para o sistema ortopédico, explica Joaquim Grava, ortopedista esportivo e cirurgião de joelho do Hospital e Maternidade São Luiz.
Atividades como ginástica, musculação, corrida e caminhada são as campeãs em lesões, além das modalidades mais recentes como body pump e spinning. É importante que haja uma boa orientação do professor de educação física e a utilização de aparelhos adequados. Além disso, jamais deve-se fazer uma atividade física acima de seu limite , sem exames prévios e um bom condicionamento físico. Caso ocorra algum tipo de lesão, deve-se interromper de imediato a atividade física e procurar um ortopedista o mais rápido possível, afirma dr.Grava.
Modalidades x principais problemas
Cada modalidade esportiva, quando não praticada adequadamente, pode provocar problemas peculiares ao desgaste ou abuso promovido em partes específicas do corpo, variando a cada caso. Dentre elas, as principais associações são as seguintes:
Ginástica e musculação - as lesões mais comuns relacionadas a este tipo de exercício são as tendinites crônicas causadas pela sobrecarga inadequada a um grupo muscular e as sinovites (inflamação nas articulações) causadas pelo excesso de exercícios. Estiramentos musculares caracterizados pela ruptura de algumas fibras, dores nas costas, entre outras lesões, também são provocadas por atividades como estas. O ideal é que se faça um alongamento prévio para aquecimento, evitar o excesso de carga e realizar os exercícios nas posições corretas, explica Grava.
Corrida e caminhada neste tipo de exercício, a lesão mais freqüente é a Tendinite de Aquiles, caracterizada pela inflamação do tendão de Aquiles, principalmente nas pessoas que correm em terreno inclinado (ladeira). Dores localizadas na planta dos pés, joelhos e calcanhar também são comuns. A escolha do tênis adequado para o tipo de corrida ou caminhada é fundamental para se evitar estes tipos de lesões, além de alongamentos musculares antes e após os exercícios, alerta o especialista.
Body pump por ser uma atividade física que mistura ginástica com musculação, e que força sempre as mesmas musculaturas e articulações, o grande problema ocasionado são as dores nas costas.
Spinning nesta modalidade esportiva, cujos exercícios são realizados em uma bicicleta ajustável, as lesões mais comuns são as de joelho, pois esta parte do corpo acaba recebendo uma sobrecarga na hora do exercício.
De acordo com o ortopedista Joaquim Grava, os atletas de fim de semana também são grandes alvos de lesões por prática inadequada de exercícios. O maior problema é que eles não se preparam fisicamente durante a semana e abusam do esforço físico no final de semana, avalia dr. Grava.
Entre os esportes prediletos dos atletas de fim de semana, está o futebol. Nesta modalidade, os principais traumas ocorrem em rupturas musculares na região da coxa, lesões no joelho, além de entorses, estiramento dos ligamentos, podendo inclusive provocar lesões de menisco e fraturas. Para evitar o risco de lesões musculares, o ideal é que se faça um alongamento prévio. Já caneleiras e chuteiras diminuem as lesões dos membros inferiores, explica o especialista.
Dicas úteis para prevenir lesões
Antes de iniciar qualquer atividade física, é necessário tomar alguns cuidados básicos:
- Avaliação física prévia (clínica, cardiológica e ortopédica);
- Aquecimento antes de qualquer atividade física;
- Alongamento antes e depois dos exercícios;
- Vestimentas apropriadas, com tênis adequados para corridas e caminhadas;
- Ao utilizar aparelhos específicos para os exercícios, solicite sempre a orientação de um profissional;
- Aqueles que já possuem problemas específicos de saúde devem consultar um médico para a indicação do exercício mais apropriado.
Crédito:Fatima Nazareth
Autor:Elis Forgerini e Andréa Moraes
Fonte:Ketchum Estrategia Assessoria de Comunicação