Rio de Janeiro, 30 de Abril de 2024

Veja as principais causas para a infertilidade feminina

Os casos de infertilidade feminina vêm se tornando cada vez mais comuns no mundo inteiro, sendo assim uma preocupação comum na vida de mulheres que sonham em estabelecer uma família, contando com o nascimento de um filho biológico.

Situação essa que já serviu até mesmo para tema de peças de ficção-científica, como o filme “Filhos da Esperança” (2006) e o seriado “The Handmaid's Tale: O Conto da Aia”. Mas o real problema disso está na forma como esse contexto deixou de ser um causo de ficção.

Na verdade, ele é um problema cada vez mais comum no cenário social atual, afetando uma média de 80 milhões de mulheres no mundo inteiro, conforme os dados levantados pela OMS, Organização Mundial de Saúde. Preocupação que também chega ao Brasil.

Isso porque dentro desse percentual de casos, 8 milhões podem ser encontrados no território nacional, ou seja, 10% desse número preocupante. Situação essa que pode ter origem de causas diversas, sendo possível até mesmo citar acidentes físicos de trabalho.

Tudo a ser devidamente registrado em um atestado de saúde ocupacional retorno ao trabalho obtido junto a um serviço médico que libera essa profissional para voltar às suas atividades de trabalho.

Mas saindo desses casos específicos, os motivos por essa queda de fertilidade estão associados também a razões diversas, como o baixo índice nutricional dos alimentos, a qualidade inferior do ar por causa dos efeitos da poluição, além de outros motivos.

Até mesmo a questão etária entra nessa análise, já que o número de mulheres que resolve ter filhos em uma idade mais tardia vem se tornando maior, mas esse é um tipo de situação mais particular, já que envolve a procura por congelamento de óvulos e outras opções.

A questão da infertilidade costuma ser muito mais ampla, trazendo diferentes impactos na vida de uma mulher, sendo necessário inclusive mudar todo o seu projeto de vida para recorrer a um tratamento que a ajude nesse objetivo de ter o seu próprio filho biológico.

Procurando até mesmo por uma empresa de exame demissional para realizar os exames necessários para se desligar de suas funções profissionais, em busca de um maior tempo disponível para cuidar da sua saúde, facilitando assim a vinda desse possível bebê.

Mas para entender melhor o impacto desse nível de infertilidade tanto de forma individual como plural, é necessário conhecer mais a fundo como funciona esse tipo de enfermidade, de forma até mesmo a tentar evitar ou recorrer ao tratamento correto.

Do que se trata a infertilidade feminina?

A infertilidade é um problema que pode afetar tanto os homens quanto as mulheres, tratando-se algum tipo de empecilho que impeça esse indivíduo de se reproduzir sexualmente, problema que pode ser comum em relação a um casal que busca ter filhos.

As razões em relação a essa infertilidade podem ser distintas em relação ao público masculino e feminino, sendo importante conhecer tais diferenças para compreender até mesmo se tal problema pode estar ocorrendo com o homem ou com a mulher.

Em casos mais raros, pode se tratar de uma questão a ser compartilhada por ambos, mas quando se fala especificamente sobre a infertilidade feminina, a situação acaba se tornando mais ampla por causa da complexidade do sistema reprodutor em questão.

Um conjunto no organismo das mulheres que abrange um número diversos de órgãos, sendo eles:

  • Ovários;

  • Tubas uterinas;

  • Útero;

  • Vagina.

Cada um podendo ser impactado por algum tipo de enfermidade ou até mesmo uma questão de má-formação, sendo possível que esses órgãos e sistema seja o que está impedindo uma mulher de conseguir ficar grávida ou até mesmo seguir com essa gravidez.

Pois além da dificuldade em engravidar, algum problema de infertilidade pode afetar também a saúde do bebê, o que em casos graves pode levar a um problema de formação do feto, podendo chegar até mesmo em uma situação de aborto.

Tudo a ser detalhado por um profissional médico especializado em realizar esse tipo de acompanhamento com as mulheres, tal como um sistema PGR programa de gerenciamento de riscos usado para que uma empresa tenha sucesso em suas ações.

E para que seja possível recorrer ao tratamento adequado, é importante reconhecer quais são as causas para essa possível infertilidade feminina.

E quando se fala sobre tal ocorrência as suas motivações são diversas, sendo importante conhecê-las para buscar o melhor tratamento.

Principais causas de infertilidade

Quando se fala sobre infertilidade feminina, as causas se apresentam de forma diversa por causa também da amplitude de órgãos e sistemas que trabalham juntos para que seja possível a concepção de um filho, com o sistema sexual, urinário e endócrino.

Agora sobre as causas mais comuns para essa possível infertilidade, as seguintes alternativas apresentam-se de forma mais frequente:

Período de menopausa

A menopausa é um fenômeno natural na vida das mulheres, estando atrelado à queda de produção de hormônios, impedindo assim com que esse público consiga engravidar, por exemplo.

No entanto, pode ser possível que essa menopausa possa ocorrer também de forma precoce, prejudicando assim com que essa mulher ainda jovem consiga ficar grávida.

A solução nesse sentido pode ser um acompanhamento médico, recorrendo a um tratamento de hormônios a ser trabalhado com o auxílio de um fornecedor de seringas para realizar essa aplicação.

Ovários policísticos

Órgãos importantes para o sistema reprodutor feminino, uma doença nos ovários pode ser uma causa comum para essa possível infertilidade, como é o caso de ovários policísticos, uma doença que causa o aumento dos ovários, criando possíveis cistos nesta região.

Problema de tireóide

A tireóide é a principal glândula endócrina do corpo humano, sendo responsável pela produção de diversos hormônios necessários para o funcionamento dele, incluindo até mesmo o sistema reprodutor feminino.

Isso por causa do desequilíbrio hormonal do organismo, interferindo assim no ciclo hormonal, além de muitas outras atividades necessárias para a sua vida pessoal ou até mesmo profissional, atuando junto a uma assessoria financeira, por exemplo.

Endometriose

A endometriose é uma doença que afeta diretamente o sistema reprodutor feminino, tratando-se do crescimento do endométrio, o revestimento interno do útero que pode se expandir para outros órgãos próximos, como é o caso das trompas uterinas.

Doença que pode causar sintomas diversos, entre eles:

  • Cólicas intensas;

  • Excesso de menstruação;

  • Cansaço constante;

  • Dores durante relações sexuais;

  • Dores e sangramentos urinários.

Sinais esses que precisam ser visto com atenção e até mesmo registrados, tal como uma guarda de documentos realizado por uma empresa, sendo indicado acompanhar essa frequência de sintomas e apresentar para o seu médico para buscar o melhor tratamento.

Infecções no aparelho reprodutor

Além das doenças citadas, existe também a possibilidade de uma possível infecção a ser causada por um vírus ou bactéria, que pode atingir qualquer um dos órgãos que fazem parte do sistema reprodutor feminino, em casos graves levando a uma infertilidade total.

Condições genéticas

Outro problema associado a uma dificuldade em engravidar pode ter relações também com as condições genéticas de uma mulher, como algum problema genético passado de uma geração para outra.

Com tantas possíveis causas, é importante para uma mulher procurar ajuda profissional médica, de forma a encontrar o melhor tratamento possível para cada um dos problemas citados, para assim buscar os procedimentos médicos indicados a serem adotados.

Quais são os tratamentos para infertilidade?

Da mesma forma em que existem causas diversas para esse problema, podem existir também soluções diversificadas, o que inclui um tratamento hormonal, voltado a mulheres que sofrem de algum problema relacionado a essa baixa produção.

Seja por uma questão etária ou por qualquer tipo de doença que resulte nessa baixa hormonal. O uso de certos medicamentos também pode surgir como uma solução quando se fala sobre o tratamento de alguma enfermidade que resulte nessa possível infertilidade.

Como é o caso de uma possível infecção urinária, que graças à proximidade com os órgãos do sistema reprodutor acaba prejudicando a formação de uma gravidez.

Além dessa procura médica, existem também certas atividades que podem ser adotadas no cotidiano de uma mulher, o que inclui a procura por uma alimentação adequada, junto também de uma prática constante de exercícios.

É recomendável caminhar ou até mesmo comprar equipamento de pilates para garantir essa prática regular de atividades físicas, mantendo a saúde dessa mulher em dia, algo essencial para cuidar da questão da fertilidade feminina, aumentando suas chances.

Mas junto de tais práticas, é importante reforçar a procura por um profissional de saúde, alguém que será responsável por acompanhar as especificidades de cada caso, indicando então o tratamento adequado que torne possível uma tão desejada gravidez.

É necessário encaminhar a paciente para um obstetra após o sucesso acerca desse tratamento de fertilidade, que é o primeiro passo para expandir a sua família, sendo preciso aumentar a sua receita de massa talharim caseiro para alimentar a mãe e suas crianças.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento