Pesquisa realizada pela Universidade de Harvard verificou a importância do consumo de suplementos de vitamina C para diminuir os riscos de enfermidades cardiovasculares (ECV) em mulheres.
O estudo, intitulado Nurse´s Health Study, é o mais consistente a comprovar esse benefício gerado à saúde feminina por suplementos à base do antioxidante.
Durante 16 anos, cientistas acompanharam um grupo de 85 mil mulheres. As que ingeriram maiores doses do micronutriente obtiveram redução de até 27% nas chances de desenvolverem alguma doença do coração.
De acordo com os pesquisadores, os resultados verificados não foram os mesmos nas pessoas que fizeram ingestão da substância somente através de suas fontes naturais (frutas e vegetais).
Considerado o principal antioxidante hidrossolúvel presente no plasma humano, a vitamina C inibe a oxidação do colesterol ruim, o LDL, uma das principais causas da aterosclerose. Análises científicas anteriores afirmam que o micronutriente é fundamental para a manutenção do bom funcionamento do sistema vascular.
Outra constatação também divulgada recentemente pela Universidade de Harvard indica a propriedade preventiva do ácido ascórbico contra a degeneração macular, doença dos olhos relacionada à velhice, que atinge cerca de três milhões de brasileiros.
Crédito:Fernanda Paola
Autor:Fernanda Paola
Fonte:Universo da Mulher