A gordura é sempre a vilã da história quando o assunto é vida saudável. Entretanto, nem tudo que se fala sobre ela é verdade. As gorduras têm funções importantes, até mesmo essenciais, para o funcionamento do organismo. O problema é o seu consumo em excesso. O site da Casa do Azeite Espanhol (www.azeite.com.br) traz, em ampla reportagem, todas informações sobre o assunto.
O consumo de gordura em quantidades maiores que a capacidade do organismo em metabolizá-la tem sido estreitamente relacionado com o desenvolvimento de doenças, principalmente a obesidade, as doenças cardiovasculares e a diabetes insulino-independente.
No entanto, as gorduras são essenciais à vida, porque, entre outros benefícios, são fonte concentrada de energia da alimentação, produzindo nove calorias por cada grama metabolizada - um pouco mais do dobro quando comparada com os outros dois macronutrientes, proteínas e carboidratos -; constituem os fosfolipídeos de todas as membranas celulares e as lipoproteínas, substâncias responsáveis responsáveis pelo transporte de gordura e colesterol no sangue; são precursores de hormônios sexuais; são essenciais para o transporte das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K); contêm ácidos graxos essenciais; diminuem o volume de alimentos ingeridos, proporcionando maior sensação de saciedade; e melhoram o sabor dos alimentos.
A gordura é um componente importante na alimentação e deve fornecer até 30% da energia total das calorias da dieta. O site da Casa do Azeite traz ainda uma tabela com a dose diária de gordura em relação às calorias da dieta e outra com as principais fontes de gordura e sua quantidade por porção.
Crédito:Lúcia Paes de Barros
Autor:Lúcia Paes de Barros
Fonte:Universo da Mulher